top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS debate agenda da Assembleia Mundial da Saúde com foco no Pacto Global sobre Diabetes

O Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou a sua 154ª sessão de 22 a 27 de janeiro de 2024, com o objetivo de chegar a um acordo sobre a agenda da Assembleia Mundial da Saúde e as resoluções a serem consideradas por ela. A reunião pautou, principalmente, o Pacto Global sobre Diabetes, lançado em 2021.


Foto: OMS / Pierre Albouy

O Pacto foi lançado em um momento que coincidiu com o 100º aniversário da descoberta da insulina e em resposta ao crescente número de casos da condição em todo o mundo, com o Brasil como o sexto país com maior prevalência de pessoas com diabetes em todo o planeta.


Na reunião, o Secretariado da OMS apresentou um relatório sobre "Acompanhamento da declaração política da terceira reunião de alto nível da Assembleia Geral sobre a prevenção e gerenciamento de condições crônicas não transmissíveis" para orientação do Conselho Executivo. Este relatório destaca o lançamento do Pacto Global sobre Diabetes em 2021 e a adoção de metas globais de cobertura do diabetes na 75ª Assembleia Mundial da Saúde em 2022.


Para complementar o relatório, o Secretariado da OMS preparou uma visão abrangente do trabalho técnico que descreve as principais ações, abordagens, iniciativas e atribuições globais realizadas pelos três níveis da OMS, inclusive para o diabetes.


Sobre o Pacto Global sobre Diabetes da OMS


O Pacto Global sobre Diabetes da OMS foi lançado na Cúpula Global sobre Diabetes, co-organizada pela Organização Mundial da Saúde e pelo Governo do Canadá, com o apoio da Universidade de Toronto, em 14 de abril de 2021. O Pacto tem como visão reduzir o risco de diabetes e garantir que todas as pessoas diagnosticadas com diabetes tenham acesso a tratamento e cuidados equitativos, abrangentes, acessíveis e de qualidade.


Acesse o relatório aqui.


Acesse o complemento ao Relatório do Diretor-Geral no documento EB154/7 aqui.

bottom of page