top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Lançamento de materiais educativos sobre vacinas e DCNTs, para profissionais de saúde e população

Lançados durante o 13º Encontro do FórumDCNTs, os guias enfatizam orientações sobre o calendário especial de vacinação para pessoas com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs).


Clique na caixa abaixo para fazer o download dos e-books Com vacinas protejo vidas! (para profissionais de saúde) e Com vacinas escolho saúde! (para pessoas com CCNTs e interessados)

Livreto Digital - Com Vacinas Protejo Vidas!
.pdf
Fazer download de PDF • 3.10MB

Livreto Digital - Com Vacinas Escolho Saúde!
.pdf
Fazer download de PDF • 4.39MB

A vacinação é considerada um dos maiores avanços da história da saúde, à frente dos antibióticos, cirurgias e quaisquer intervenções médicas. A imunização salva milhões de vidas anualmente em todo o planeta, aumenta a expectativa de vida e melhora sua qualidade. Ela foi responsável pelo feito inédito de erradicação de uma doença infecciosa, a varíola humana, em 1980.


Entretanto, testemunhamos o declínio das coberturas vacinais na maioria dos países na última década. Doenças imunopreveníveis, cuja incidência foi controlada pelas vacinas, como sarampo e poliomielite, passaram a crescer em número de casos e mortes no mundo. Em 2022, o Brasil foi classificado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como um dos quatro países das Américas com risco muito alto de retorno da paralisia infantil. Notícias falsas, desinformação e movimentos antivacinas confundem a população e levam à hesitação vacinal, a qual foi incluída pela Organização Mundial de Saúde, em 2019, na lista das dez ameaças globais à saúde.


Apesar desse cenário prejudicar todos os indivíduos e faixas etárias, ele é mais crítico para populações com maior vulnerabilidade à infecção e/ou complicações por doenças preveníveis com vacinas. Entre elas, estão crianças, pessoas com mais de 60 anos e com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs) como câncer, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e respiratórias.



Nesse contexto, o Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs) desenvolveu dois materiais educativos sobre o tema: Com vacinas protejo vidas!, destinado a profissionais de saúde, e Com vacinas escolho saúde!, para a população em geral, com ênfase às pessoas com CCNTs. Os dois guias digitais, disponíveis para download gratuito, foram lançados no dia 31 de outubro de 2023, durante o 13º Encontro do FórumDCNTs, “Nosso objetivo é contribuir para que o país alcance suas metas de cobertura vacinal, por meio do aumento da adesão ao Programa Nacional de Imunizações, bem como para a redução, entre as pessoas com CCNTs, das internações e da morbimortalidade por doenças infecciosas evitáveis”, expõe Dr. Mark Barone, coordenador do FórumDCNTs.


Constam nos materiais, em linguagem adequada para cada público, informações científicas e orientações práticas sobre vacinação no Brasil, principalmente aquelas relacionadas às vacinas especiais para pessoas com CCNTs. “Existe um calendário de vacinas adicionais para esses grupos populacionais, que podem receber a maioria dos imunizantes gratuitamente nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). Porém, a maioria das pessoas com CCNTs e muitos profissionais de saúde não sabem disso”, observa Barone.


É determinante o papel dos profissionais de saúde para diminuir a relutância das pessoas quanto às vacinas e, também, para garantir que aquelas que se mostram convictas sobre sua segurança e eficácia efetivem a vacinação. “De acordo com a OPAS, quando se trata de imunização, os conselheiros e influenciadores mais confiáveis para as pessoas ainda são os profissionais de saúde, particularmente os que atuam em comunidades específicas”, lembra

Segundo o Dr. Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações e um dos autores dos materiais, diz "estarmos certos de que todas e todos os colegas com acesso ao guia do FórumDCNTs serão nossos aliados na disseminação de informações baseadas em ciência e orientações sobre a disponibilidade das vacinas”.


Barone e Kfouri assinam os guias sobre vacinação do FórumDCNTs, em coautoria com a Dra. Tercia Moreira Ribeiro da Silva, professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais; Dra. Lorena de Castro Diniz, responsável pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais de Goiás; e Júlia Silveira, jovem líder em diabetes pela Internacional Diabetes Federation (IDF).


Na Imprensa:


Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo


Comments


bottom of page