Agenda
8h00-8h10 - Entrada na plataforma (Vídeo)
8h15-8h40 - Abertura: Boas-vindas (Comissão Consultiva do FórumDCNTs e Mark Barone) (Vídeo)
Alessandro Chagas (CONASEMS)
Eduardo Figueiredo (Boehringer Ingelheim)
Hermelinda Pedrosa (IDF | D-Foot | SBD)
Laerte Borges Júnior (ResMed)
Márcio Galvão (UFBA)
Marco Silva (Viatris)
Mônica Andreis (ACT Promoção da Saúde)
Simone Tcherniakovsky (Novo Nordisk)
Tatiana Porto (Sanofi)
Eduardo Macário (SES-SC)
8h45-10h10 - Contextualização – Cenário das DCNTs no Brasil (Moderação: Tacyra Valois, CBEXs) (Vídeo)
8h50-9h05 - Quais determinantes sociais da saúde merecem destaque na prevenção primária e secundária de CCNTs no Brasil? - Deborah Malta, UFMG | GBD Brasil (Vídeo)
9h10-9h25 - Quais ajustes o sistema de saúde brasileiro deve priorizar para melhorar resultados de prevenção e cuidados com CCNTs? Dirceu Barbano, SindHosp (Vídeo)
9h30-9h45 - Afinal, o que está acontecendo na Reforma Tributária? Quanto isso nos ajuda a avançar em direção ao ODS 3.4? - Marcello Baird, FGV | ESPM | ACT Promoção da Saúde (Vídeo)
9h50-10h10 - P&R (Vídeo)
10h15-10h30 - Intervalo
10h35-11h50 - Lançamentos e Pré-lançamentos com relevância para avançar em políticas e programas de CCNTs – (Moderação: Cristiano Soster, COSEMS-BA)
10h40-10h50 - Decision-making Tool to support Member States in their decision-making on engaging with the private sector entities for the prevention and control of NCDs - Kátia Campos, OMS (Vídeo)
10h55-11h05 - Metas do Global Diabetes Compact e Oportunidades com o HEARTS-D traduzido para o português - Antonio Ribas, OPAS (Vídeo)
11h10-11h20 - Relevância e significado do material do FórumDCNTs: Com Vacina Protejo Vidas e Escolho Saúde! - Renato Kfouri, SBIm | SBP (Vídeo)
11h25-11h35 - Relevância e significado do material do FórumDCNTs: Impacto dos Distúrbios do Sono sobre as CCNTs - Geraldo Lorenzi, InCor - HCFMUSP (Vídeo)
11h35-11h50 - P&R (Vídeo)
11h55-12h55 - Almoço
13h00-15h00 - Reunião dos GTs com especialistas e pitches (Moderação: Ronaldo Wieselberg, ADJ Diabetes Brasil)
13h05-13h15 - Reunião de alinhamento GTs
13h20-13h40 - 1ª rodada de especialistas
13h45-14h05 - 2ª rodada de especialistas
14h05-14h25 - Fechamentos com possibilidade de reunião entre GTs
14h25-15h00 - Pitches
GT Alimentação Saudável (Vídeo)
GT Diabetes (Vídeo)
GT Doenças Cardiovasculares (Vídeo)
GT Doenças Respiratórias (Vídeo)
GT Obesidade (Vídeo)
GT Oncologia (Vídeo)
GT Saúde Digital em CCNTs (Vídeo)
GT Saúde Mental e Neurológica (Vídeo)
Especialistas:
Adriano Massuda, FGV-EAESP
Arthur Aguillar, IEPS
Edson Amaro, HIAE
Fernando Freitas, SAPS - Ministério da Saúde
Geórgia Albuquerque, SVSA - Ministério da Saúde
Heloisa Oliveira, Instituto Opy de Saúde
Katiana Teléfora, Seplag - RJ
Paula Johns, ACT Promoção da Saúde
Stephen Stefani, ISPOR | Fundação Unimed
15h05-15h20 - Apresentação dos 3 projetos selecionados FEBRACE 2023 (Moderação: Patrícia de Luca, AHF | FórumDCNTs) (Vídeo)
A Epigenética e a Longevidade de Vida: A Relação entre Hábitos Saudáveis e a Oncologia Preventiva (Andreza Luzia de Oliveira, aluna da E.E. Dr. Edino Jales, Patu/RN) - (Saiba mais) (Vídeo)
Autie: Aplicativo de Suporte para Mulheres com Autismo (Isadora Ribeiro Vital e Anna Beatriz Gavinho da Silva, aluna do IFSP - Campus Suzano/SP) - (Saiba mais) (Vídeo)
Desenvolvimento de uma Ferramenta para Cálculo de Dose de Insulina Bolus no Tratamento de Pessoas com Diabetes (Sarah Cendofanti Sezerino, aluna do Colégio Militar de Curitiba/PR) - (Saiba mais) (Vídeo)
15h25-15h50 - Café Interativo Temático
Sala 1 - Determinantes Sociais e Inequidade e seu Impacto sobre as CCNTs e seus Fatores de Risco (Laurenice Pires, Fiocruz; Nayara Melo, Observatório da Branquitude)
Sala 2 - FEBRACE 2023 (Patrícia de Luca, AHF | FórumDCNTs e alunas autoras dos projetos selecionados)
Sala 3 - Tabaco e Álcool: Diferenças e Semelhanças (Angela Honda, Fundação ProAr; Antonio Ribas, OPAS; Mônica Andreis, ACT Promoção da Saúde)
Sala 4 - Revolução da Telemedicina (Fernando Cembranelli, Health Innova HUB; Luis Kiatake, SBIS)
15h55-16h55 - Em sua experiência, o que deu certo e o que não deu certo em parcerias envolvendo dois ou mais setores para enfrentamento às CCNTs? (Moderação: Yara Baxter, Novartis Foundation) (Vídeo)
Adriana Lima, Roche
Karina Dib, SMS - São Paulo
Luisa Haddad, Pé de Feijão
Silvia Pereira, SMS - Pouso Alegre
17h00 - Encerramento
Painelistas e Moderadores
Adriana Lima
(Roche)
Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Especializada em Gestão Estratégica de Sustentabilidade pela FIA Business School. Vasta experiência em sustentabilidade, ESG e responsabilidade social corporativa, atuando mais de 11 anos no setor privado. Atualmente é Gerente Jurídico de Responsabilidade Social e Sustentabilidade na Roche.
Adriano Massuda, MD, MSc, PhD
(FGV-EAESP)
Médico sanitarista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com residências em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre e Doutor em Saúde Coletiva na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde pela UNICAMP. Foi Secretário Municipal de Saúde de Curitiba (2013 - 2015), Secretário-executivo substituto (2011 - 2012) e Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (2015) no Ministério da Saúde. Atuou também como Consultor da Organização Pan-americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (2016 - 2019). Atualmente é Professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e membro do FGV-Saúde.
Angela Honda, MD
(ProAr)
Médica Pneumologista pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Atuou como Medical Scientific Liason (MSL) para asma de difícil controle e anticorpo monoclonal na Novartis e Diretora Médica na Astrazeneca. Vasta experiência como Consultora de Medicina Respiratória, Gerente e Diretora Médica. Atualmente é Médica Voluntária na Reabilitação Pulmonar na UNIFESP e Líder Programas Educacionais da Fundação ProAR.
Antonio Ribas, MSc, PhD
(OPAS)
Doutor e Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília, com Doutorado sanduíche no Departamento de Medicina de Família da Universidade McGill. Especialista em Gestão Hospitalar pelo Hospital Sírio Libanês/Ministério da Saúde e em Saúde da Família pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia. Experiência na Gestão do SUS em nível municipal, estadual e nacional, atuando como Coordenador na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Diretor Adjunto do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde do Brasil. Ampla experiência em organismos internacionais (UNICEF, UNOPS e OPAS/OMS). Atualmente é Consultor para a iniciativa HEARTS no Brasil pela OPAS.
Arthur Aguillar, MSc
(IEPS)
Economista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Mestre em Desenvolvimento Internacional pela Harvard Kennedy School. Foi Coordenador de Projetos e Avaliação da Escola de Inovação e Políticas Públicas do Ministério da Educação. Colaborou com JPAL, LSE e ASER/Pratham na coordenação de projetos de pesquisa e avaliações de impacto em saúde e educação. Atualmente é Diretor de Políticas Públicas no Instituto de Estudos para as Políticas de Saúde (IEPS).
Deborah Carvalho Malta, MD, MSc, PhD
(UFMG | GBD Brasil)
Médica Pediatra pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, com Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Foi Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde por 12 anos e coordenou inquéritos nacionais, como a Pesquisa Nacional de Saúde, o Vigitel, Pense e o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT no Brasil, 2011-2022. Atualmente é Professora Associada e Pesquisadora da Escola de Enfermagem da UFMG e Coordenadora do Grupo de Pesquisa do GBD Brasil.
Dirceu Barbano, MSc
(SindHosp)
Mestre em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Atuou no Ministério da Saúde como Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e como Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. É membro de Conselhos de Administração de empresas brasileiras e da Academia Nacional de Ciências Farmacêuticas. É associado à “Regulatory Affairs Professionals Society”, sócio da empresa B2CD Consultoria Empresarial, que atua com entidades associativas empresariais e hospitais, e Vice-Presidente da Associação Latino-Americana de Profissionais de Assuntos Regulatórios (ALó ProScience). Atualmente é Consultor do SindHosp.
Edson Amaro, MD, PhD
(Hospital Israelita Albert Einstein)
Médico Neurorradiologista pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente e Doutor pela mesma instituição, e Pós-Doutor pelo Institute of Psychiatry, King's College London. Foi responsável pelo Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein de 2008 a 2012. Vasta experiência em Ressonância Magnética Funcional e Análise de Dados, com mais de 180 artigos publicados em periódicos especializados. Atua como Professor Doutor MS-5 do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é Médico Neurorradiologista do Departamento de Imagem do Hospital Israelita Albert Einstein e responsável pela área de Big Data da instituição.
Fernando Cembranelli, MD, MBA
(Health Innova HUB)
Médico especialista em Administração Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), com MBA em Healthcare Management pela Duke University. Atuou como Gerente Médico na Bencorp, Assistente técnico de Direção na INRAD, Con-fundador e Gerente de Inovação em Saúde da EmpreenderSaúde e Membro fundador da Associação Brasileira de Startups de Saúde. Atualmente é CEO da Health Innova HUB.
Geórgia Albuquerque, MSc
(SVSA - Ministério da Saúde)
Mestre em Educação para formação na área de Saúde. Psicóloga pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, com Especialização em Gestão de Pessoas e em Saúde Pública pela FIOCRUZ. Gestora do SUS nas áreas de planejamento, orçamento, auditoria SUS e de vigilância em saúde. Ampla experiência como Secretária Municipal de Saúde em Moreno e Olinda (Pernambuco) e Coordenadora de programas da área da saúde. Atualmente é Coordenadora Geral de Vigilância de Doenças e Agravos não transmissíveis – na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
Geraldo Lorenzi, MD, PhD
(InCor - HCFMUSP)
Médico Pneumologista e Livre-docente na área de Pneumologia/Medicina do Sono pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Medicina do Sono na Universidade de Toronto e Doutor em Defesa Pulmonar pela USP. Atuou como Médico assistente da Disciplina de Pneumologia, Diretor Cientifico e sócio da startup Biologix, Presidente da Associação Brasileira do Sono (ABSono), Coordenador da Residência de Medicina do Sono no complexo HC-FMUSP, Proponente e Coordenador do Laboratório de Investigação Médica (LIM) 63 na FMUSP, editor associado da revista Sleep Science, coordenador brasileiro do Estudo SAVE, coordenador brasileiro do Estudo multicêntrico ADVENT-HF e membro da American Thoracic Society. Atualmente é Diretor Geral do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (InCor - HCFMUSP).
Fernando Freitas
(SAPS-Ministério da Saúde)
Enfermeiro pelo Centro Universitário Teresa D'Ávila (UNIFATEA). Experiência em Atenção Primária à Saúde, enfermagem aassistencial no cuidado ao paciente de baixa e alta complexidade, colaboração interdisciplinar, com foco na otimização do cuidado e suporte ao paciente. Atualmente é Analista Técnico CGCTAB/DEPROS/SAPS/MS.
Karina Dib
(SMS-SP)
Mestranda em Inovação do Ensino em Saúde na temática de Cuidados Paliativos. Enfermeira pela Universidade Cidade de São Paulo, Especialista em Enfermagem Oncológica e Aprimoramento em Psicooncologia pelo A.C. Camargo Câncer, e Especialista em Atenção Domiciliar e Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Atuou como Supervisora Técnica em Saúde e atualmente é Diretora da Divisão de Doenças Crônicas que representa a Área de Cuidado às DCNTs e Área Técnica do Programa Melhor em Casa na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP).
Kátia Campos, MHSc, MBA, PhD
(OMS)
Doutora em Saúde Pública e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Toronto (Canadá), com MBA em Marketing pela Universidade Adolfo Ibáñez. Ampla experiência em Saúde Pública, com atuação no Brasil, Canadá, Chile, México, Tanzânia, Moçambique, Filipinas, China, Mongólia, Vietnã, Laos, em Promoção da Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Saúde Urbana, Prevenção de HIV/AIDS, entre outras áreas. Liderou a Unidade de Determinantes da Saúde, Doenças Não Transmissíveis (DCNTs) e Saúde Mental na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil até julho de 2020. Atualmente é Responsável Técnico de Parcerias no Mecanismo de Coordenação Global para a Prevenção e Controle das DCNTs (GCM/NCD) da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Katiana Teléfora, MSc
(Seplag - RJ)
Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Bacharel em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como Coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro no período de 2019-2023, e de forma concomitante foi Conselheira Titular do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA) e Representante Titular da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Atualmente é Integrante da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da SEPLAG.
Laurenice Pires, MSc
(Fiocruz)
Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Doutoranda em Saúde Pública na ENSP/Fiocruz. Assistente Social pela PUC-RJ, com Especialização em Gestão da Atenção à Saúde pela Fundação Dom Cabral. Coordenadora adjunta da Especialização em Direitos Humanos e Relações Étnico-raciais. Atuou como Analista de Projetos e Gerente de Saúde no Instituto Desiderat. Ampla experiência em gestão, políticas públicas e advocacy em saúde, no terceiro setor.
Luisa Haddad, MBA
(Pé de Feijão)
Graduada em Biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e MBA em Gestão do Ambiente e Sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Gerente Sênior de Projetos, Professora Convidada do SENAC e Professora de Sustentabilidade no Gastronomia Periférica. Atualmente é Cofundadora e Diretora Executiva do Pé de Feijão.
Heloisa Oliveira, MBA
(Instituto Opy de Saúde)
Graduada em Ciências Econômicas pela UNICEUB de Brasília e MBA para Executivos e Especialização em Governança Corporativa pela USP. Mais de 25 anos de carreira no Banco do Brasil, ocupando cargos executivos e de gestão e 20 anos de experiência em Organizações Não Governamentais de âmbito nacional, com foco na defesa de direitos humanos de crianças e adolescentes. Atuou como Presidenta da Fundação Banco do Brasil, Administradora Executiva da Fundação Abrinq, Diretora de Relações Institucionais da Fundação Maria Celilia Souto Vidigal e atualmente é a Diretora Presidente do Instituto Opy de Saúde.
Luis Kiatake, MSc
(SBIS)
Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, e Engenheiro Elétrico pela mesma instituição. É colaborador da ISO e membro da ABNT nos Comitês de Segurança da Informação e de Informática em Saúde, da qual foi relator do Grupo de Segurança. É membro do HL7Brasil, IHE e HIMSS, representante no Comitê de Padronização do TISS (COPISS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Atuou como Professor na Pós-graduação em Segurança da Informação e em Informática. Foi Sócio e Diretor da E-VAL Tecnologia e Saúde, e Presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atualmente é Diretor de Relações Institucionais da SBIS.
Marcello Baird, MSc, PhD
(FGV | ESPM | ACT Promoção da Saúde)
Doutor e Mestre em Ciência Política pela USP. Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Ciências Sociais pela USP. Foi pesquisador visitante na Columbia University (NY). Foi coordenador de advocacy no Instituto Sou da Paz e gerente de advocacy na Endeavor. Atualmente é Professor de Ciência Política na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Faculdade Getúlio Vargas (FGV), além de Coordenador de Advocacy na ACT Promoção da Saúde.
Nayara Melo, MSc
(Observatório da Branquitude)
Doutoranda em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Graduada em Odontologia pela mesma instituição. Pesquisadora sobre desigualdade, principalmente dentro de instituições públicas a partir de um recorte racial, com ênfase em políticas públicas. Tem experiência no terceiro setor e setor privado, com consultoria de pesquisa e coordenação de equipe. Atuou como Consultora de Pesquisa na ACT Promoção da Saúde. Atualmente é Analista de Pesquisa no Observatório da Branquitude.
Paula Johns, MSc
(ACT Promoção da Saúde)
Mestre em Estudos de Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Roskilde, Dinamarca. Atua no terceiro setor desde 1998, coordenando projetos voltados à promoção dos direitos humanos, equidade de gênero, preservação do meio ambiente e saúde pública. Ex-presidente do conselho diretor da Framework Convention Alliance (FCA) e empreendedora social Ashoka. Membro do Conselho do GAPA - Global Alcohol Policy Alliance e da NCD Alliance. Compõe ainda o Comitê gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Atualmente é Diretora Geral da ACT Promoção da Saúde.
Renato Kfouri, MD, MSc
(SBP | SBIm)
Médico Pediatra e Neonatologista pelo Hospital do Servidor Público Estadual, Infectologista Pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Mestre em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Vasta experiência como membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, membro da Diretoria de Cursos e Eventos da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), membro da European Society of Pediatric Infectious Diseases (ESPID) e membro da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE). Atualmente é Presidente do Departamento de Imunizações da SBP e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Silvia Pereira
(SMS-Pouso Alegre)
Bacharel em Matemática, Especializada em Gestão Hospitalar pelo Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG, o PROHOSP e Gestão Estratégica em Instituições de Ensino. Atuou como Diretora Executiva da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), na qual fez parceria com a Univás para reestruturação de instalações em aparelhos de fisioterapia em Pouso Alegre. Atualmente é Secretaria de Saúde da cidade de Pouso Alegre/MG, e membro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Pouso Alegre/MG.
Stephen Stefani, MD, MBA
(ISPOR | Fundação Unimed)
Médico Oncologista pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA), com MBA em Gestão de Saúde. Ex-fellow da University of California/Stanford. Atuou como Coordenador da Unidade de Oncologia da UNIMED, Presidente do Comitê de Formuladores de Políticas e Pagadores de Saúde da ISPOR América Latina e Professor do curso de pós-graduação da Fundação Universidade UNIMED. Vasta experiência como autor e coautor de periódicos nacionais e internacionais sobre oncologia, auditoria médica e farmacoeconomia. Atualmente é Coordenador do Programa de Benefícios de Medicamentos Oncológicos da CAPESESP e Presidente da ISPOR.
Instituições Participantes
ACT Promoção da Saúde
ADJ Diabetes Brasil
Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF)
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEnMG)
Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF)
Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE)
Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV)
Atenção Primária à Saúde (SAPS) Ministério da Saúde
Boehringer Ingelheim
Cancer com ciencia
Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN)
Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXS)
Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (CRAISA)
Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems)
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-BA)
Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (CRN-3)
D-foot International
Doce Vida
EMMI Technologies do Brasil Ltda.
Faculdade de Saúde Pública USP (FSP-USP)
Fiocruz
Fleximedical
Fundação Getulio Vargas (FGV)
Fundação ProAr
Fundação Unimed
Grupo de Estudos e Pesquisa Respiratória na APS (Gepraps)
Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)
Incor
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC)
Instituto Cordial
Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IPB)
Instituto Opy
International Diabetes Federation (IDF)
Intituto Tellus
ISPOR Brasil
Ministerio da Saúde
Novartis Foundation
Novo Nordisk
Observatório da Branquitude
Oncoguia
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
Pé de Feijão
Plan International Brasil
ResMed Latam
Roche
Sanofi
SAS Brasil
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC)
Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (Seplag-RJ)
Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) - Ministério da Saúde
Secretaria Municipal de Saúde - Pouso Alegre
Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP)
SindHosp
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)
Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)
Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS)
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
Unicamp
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Viatris
Parceiros Corporativos
Comentarios