top of page

FEBRACE-FórumDCNTs 2023: Autie: Aplicativo de Suporte para Mulheres com Autismo

Resumo de projeto apresentado na FEBRACE 2023 e selecionado por seu potencial na categoria FEBRACE-FórumDCNTs 2023


Autie: Aplicativo de Suporte para Mulheres com Autismo

As mulheres com autismo enfrentam, de diversas maneiras, o desafio da negligência por parte da sociedade, encontrando-se frequentemente invisíveis e desamparadas. Um dos principais fatores que contribui para essa situação é o déficit no diagnóstico dessas mulheres, em grande parte devido à manifestação de traços que se alinham com os estereótipos tradicionais de feminilidade, como timidez e introspecção. Outrossim, as mulheres com autismo tendem a ser mais suscetíveis a entrar em relacionamentos abusivos, uma vez que enfrentam dificuldades na compreensão das nuances das normas sociais, como o sarcasmo e a ironia. Com o intuito de abordar essa problemática, foi desenvolvido o aplicativo Autie, que se propõe a fornecer suporte principalmente para pessoas com autismo de nível de suporte 1 e 2, com foco nas mulheres com autismo.


O aplicativo tem como objetivo proporcionar maior autonomia e segurança a esse grupo, ao mesmo tempo em que busca aumentar a visibilidade e conscientização sobre a comunidade de pessoas com autismo dentro da sociedade. O Autie oferece uma série de funcionalidades, incluindo alarmes, desenhos roteirizados, uma tela de SOS destinada a crises (como Shutdown, Meltdown ou Sobrecarga) e situações de violência e informações sobre os direitos das pessoas com autismo, destinada à troca de experiências entre os usuários. Além disso, o aplicativo conta com personagens ilustrados que auxiliam na sua utilização. Vale ressaltar que todas as funcionalidades do aplicativo foram desenvolvidas com base nas opiniões de profissionais da área da Saúde e Educação e de membros da comunidade de pessoas com autismo. O Autie foi desenvolvido na plataforma Thunkable, com o uso das bases de dados do Firebase e Airtable.


Como resultado, foram implementadas e programadas com sucesso todas as funcionalidades propostas, totalizando quatorze telas. O aplicativo conseguiu captar o interesse de organizações não governamentais (ONGs) e instituições sociais dedicadas ao autismo, através de reuniões de compartilhamento de ideias, visando a sua melhoria e obtendo apoio para sua eventual introdução no mercado. Como próximo passo, está planejada a migração da linguagem de programação para JavaScript, que oferece maior flexibilidade para a incorporação de novos recursos e funcionalidades ao aplicativo. Além disso, busca-se estabelecer parcerias tanto com representantes do público-alvo quanto com patrocinadores, visando à expansão do alcance e impacto do Autie na sociedade. Em resumo, o Autie é um aplicativo de grande potencial, destinado a contribuir significativamente para a promoção do bem-estar e inclusão das mulheres com autismo e de toda a comunidade com autismo.


Autores: Isadora Ribeiro Vital (estudante), Leticia Pires Ribeiro (estudante), Anna Beatriz Gavinho da Silva (estudante), Vera Lucia da Silva (Orientadora) e Aluana Cristine Silva (Coorientadora)


Instituição: IFSP- CAMPUS SUZANO/SP

Comments


bottom of page