top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Programa INSPIRE Saúde Respiratória - Finalista Melhores Projetos FórumCCNTs 2024

Nome do Projeto: Programa INSPIRE Saúde Respiratória

Responsável pelo projeto: Suzana Erico Tanni

Instituição: Faculdade de Medicina de Botucatu - FMB/UNESP


Instituições parceiras: Secretaria da Saúde do município de Botucatu, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu



Sobre o Projeto:

O objetivo do projeto inclui planejar ações de monitoramento, diagnóstico e tratamento de condições respiratórias crônicas no município, avaliar a taxa de diagnóstico dessas condições naqueles com histórico de tabagismo e em grupos de minorias sociais, promover ação educativa preventiva para alunos e professores do ensino fundamental das escolas públicas municipais, realizar educação continuada aos profissionais da rede básica, avaliar a aderência ao tratamento dessas pessoas, bem como analisar as taxas de hospitalização e mortalidade  relacionadas às condições respiratórias no município. O projeto já passou por etapas de avaliação e monitoramento, com resultados promissores, incluindo a abordagem de mais de 350 indivíduos (dos quais cerca de 51% receberam diagnóstico de condição respiratória) e educação continuada de mais de 200 profissionais da rede básica.


O projeto foi implementado na cidade de Botucatu, no estado de São Paulo, em parceria com as redes de atenção primária do município e no Hospital das Clínicas da FMB/UNESP. O público-alvo são adultos, especialmente minorias sociais, com histórico de tabagismo e/ou sintomas respiratórios. A efetivação envolve uma série de etapas mensais, incluindo a triagem nas UBSs, divulgação na mídia local para avaliações em um dia específico, coleta de dados, realização de exames e avaliações por uma equipe multiprofissional, com intuito de proporcionar rastreamento. Além disso, diagnósticos e tratamentos rápidos e eficazes de condições respiratórias crônicas, com atenção qualificada, integral, gratuita e inclusiva para grupos com dificuldades de acesso aos sistemas de saúde.


O planejamento estratégico desenvolvido em parceria com as lideranças municipais tem assegurado uma vigilância constante do público-alvo, no sentido de incluir ações específicas para identificação precoce de sintomas respiratórios e encaminhamento para avaliação médica e tratamento especializado precoce. Além disso, as ações educativas têm desempenhado um papel crucial na disseminação de informações sobre prevenção e cuidados respiratórios, aprimorando os resultados de saúde e reduzindo o impacto na comunidade. A expansão do projeto e sua sustentabilidade podem trazer benefícios significativos para a população-alvo, incluindo a cessação do tabagismo e o diagnóstico precoce de condições respiratórias.


Saiba Mais:





Comments


bottom of page