top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Diretriz Atenção Saúde Pessoa Traqueo e Laringec - Finalista Melhores Projetos FórumCCNTs 2024

Nome do Projeto: Diretriz Atenção Saúde Pessoa Traqueo e Laringec

Responsável pelo projeto: Melissa do Amaral Ribeiro de Medeiros

Instituição: ACBG Brasil - Associação Brasileira de Câncer Cabeça Pescoço


Instituições parceiras: ACBG Brasil, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Coordenação da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras da SES/SC, FAEC, MAC e Fundo Estadual de Saúde



Sobre o Projeto:

O objetivo do projeto inclui devolver uma forma de comunicação (voz) à pessoa que perdeu para tumor ou trauma, por meio do uso da Laringe Eletrônica ou Prótese fonatória, além disso proteger o estoma da traqueia de vírus, bactérias, poeira e insetos, buscando poupar essa pessoa também de pneumonias recorrentes como Covid-19 e Influenza. Uma avaliação realizada em 2022 permitiu ajustes no fluxo de acesso e na ampliação dos profissionais envolvidos na assistência. Uma nova atualização está prevista para 2025, quando o Brasil passará a ter um fornecedor de tais insumos de reabilitação para crianças que possuem condições crônicas, para além de casos de câncer e ou traumas.


O projeto foi implementado como uma Política de Estado na Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, com base na necessidade de garantir assistência e insumos para essas pessoas, conforme preconizado pela Portaria 400/SAS/2009 e pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), além das diretrizes da Oncologia. Sua importância é destacada pelo fato de ser um modelo seguido pelo Ministério da Saúde. O público-alvo são pessoas laringectomizados totais e traqueostomizados permanentes, sendo que até o momento, cerca de 500 pessoas foram assistidas, envolvendo a criação de formas alternativas de comunicação para as pessoas afetados, bem como a proteção do estoma da traqueia para garantir uma melhor qualidade de vida. 


Essas iniciativas foram também avaliadas em relação à existência de insumos e equipamentos necessários, bem como a elaboração de um fluxo de cuidado para a assistência adequada a essas pessoas. A participação das pessoas afetados foi fundamental em diversas etapas do projeto, incluindo o planejamento, implementação e avaliação. A maioria dessas pessoas é vulnerável socioeconomicamente, muitos são idosos e enfrentam dificuldades adicionais devido às suas condições de saúde. Os benefícios futuros estão em uma maior taxa de adesão ao tratamento (reabilitação garantida) e menores mortalidades (ou por desistência ou suicídio). 


Saiba Mais:



Comments


bottom of page