top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Estrela Guia - Finalista Melhores Projetos FórumCCNTs 2024

Nome do Projeto: Estrela Guia

Responsável pelo projeto: Regimari Dias de Oliveira

Instituição: Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe


Instituições parceiras: Ministério Público do Trabalho e Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju



Sobre o Projeto:

O objetivo do projeto foi promover capacitações direcionadas às equipes da rede pública de saúde, ações de intervenção para as famílias e a sociedade com foco na informação sobre os sinais do Câncer infantojuvenil. As capacitações foram realizadas de maneira que contribuísse para a identificação precoce do câncer, reduzindo assim o tempo entre diagnóstico, início de tratamento e o controle da condição. O projeto foi monitorado e avaliado mensalmente através de indicadores onde é verificado o alcance das metas através dos instrumentos de verificação, e já trouxe como resultados, a capacitação de 843 profissionais de saúde e 277 crianças e adolescentes atendidos e encaminhados para detecção precoce.


O projeto foi implementado em Sergipe para promover a identificação precoce do câncer infantojuvenil. Foi executado em vários municípios do Estado, capacitando profissionais de saúde e oferecendo intervenções para crianças e adolescentes com sinais da condição. A motivação para o projeto foi a alta incidência de diagnósticos tardios de câncer em crianças e adolescentes, especialmente em áreas rurais, levando a dificuldades no tratamento e maior risco de mortalidade. Ao todo, 90% das crianças e adolescentes que chegavam com diagnóstico de câncer, eram encaminhadas com um diagnóstico tardio, principalmente aquelas residentes nos municípios de pequeno porte, acarretando dificuldades no tratamento, maiores custos e incidência de morte, como respaldo da fragilidade das intervenções da Rede de Atenção Básica de Saúde.


A expansão do projeto para outras áreas e sua sustentabilidade podem trazer benefícios adicionais, como aumento da incidência de cura e diminuição do tempo entre o diagnóstico e o tratamento. Houve parcerias com várias organizações, incluindo o Ministério Público do Trabalho e secretarias municipais e estaduais de saúde. O projeto contribuiu com uma mudança, tratando da maneira como o tema do câncer infantojuvenil é lidado, trazendo como benefícios, o aumento da incidência de cura, agilidade no diagnóstico, a desmistificação de estigmas sociais ainda presentes no trato ao câncer, e a diminuição das sequelas provenientes de tipos específicos de câncer.


Saiba Mais:



Comments


bottom of page