Vacina da Gripe: revertendo a baixa cobertura para proteger vidas - 28/4 às 16h
- FórumDCNTs
- 1 de jan.
- 5 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Objetivo:
Conhecer o potencial da vacina contra influenza de reduzir mortes, economizar recursos e promover qualidade de vida.
Entender a razão de as pessoas não estarem se vacinando, os riscos disso, assim como formas de reverter essa situação.
Lançar a 2ª edição do material “Com Vacina Protejo Vidas!” e, aliado a outras estratégias coordenadas entres diferentes setores, aumentar a cobertura vacinal contra e influenza e outras doenças, especialmente em pessoas com mais de 60 anos e com CCNTs.
“Há muito tempo encaramos a vacinação como uma estratégia de promoção de saúde ao longo de toda a vida. Contudo, muitos acreditam ainda que vacinas são feitas só para crianças. Este equívoco precisa ser descontruído, com informações claras para a população. Não há uma idade sequer onde não haja uma recomendação de vacinação.”
Renato Kfouri, MD
Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)
Agenda:
16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (Mark Barone, FórumCCNTs)
André Totino (Sanofi)
Marco Aurélio Sáfadi (SBP | Santa Casa de São Paulo)
16h20-16h25 – Por que as pessoas com CCNTs, como diabetes, asma, DPOC, DCV, entre outras, não estão se vacinando nem contra influenza e COVID? (Sheila Vasconcelos, #dedocº voice)
16h30-16h35 – Qual o risco da cobertura vacinal de influenza abaixo de 30% para pessoas com CCNTs? E a baixa cobertura dessa e de outras vacinas para quem tem mais de 60 anos? (Maisa Kairalla, SBGG-SP)
16h40-16h45 – Como a vacina contra a influenza e outras vacinas, especialmente pesando em adultos pessoas com CCNTs, podem ser aliadas para alcançarmos o ODS 3.4 – “até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar”? (Nancy Bellei, UNIFESP)
16h50-16h55 – Quais estratégias inovadoras a SMS de São Paulo tem utilizado para vacinar aqueles que não buscam as UBS para vacinação? E qual a recomendação para outros municípios descentralizarem os CRIE? (Em Breve)
17h00-17h05 – Ações e perspectivas para aumentar a cobertura vacinal em 2025 comparado com 2024 especialmente para grupos prioritários como aqueles com condições crônicas de saúde e maiores de 60 anos? (Alessandro Chagas, CONASEMS)
17h10-17h15 – LANÇAMENTO: Qual a importância da 2ª edição do material "Com Vacina Protejo Vidas!", com foco em CCNTs, para gestores e profissionais de saúde? (Renato Kfouri, SBIm)
17h20-18h00 – Debate com todos os painelistas – Com quais ações devemos nos comprometer para que a população busque as vacinas e se beneficie da alta cobertura vacinal contra a influenza e outras doenças imunopreveníveis? (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs)
Painelistas e Moderador

Alessandro Chagas, MSc (CONASEMS)
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Análises Clínicas, Mestrando em Saúde Coletiva pela Faculdade São Leopoldo Mandic - Campinas - SP. Atuou na área privada em Farmácia Hospitalar e assessoria de implantação de sistema de gestão da qualidade, na área pública em gestão de laboratório e área técnica e como consultor da OPAS. Técnico especialista nível IV do Ministério da Saúde, atuando na Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública na Secretaria de Vigilância em Saúde e na Secretaria Técnica da Tripartite na Secretaria de Gestão Estratégica e Parcipativa. Atualmente atua na assessoria técnica do CONASEMS em Brasília.

André Totino, MBA (Sanofi)
Graduado em Farmácia com especialização em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. MBA em Gestão Empresarial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e Doutorado em Farmácia pela UFRJ. Com 20 anos de experiência na indústria farmacêutica, atuou como Chefe de Assuntos Estratégicos e Chefe de Assuntos Governamentais e Políticas na The Janssen Pharmaceutical Companies of Johnson & Johnson. Também foi Gerente Sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios e Marketing, além de Líder Comercial na área de Diagnóstico na Bio-Manguinhos/Fiocruz. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Assuntos Governamentais na Sanofi Pasteur.

Maisa Kairalla, MD, MSc (SBGG-SP)
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva. Possui especialização em Geriatria pela UNIFESP, com título de especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). É também especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento, com ênfase em exercícios resistidos para idosos, pela Universidade de São Paulo. Mestre pela Universidade Federal de São Paulo. Coordena o Ambulatório de Transição de Cuidados da UNIFESP – Disciplina de Geriatria e Gerontologia. Membro da Câmara Técnica de Geriatria do CREMESP e do Fórum de Especialistas em Vacinação do Adulto e Idoso da SBIM. Atuou como presidente e diretora científica da SBGG-SP e, atualmente, preside sua Comissão de Imunização.

Marco Aurélio Sáfadi, MD, MSc, PhD (SBP | Santa Casa de São Paulo)
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Mestrado pela Universidade Federal de São Paulo e Doutorado em Medicina pela FCMSCSP. Especialista em Pediatria e Infectologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria . Membro do Comitê Científico da Sociedade Mundial de Infectologia Pediátrica (WSPID), da Sociedade Européia de Infectologia Pediátrica (ESPID) e do SAGE Working group on Meningococcal Vaccination da OMS. Atualmente é o Diretor do Departamento de Pediatria; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Chefe da Serviço de Infectologia Pediátrica da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo FCMSCSP, Presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Nancy Bellei, MD, MSc, PhD (UNIFESP)
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestrado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutorado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: viroses respiratórias, influenza, gripe, doenças respiratórias agudas e metapneumovirus. Consultora ad-hoc Ministério da Saúde-SVS para pandemia de Coronavírus, Influenza. Consultora científica OPAS/Covid-19, Influenza. WHO-Influenza. Atualmente é Consultora Voluntária do Ministério da Saúde, Voluntária da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Professora afiliada da Universidade Federal de São Paulo e Médica da Universidade Federal de São Paulo.

Renato Kfouri, MD (SBP | SBIm)
Graduado em medicina, especialista em pediatria e neonatologia no Hospital do Servidor Público Estadual e em infectologia pediátrica na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Vasta experiência como membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, presidente do Departamento de Imunizações da SBP, membro da Diretoria de Cursos e Eventos da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), membro da European Society of Pediatric Infectious Diseases (ESPID) e membro da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE). Atualmente é o Primeiro Secretário da SBIm.

Sheila Vasconcellos (#dedocº voice)
Graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Comunicação na Universidade Candido Mendes. Foi Conselheira no Conselho Distrital de Saúde da AP 2.1 e no Comitê de Ética em Pesquisa do IEDE e Vice-presidente da Associação dos Diabéticos da Lagoa (ADILA). É membro do BCV - Blue Circle Voices da IDF - Federação Internacional de Diabetes, Honoree do Bakken Invitation da Medtronic Foundation, jornalista e uma das idealizadoras da revista EmDiabetes e jornalista da Revista Momento Diabetes. Atualmente é ativista em Diabetes na comunidade internacional Dedoc.

Mark Barone, PhD (FórumCCNTs)
Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.
Parceiros Institucionais

Parceiro Corporativo

コメント