Evento para Gestores: Programas de CCNTs/DCNTs com Oportunidade de Escala (online) - 29/8 às 15h
- FórumDCNTs
- 29 de ago.
- 8 min de leitura
Atualizado: 10 de set.
Objetivos:
Reunir gestores e implementadores de todo o país para compartilhar programas, com potencial de escala, que estão mudando o cenário de prevenção e cuidados com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs/DCNTs) em regiões do Brasil.
Apresentar soluções e estratégias de otimização, especialmente na Atenção Primária, para diabetes, hipertensão, obesidade, DPOC, tabagismo, entre outras CCNTs, assim como orientações técnicas e oportunidades de financiamento para a escala desses programas em outras regiões, estados e municípios.
Agenda:
15h00 – Abertura (condução: Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)
15h10-15h25 – Integração entre Atenção Primária À Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada Beneficiando Pessoas Com Diabetes (Vídeo)
CCNT(s) contemplada(s): Diabetes
Onde está implementado: Uberlândia - MG
Instituições implementadoras e responsáveis pelo projeto: Missão Sal da Terra e Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia
Apresentação (10 min): Melyne Serralha Rocha (Missão Sal da Terra - Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia/MG)
Oportunidades para escala (5 min): Maria José Evangelista (CONASS)
Resumo: Desde a implantação do projeto, 1354 pessoas com diabetes tipo 2 passaram pelo ciclo e tiveram seu plano de autocuidado elaborado, sendo que 976 pessoas tiveram seus resultados de hemoglobina glicada avaliados após três meses. Desses, 71% reduziram a hemoglobina glicada, 19% tiveram sua hemoglobina glicada aumentada e 10% mantiveram seus resultados comparados com os iniciais. A redução em 1% da hemoglobina glicada reduz 37% o risco de complicação microvascular; reduz 21% o risco de morte por diabetes e 14% o risco de infarto agudo do miocárdio.
Caso tenha interesse em levar o projeto para a sua região, entre em contato com os autores:
E-mail: (Em Breve)
15h30-15h45 – CARDIO (Vídeo)
CCNT(s) contemplada(s): Hipertensão, Diabetes, Obesidade, Hipercolesterolemia
Onde está implementado: São Paulo-SP, Aracaju-SE e Patos-PB (e em processo de expansão para mais 43 municípios no Brasil).
Instituições implementadoras e responsáveis pelo projeto: 1) Idealizadora e investidor âncora: Fundação Novartis; 2) Implementador: BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; 3) Investidores estratégicos: Umane, Fundação Swiss Re e BNDES (através da iniciativa Juntos pela Saúde); e 4) Apoio técnico em Patos-PB: Unifip
Apresentação (10 min): Edna Oliveira do Nascimento (Assessoria Técnica/DCNTS/REAP - Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju/SE)
Oportunidades para escala (5 min): Yara Baxter (Novartis Foundation)
Resumo: Estudo publicado no Journal of the American Heart Association apontou redução de hospitalizações em 33% e 18% nas regiões de Itaquera e Penha (SP), respectivamente, após as intervenções do CARDIO. Em Patos (PB), em apenas 12 meses, a taxa de pressão arterial no alvo triplicou — de 8,3% para 27% — tendência também observada em São Paulo, onde subiu de 12% para 31% em 15 meses. Em Aracajú (SE), mais de 100 mil pessoas foram estratificadas por risco cardiovascular; 16% foram identificadas com alto risco e passaram a receber acompanhamento adequado. Com consolidação em São Paulo, Patos e Aracaju, o programa alcançou 100% das unidades básicas de saúde desses municípios. A expansão em escala nacional já envolve mais de 40 cidades.
Caso tenha interesse em levar o projeto para a sua região, entre em contato com os autores:
E-mail:
15h50-16h05 – Redução da jornada da pessoa com DPOC, com a implementação do programa AbraçAr (Vídeo)
CCNT(s) contemplada(s): DPOC
Onde está implementado: 79 Municípios, indicado a experiência exitosa de São Vicente.
Instituições implementadoras e responsáveis pelo projeto: Secretaria de Saúde de São Vicente, Boehringer Ingelheim - Responsáveis Paola Begliomini, Marcella Mello
Apresentação (10 min): Reinaldo Guedes (Diretor da APS da Secretaria de Saúde de São Vicente/SP)
Oportunidades para escala (5 min): Paola Begliomini (Boehringer Ingelheim)
Resumo:
Foram realizadas 466 espirometrias; o tempo da jornada da pessoa com DPOC, entre receber o primeiro atendimento na APS e iniciar o tratamento para DPOC, foi reduzido de 8 anos para 21 meses. Toda a Atenção Primária foi capacitada na parte teórica e 30 médicos foram matriciados com especialistas, cobrindo toda a rede de Atenção Primária do município.
Caso tenha interesse em levar o projeto para a sua região, entre em contato com os autores:
E-mail: (Em Breve)
16h10-16h25 – Compartilhando Cuidados: Uma Estratégia para o melhor manejo da Condição Crônica (Vídeo)
CCNT(s) contemplada(s): Diabetes, Hipertensão
Onde está implementado: Uberlândia - MG
Instituições implementadoras e responsáveis pelo projeto: Missão Sal da Terra e Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia
Apresentação (10 min): Melyne Serralha Rocha (Missão Sal da Terra - Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia/MG)
Oportunidades para escala (5 min): Maria José Evangelista (CONASS)
Resumo: A comunicação interprofissional, destacada por estudos como um dos principais determinantes para a efetividade no cuidado de pessoas com condições crônicas, motivou a implantação da tutoria presencial das 33 Equipes da APS, conduzida por uma endocrinologista e uma cardiologista. Essa prática fortalece a operacionalização das funções da AAE — assistencial, educacional e supervisional —, garantindo a qualificação contínua da APS. Em 2024, foram realizados 6.035 atendimentos por meio do matriciamento, beneficiando aproximadamente 4.767 pessoas com diabetes e/ou hipertensão arterial. As ações abrangeram consultas compartilhadas com médicos clínicos, teleconsultas, teleconsultorias e projetos de educação continuada. Os principais resultados observados foram: 65% das pessoas com diabetes alcançaram a meta de hemoglobina glicada (HbA1c < 7,0%); Redução de 90% na fila de espera para reumatologia; Redução de 70% na fila de espera para cardiologia; Redução de 70% na fila de espera para endocrinologia e 98% das pessoas com 60 anos ou mais foram estratificadas.
Caso tenha interesse em levar o projeto para a sua região, entre em contato com os autores:
E-mail: (Em Breve)
16h30-16h45 – HUBCRIE - Uma plataforma para apoiar a Atenção à Saúde de populações especiais (Vídeo)
CCNT(s) contemplada(s): Vacinas
Onde está implementado: Ambiente virtual com curso aberto a todos os profissionais de saúde. Curso tutorado implementado em 13 municípios brasileiros.
Instituições implementadoras e responsáveis pelo projeto: SANOFI, Instituto IPADS, CONASEMS
Apresentação (10 min): Alessandro Chagas (CONASEMS)
Oportunidades para escala (5 min): Thiago Lavras Trapé (Coordenador do Projeto e Presidente do IPADS no projeto HUBCRIE)
Resumo: O HUBCRIE – Curso de Qualificação do Acesso a Imunobiológicos Especiais na Atenção Básica é uma iniciativa de abrangência nacional, que alcança todo o território brasileiro. Trata-se de uma plataforma digital criada com o objetivo de capacitar profissionais de saúde e qualificar o acesso às vacinas e demais imunobiológicos especiais oferecidos pelos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs). A plataforma disponibiliza um curso EAD gratuito com certificação, além de artigos e manuais técnicos atualizados, um mapa interativo com a localização dos CRIEs no Brasil e conteúdos voltados à educação permanente em saúde. Desde o seu lançamento, a plataforma já contabilizou 53.566 acessos e capacitou 7.679 profissionais por meio do curso online, com participantes de 28 estados brasileiros. A qualidade do conteúdo é refletida na avaliação dos usuários: 97% dos profissionais consideraram o curso ótimo ou bom. Além disso, no formato tutorado, o projeto demonstrou impacto direto na ampliação do uso dos CRIEs pela Atenção Básica. Em Salvador (BA), por exemplo, houve um aumento de 142% nas solicitações de imunobiológicos especiais, passando de 68 para 165 pedidos entre maio e junho de 2024. Já em Belo Horizonte (MG), o crescimento foi de 89% no mesmo período, evidenciando o fortalecimento da integração entre a educação em saúde e a melhoria do acesso às tecnologias disponíveis no SUS.
Caso tenha interesse em levar o projeto para a sua região, entre em contato com os autores:
E-mail: (Em Breve)
16h50-17h20 – Painel de Perguntas e Encerramento (condução: Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)
Painelistas e Moderador

Alessandro Chagas
(CONASEMS)
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Análises Clínicas, Mestrando em Saúde Coletiva pela Faculdade São Leopoldo Mandic - Campinas/SP. Atuou na área privada em Farmácia Hospitalar e assessoria de implantação de sistema de gestão da qualidade, na área pública em gestão de laboratório e área técnica e como consultor da OPAS. Técnico especialista nível IV do Ministério da Saúde, atuando na Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública na Secretaria de Vigilância em Saúde e na Secretaria Técnica da Tripartite na Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Atualmente atua na assessoria técnica do CONASEMS em Brasília.

Edna Oliveira do Nascimento
(SMS - Aracaju/SE)
Graduada em Enfermagem, com especialização em obsteria, possui experiência na área da saúde, dedica-se ao planejamento, acompanhamento e fortalecimento das ações voltadas à prevenção e ao cuidado integral de pessoas com condições crônicas. Atualmente é Assessora Técnica das Linhas de Cuidado para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) na Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju/SE.

Maria José Evangelista, MSc
(CONASS)
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe, especialização em Administração Hospitalar pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde, especialização em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva - UFBA, especialização em Saúde Publica pelo Fundação Oswaldo Cruz, especialização em Evidence Based Chronic Illness Care pela University of Miami Miller School of Medicine e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Atualmente é Assessora Técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Melyne Serralha Rocha
(Missão Sal da Terra | SMS - Uberlândia/MG)
Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais, e em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Atuou como Coordenadora de Enfermagem de Urgência e Emergência e como Superintendente da Atenção Primária na Missão Sal da Terra, em Uberlândia (MG). Atualmente, exerce o cargo de Diretora da Rede de Saúde da mesma instituição.

Paola Begliomini
(Boehringer Ingelheim)
Coordenadora do Programa Abraçar, enfermeira graduada pela Universidade de São Paulo, com especialização em Gestão de Saúde Pública, Gestão de Projetos e Gestão de Serviços em Saúde. Possui ampla experiência na implementação de políticas públicas e linhas de cuidado, tendo liderado a implantação das linhas de cuidado para infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC) em diversos estados e municípios do Brasil. Atua com foco na qualificação da atenção à saúde, integração de redes de cuidado e fortalecimento da gestão em saúde pública.

Reinaldo Guedes
(SMS - São Vicente/SP)
Doutorando em Odontologia, é especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Odontologia Hospitalar, Educação e reabilitações odontológicas. Atuou no Hospital Municipal de São Vicente e integrou a equipe de Cirurgia do Hospital Ana Costa, em Santos. Foi professor e coordenador do curso de Radiologia da Universidade Paulista em Santos e gerente técnico do Centro de Especialidades Odontológicas – Rio Branco. Atualmente, exerce o cargo de Diretor de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de São Vicente-SP.

Thiago Lavras Trapé, PhD
(IPADS)
Graduado em Psicologia, Doutor em Política, Planejamento e Gestão pela Unicamp. Atuou em projetos de formulação de linhas de cuidado, diagnósticos de redes de atenção à saúde e coordenação de projetos de capacitação e intervenção no SUS, como o Zikalab e o PoliSUS. Possui experiência em gestão de saúde, saúde mental, humanização em saúde, atenção primária à saúde e avaliação de serviços e políticas de saúde. É docente e pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, docente da Faculdade São Leopoldo Mandic e pesquisador associado do NEPP/Unicamp. Atualmente é Coordenador de Projeto e Presidente do IPADS-Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social no projeto HUBCRIE.

Yara Carnevalli Baxter, PhD
(Novartis Foundation)
Graduada em Nutrição, com Mestrado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (FMUSP). Participou em cursos locais e internacionais de liderança e gestão. Com início da carreira no Hospital das Clínicas da FMUSP por 12 anos, atuou em assistência, ensino e pesquisa. Trabalhou na Novartis Brasil por 21 anos, dirigindo os Negócios da Nutrição Hospitalar, Oncologia e na Diretoria de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa. Atualmente representa a Fundação Novartis nas suas atividades no Brasil para o projeto Better Hearts Better Cities.

Mark Barone, PhD
(FórumCCNTs)
Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.
Parceiros Corporativos

Comentários