Câncer de Mama: como implementar o PCDT e salvar mais mulheres? - 27/6 às 16h
- FórumDCNTs
- 27 de jun.
- 5 min de leitura
Atualizado: 30 de jun.
Objetivo:
Entender o potencial da implementação do PCDT de Câncer de Mama para otimizar e potencializar a linha de cuidado e melhorar significativamente o cenário desse tipo de câncer no país.
Conhecer estratégias e modelos que permitem diagnóstico precoce e tratamento mais eficaz, reduzindo mortes associadas ao Câncer de Mama.
Reunir as principais instituições dos setores público, privado, hospitais especializados, sociedades médicas e associações voltadas à oncologia para firmamos o compromisso de implementar o PCDT de Câncer de Mama, ampliando programas exitosos no país.
Agenda:
16h00-16h15 – Abertura e Contextualização (Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)
16h25-16h30 – Quais aspectos em relação ao câncer de mama se destacaram no ofício assinado por 45 líderes ao Ministério da Saúde, encaminhado em março deste ano? (Celina Martins, IVOC) (Vídeo)
16h35-16h40 – Como o fortalecimento da Linha de Cuidado do Câncer de Mama se traduz em melhores desfechos? (Kátia Audi, ANS) (Vídeo)
16h45-16h50 – Como a implementação integral do PCDT de Câncer de Mama melhorará desfechos no Brasil? (Luciana Holtz, Oncoguia) (Vídeo)
16h55-17h00 – Quanto Pernambuco já avançou no enfrentamento ao Câncer de Mama? (Jurema Telles, SES-Pernambuco | IMIP) (Vídeo)
17h05-17h10 – Quais as próximas etapas para a implementação do PCDT de Câncer de Mama em território nacional? Quais os principais avanços esperados? (Sandro Martins, EBSERH) (Vídeo)
17h15-17h45 – Debate com todos os painelistas – Como os diferentes setores podem se unir para a implementação definitiva do PCDT de Câncer de Mama? (Moderação: Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)
Painelistas e Moderador

Celina Martins
(IVOC)
Graduada em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Especializou-se em Advocacy e Comunicação pela American Cancer Society (ACS). Trabalhou em diversos veículos de comunicação e tem experiência na criação de conteúdos e mobilização social. Exerceu atividades relacionadas a políticas públicas em hospitais como AC Camargo, na indústria farmacêutica Shire (atual Takeda), em organizações do Terceiro Setor como ADJ Diabetes Brasil, e consultorias como SEI, Yaba e Pró-Bem. Presta serviços para organizações sociais na área da saúde e infância. Atualmente é consultora de advocacy do Instituto Vencer o Câncer (IVOC).

Flávia Martins
(Roche)
Graduada em Fisioterapia e Direito, com especializações em Gestão Pública e Direito Administrativo. Possui ampla experiência no setor público, com atuação estratégica em saúde, políticas públicas e gestão governamental. Foi Chefe de Gabinete no Ministério da Cultura, atuando na articulação institucional. Ocupou cargos de liderança na Secretaria de Saúde do DF e no Ministério da Defesa, contribuindo para a coordenação de políticas intersetoriais. No Ministério da Saúde, foi Coordenadora-Geral de Economia da Saúde e de Projetos de Cooperação Técnica no SUS, liderando estudos sobre investimentos em saúde, formulação de políticas públicas e parcerias nacionais e internacionais. Atualmente, é Gerente de Relações Governamentais na Roche.

Iza Arruda
(Deputada Federal)
Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Integrada do Recife (FIR), com especialização em Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE Cursos). Possui ampla experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Atuou como coordenadora do Curso de Fisioterapia e como diretora de Saúde da Clínica Universitária de Reabilitação e Educação no Centro Universitário, além de ter exercido o cargo de Vice-Reitora do Centro Universitário Facol – Unifacol, em Vitória de Santo Antão (PE). Na gestão pública, foi eleita 1ª Coordenadora Adjunta da Secretaria da Mulher para o biênio 2023-2025. Atualmente, exerce mandato como Deputada Federal e preside o MDB Mulher no Estado de Pernambuco.

Jurema Telles, MD, MSc, PhD
(SES-Pernambuco | IMIP)
Graduada em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE), com especializações em Clínica Médica, Cancerologia Clínica e Gestão da Saúde (FDC/IESL). É mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da UPE e doutora em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA/IMIP). Possui ainda especialização em Bioética pela Universidade do Porto, em Portugal. É sócia do NEoH Memorial e membro das Câmaras Técnicas de Cancerologia, Cuidados Paliativos e Terminalidade da Vida do Conselho Federal de Medicina. Atua como tutora do curso de Medicina da FPS, coordenadora do projeto “Útero é Vida” da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, coordenadora de Oncologia do IMIP e coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Cuidados Paliativos da mesma instituição.

Kátia Audi
(ANS)
Graduada em Saúde e Educação Físcia pela Universidade Gama Filho, especialista em Gestão Hospitalar e Psiquiatria Social pela Fundação Oswaldo Cruz e MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como Chefe de Divisão de Assistência Extra Hospitalar e Coordenadora Substituta do Núcleo de Atenção Intensiva à Criança Autista e Psicótica – NAICAP no Instituto Municipal Philippe Pinel. Professora do MBA em Saúde Suplementar - da Universidade Católica de Petrópolis - IPETC e do MBA Gestão Estratégica em Saúde e Qualidade de Vida Integrada ao Negócio da Associação Paulista de Medicina. Mais de 24 anos na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualmente sendo Assessora de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial/AEEIQ/GEEIQ/DIDES/ANS.

Luciana Holtz
(Oncoguia)
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Especialista em Bioética pela Faculdade de Saúde Pública da FMUSP e Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Emílio Ribas. Atuou como Psico-oncologista em instituições públicas e privadas, Conselheira Suplente do Conselho Nacional de Saúde, Coordenou a Iniciativa Global para a Conscientização do câncer de mama no Brasil da Ong Susan G. Komen for the cure e focou toda sua carreira na área do câncer, tornando-se também uma empreendedora social Fellow Ashoka. Fundadora do Instituto Oncoguia, onde atualmente é Presidente.

Maira Caleffi, MD, PhD
(FEMAMA | IGCC)
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Medicina pela PUC do RS, Residência de Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e especialização em Mastologia pelo Guy's Hospital, Reino Unido. Doutorado em Medicina na Universidade de Londres, Reino Unido, e pós-doutorado em Genética e Câncer de Mama na Universidade Vanderbilt, EUA. Consultora técnica da WHO para a implementação do Global Breast Cancer Initiative. Atua como membro do Conselho de Administração da União Internacional de Controle do Câncer (UICC) e é Lider do Comitê Executivo do City Cancer Challenge Porto Alegre, atua como Presidente eleita do Conselho de Diretores do IGCC (Instituto de Governança e Controle do Câncer). É Fundadora e Presidente Voluntária da FEMAMA e IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul).

Sandro Martins, MD, PhD
(EBSERH)
Médico, Oncologista Clínico, Doutor em Ciências - Oncologia Torácica (FMUSP), foi membro da Comissão Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde (CONITEC, 2011 - 2018) e Assessor da Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (CATEPS/ANVISA, 2004 - 2007). Comprometido em ajudar a saúde, gestores e formuladores de políticas governamentais a entendem a estrutura da ATS, o acesso ao mercado e os atuais impulsionadores tecnológicos para medicamentos no Brasil. Atualmente é Médico Titular da Oncoclínicas/DF e do Hospital Universitário de Brasília (EBSERH).

Mark Barone, PhD
(FórumCCNTs)
Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.
Parceiros Institucionais

Parceiro Corporativo

Comments