top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS divulga relatório de experiências vividas por pessoas com condições crônicas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lança a Série "Intenção de Ação - Poder do Povo: Perspectivas de indivíduos com experiência vivida de doenças crônicas não transmissíveis, condições de saúde mental e condições neurológicas". A Intention to action Series tem por objetivo envolver as pessoas com Condições/Doenças Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs/DCNTs), principalmente na área de saúde mental e neurológica.

"Pessoas com CCNTs devem estar no centro das decisões que impactam suas vidas, e as vidas daqueles com quem se importam. Elas são a chave para a concepção de planos de saúde eficazes, inclusivos e equitativos em intervenções que não deixam ninguém para trás. Suas vozes podem abrir oportunidades para superar barreiras no acesso e na manutenção dos cuidados de saúde", conforme descrito no relatório.


Os estudos de caso foram desenvolvidos usando pesquisa participativa por meio de grupos de pessoas com DCNTs, condições de saúde mental e condições neurológicas no final de 2021, com participação de brasileiros. Este relatório, que faz parte da primeira publicação da série, inclui seis estudos de caso de 12 pessoas com experiência em diversas condições de saúde. Esses temas centrais exploram a:

  • Dinâmica de poder e reorientação para indivíduos com experiência vivida;

  • Tomada de decisão informatizada e alfabetização em saúde;

  • Envolvimento da comunidade em redes de saúde e sistemas de saúde mais amplos;

  • Experiência vivida como prova e perícia;

  • A importância do envolvimento de grupos marginalizados;

  • Advocacy e direitos humanos.

Essa é a primeira publicação da série Intenção de Ação da OMS, que visa aumentar a limitada base de evidências sobre o impacto do envolvimento significativo e abordar a falta de abordagens padronizadas sobre como operacionalizar o envolvimento significativo. A série pretende fornecer uma plataforma a partir da qual pessoas com experiência, e defensores organizacionais e institucionais, possam compartilhar soluções, desafios e práticas promissoras relacionadas a essa agenda. Ela também visa fornecer narrativas poderosas, inspiradoras e evidências para a Quarta Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre DCNTs em 2025 e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para 2030.


Acesse o documento aqui.



bottom of page