top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco capacita para tratamento de lesões do colo uterino

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com o Termo de Cooperação OPAS / OMS, realizou, a segunda fase do Curso de Cirurgia de Alta Frequência no Tratamento de Lesões de Alto Grau do Colo Uterino. No Hospital Agamenon Magalhães (HAM), o programa prático, com simuladores, teve a participação de 49 médicos, entre os quais servidores públicos da administração direta e indireta, mais residentes do terceiro ano de ginecologia obstetrícia.

A capacitação tem por objetivo aperfeiçoar o atendimento de mulheres que apresentem lesões pré-cancerosas no colo uterino. A partir da formação no curso, os médicos vão poder tratar a maioria das pacientes de forma ambulatorial, na própria região de saúde delas, sem a necessidade de lavá-las para a mesa de cirurgia. A simplificação no atendimento e nos cuidados à mulher torna o processo mais rápido.

No vídeo abaixo, Dra. Letícia Katz fala sobre a capacitação que aconteceu no Estado de Pernambuco e sua importância.

Como produto final desta intervenção, será elaborado um protocolo com a normatização do procedimento para o tratamento dessas lesões visando à segurança das pessoas e dos profissionais de saúde do Estado de Pernambuco. Fonte: http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/secretaria-executiva-de-atencao-saude/ses-pe-capacita-para-tratamento-de-lesoes-no-colo

bottom of page