top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS lança plano de ação global com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lança o material “Colaboração mais forte, saúde melhor – Plano de ação global para uma vida saudável e bem-estar para todos”. Esse Plano de Ação Global, estabelecido em 2019, reúne 13 agências multilaterais de saúde, desenvolvimento e humanitárias.

O documento tem por objetivo fortalecer ainda mais a colaboração entre organizações multilaterais para garantir uma recuperação equitativa e resiliente da pandemia de COVID-19 e assim recuperar o tempo perdido e acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à saúde.


O Plano de Ação Global para Vidas Saudáveis ​​e Bem-Estar para Todos (The Global Action Plan for Healthy Lives and Well-being for All, em inglês) é uma plataforma para melhorar a colaboração entre os principais atores da saúde global, com mandatos específicos, mas complementares. A partir dele, as agências se comprometem a alinhar suas formas de trabalho para fornecer suporte mais simplificado aos países e reduzir ineficiências. Embora referido como um plano “global”, o valor agregado do ODS3 reside no apoio, ação e progresso coordenados nos países.


O material é objetivo e interativo, com infográficos, tabelas e links para um melhor entendimento do conteúdo. Ele está dividido seis partes:

  1. O que é o ODS3?

  2. Qual é o objetivo?

  3. O que é necessário?

  4. Como funciona?

  5. Responsabilidade

  6. Mudanças e soluções

O Diretor Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou a importância do empenho de cada ator para que as nações caminhem de forma igualitária. “Embora a colaboração seja o caminho, o impacto é o destino”.



bottom of page