• FórumDCNTs

Premiação da OMS do Dia Mundial Sem Tabaco - inscrições até 11/03/2022

Todos os anos, em 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros celebram o Dia Mundial sem Tabaco (WNTD). A campanha anual é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre os malefícios do tabaco e desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma. Em 2022, o tema da campanha será “Tabaco: Ameaça ao Nosso Meio Ambiente”. Tenciona-se aumentar a conscientização pública sobre o impacto ambiental do tabaco, desde o cultivo, passando pela produção, a distribuição e os resíduos, o que pode promover uma razão adicional ao abandono do tabaco.

Concomitante à celebração da data, todos os anos, a Organização abre chamada pública para que indivíduos ou organizações em cada uma das seis regiões da OMS sejam premiados e reconhecidos por suas realizações na área de controle do tabaco. Em anos recentes, o Brasil esteve presente, quando em 2020 o Dr. Drauzio Varella recebeu o prêmio, assim como em 2021, quando a Dra. Tânia Cavalcante foi agraciada com a premiação.

O período de nomeações ao referido prêmio estão abertas até 11 de março de 2022. No total, haverá um máximo de seis prêmios WNTD por região da OMS, incluindo até dois potenciais vencedores que receberão reconhecimento especial por meio do Prêmio de Reconhecimento Especial do Diretor-Geral da OMS. Os vencedores serão anunciados pela sede da OMS no site da Iniciativa Livre do Tabaco da OMS na semana anterior a 31 de maio. Para mais detalhes e instruções sobre como enviar indicações, visite o seguinte site: https://www.who.int/news-room/articles-detail/world-no-tobacco-day-2022-awards Em breve, a página do Dia Mundial sem Tabaco 2022 também estará disponível na página Controle do Tabaco no site da OPAS.