top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Abertas as inscrições para o VI Prêmio SBIm de Jornalismo, com o tema "Hesitação vacinal: causas, consequências e soluções" - Até 31/8

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), anuncia a abertura das inscrições para o VI Prêmio SBIm de Jornalismo em Saúde. O tema da atual edição é "Hesitação vacinal: causas, consequências e soluções". A iniciativa foi criada em 2009 pela SBIm com os objetivos de estimular a produção de reportagens sobre imunizações e de reconhecer o valor dos profissionais de comunicação para a saúde pública do Brasil. As inscrições vão até 31/8.


Foto: Divulgação

O que é hesitação vacinal?


A hesitação vacinal é definida como o atraso ou a recusa em receber as vacinas recomendadas, apesar da disponibilidade nos serviços de saúde. Varia conforme o contexto, momento, lugar e tipo de vacina. O fenômeno, multifatorial e de difícil resolução, está entre as principais causas dos índices de vacinação insuficientes no país. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou a hesitação vacinal como uma das dez principais ameaças à saúde pública.



O prêmio está dividido em três categorias:


  • impressos (jornais ou revistas)

  • eletrônicos (rádio e televisão)

  • digitais (internet e agência de notícias)


Serão aceitas matérias sobre o tema do concurso, de um ou mais autores, veiculadas a partir de 31 de maio. Os vencedores em cada categoria receberão R$ 6.000,00. Os segundos colocados, R$ 3.000,00. São aceitos até dois trabalhos por concorrente. A comissão julgadora contará com importantes nomes do jornalismo e da saúde no Brasil:


  • Guido Levi | Presidente da Comissão de Cultura e Memória e de Ética da SBIm e membro da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

  • Heródoto Barbeiro | Comentarista do portal R7 e âncora da Nova Brasil FM

  • Lúcia Helena Oliveira | Jornalista especializada em Saúde

  • Luís Felipe Sardenberg | Oficial de comunicação da OPAS e da OMS

  • Luis Fernando Correia | Coordenador de Relações Institucionais do Hospital Samaritano


Os trabalhos deverão ser inscritos de 31 de maio de 2024 até às 23h59 de 31 de agosto de 2024.


Acesse o regulamento e saiba mais informações do Prêmio aqui.


A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) é uma entidade científica sem fins lucrativos fundada em 1998 para agregar profissionais de diferentes especialidades que atuam na área. As /principais missões da instituição são oferecer oportunidades de atualização científica e reciclagem, elaborar calendários e manuais, atuar junto aos órgãos públicos e participar das decisões do Programa Nacional de Imunizações (PNI), defender a regulamentação da atividade de vacinação, zelar pelo respeito à ética e valorizar permanentemente as vacinas como ferramentas vitais para a promoção da saúde pública.


A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.


O organismo internacional oferece cooperação técnica em saúde a seus países membros; combate doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis, bem como suas causas; e fortalece os sistemas de saúde e de resposta ante emergências e desastres.


Fonte: SBIm

Comments


bottom of page