top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

FAPESP abre chamada para propostas sobre doenças raras e deficiência intelectual - Até 30/01/2023

A Agência FAPESP, em colaboração com o Instituto Jô Clemente (IJC), abriu chamada de propostas para pesquisa sobre doenças raras e deficiência intelectual. O prazo de submissão termina no dia 30 de janeiro de 2023.

O edital está aberto a propostas de financiamento na modalidade Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador, voltado a cientistas com experiência internacional e ainda sem vínculo empregatício com uma instituição de pesquisa no Brasil. Serão selecionados até quatro projetos para serem desenvolvidos no Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (Cepi) do IJC.


O edital estabelece duas frentes para a elaboração das propostas: uma envolvendo pesquisas sobre doenças lisossomais e outra focada em políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência intelectual no Estado de São Paulo que sejam baseadas em evidências e utilizem ciência de dados e inteligência artificial. Os projetos devem buscar soluções técnico-científicas que ofereçam um panorama das condições de saúde, educação, assistência social, vulnerabilidade social e garantias de direitos para essa população, por meio de levantamentos de dados primários e ou secundários das pessoas com deficiência intelectual.


De acordo com Luciene Covolan, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e assessora científica do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do IJC, existe a expectativa de contratação dos pesquisadores selecionados na chamada. “A depender da proposta e do histórico do proponente, pode ser um projeto na casa de R$ 2 milhões e todos os equipamentos vão ser instalados no IJC, especificamente para a pesquisa”, revela.


Os candidatos passarão por uma pré-seleção que terá por base os critérios de elegibilidade para a modalidade Jovem Pesquisador e uma verificação pelo Instituto Jô Clemente quanto ao alinhamento dos projetos à área temática da chamada. Os pré-selecionados serão então convidados a fazer a submissão do projeto de pesquisa completo, por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), até 30 de abril de 2023.


A chamada está disponível aqui.


bottom of page