top of page

OMS divulga relatório mundial sobre determinantes sociais da equidade em saúde

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • 7 de mai.
  • 1 min de leitura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira (6) o Relatório mundial sobre determinantes sociais da equidade em saúde, um material desenvolvido a fim de analisar o progresso insuficiente no cumprimento das metas da Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde para alcançar a equidade em saúde e concentra a narrativa e a agenda de ação no que produz e reproduz as desigualdades em saúde e quais soluções políticas comprovadas estão disponíveis.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

As lacunas inaceitáveis ​​na expectativa de vida saudável das pessoas ainda persistem e com relação direta com as comunidades às quais pertencem, nível de educação, raça e etnia, renda e riqueza, gênero e da existência ou não de alguma deficiência. Os determinantes sociais da equidade em saúde – ou seja, as condições em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, e o acesso das pessoas a poder, dinheiro e recursos – têm uma influência poderosa nessas lacunas de saúde evitáveis ​​e injustas.


O relatório inclui 14 recomendações específicas para ação em quatro áreas de ação. Exemplos de países ao longo do relatório apresentam ações e estratégias diversas para colocar em prática as recomendações do relatório em diferentes contextos. O relatório visa informar a formulação de políticas globais, nacionais e locais, fornecendo uma base para ações coordenadas e investimentos em determinantes sociais da equidade em saúde. O relatório foi desenvolvido com a contribuição de grupos científicos e consultivos de políticas, artigos encomendados e revisões de evidências, extensas contribuições internas nos três níveis da OMS e consulta aos Estados-Membros por meio do Conselho Executivo e da Assembleia Mundial da Saúde.


Fonte: OMS

Comments


bottom of page