top of page
  • FórumDCNTs

WHF divulga atualização do Road Map do Colesterol e das Ferramentas de Advocacy

As doenças cardiovasculares ateroscleróticas, incluindo infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica, são as principais causas de morte prematura, incapacidade e gastos com saúde em todo o mundo. Prevenir o acúmulo de lipoproteínas contendo colesterol na parede do vaso é fundamental para qualquer estratégia que vise à prevenção e redução dessas condições crônicas de saúde. Nesse sentido, a World Heart Federation (WHF) divulgou uma atualização sobre os avanços dos conceitos e novas políticas para prevenir melhor as doenças cardiovasculares ateroscleróticas.

A WHF alerta para o aumento da prevalência dessas condições tanto em em países de baixa e média renda, onde reside a grande maioria da população global, mas também em países de renda mais alta, atingindo inclusive os adultos jovens. De acordo com a WHF, o surgimento precoce dessa condição crônica não transmissível (CCNT) traz consequências graves para a pessoa afetada, mas invariavelmente afeta o crescimento econômico dos países por acirrar a baixa produtividade do trabalhador que, muitas vezes, acaba sendo afastado das suas atividades.


A atualização do Road Map do Colesterol fornece uma estrutura conceitual para o desenvolvimento de políticas nacionais e abordagens de sistemas de saúde, de modo que os potenciais obstáculos ao controle do colesterol e à prevenção de doenças cardiovasculares possam ser superados. O documento foi atualizado a partir de uma revisão de diretrizes e artigos de pesquisa publicados desde 2017, e consulta a um comitê composto por especialistas em tratamento clínico de dislipidemias e pesquisa de sistemas de saúde em países de baixa e média renda.


Além disso, para apoiar a defesa do controle do colesterol e de uma melhor saúde cardiovascular, a WHF está lançando uma versão atualizada do Toolkit de Advocacy do Colesterol. O kit de ferramentas inclui as informações mais recentes extraídas do Road Map do Colesterol, bem como ferramentas práticas para apoiar os esforços de defesa do colesterol nos níveis local e regional. O material pode ajudar indivíduos e organizações de várias maneiras – desde o desenvolvimento de uma estratégia de advocacy do colesterol até a formação de parcerias de defesa, chegando à mídia e/ou agendando reuniões com os principais tomadores de decisão locais e nacionais.



Acesse o Road Map do Colesterol aqui.


Acesse o Toolkit de Advocacy do Colesterol aqui.

Fonte: World Heart Federation

bottom of page