top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

CCNTs/DCNTs, Saúde Digital e Interoperabilidade - 07/07, às 16h


Objetivos:

  • Reconhecer gargalos para a interoperabilidade de sistemas que perpassem os diferentes níveis de atenção e permitam aprimorar a gestão da pessoa com DCNT/CCNT e facilitar sua jornada.

  • Identificar programas de saúde digital que têm trazido qualidade de cuidados para condições e doenças crônicas não transmissíveis, mesmo em regiões mais remotas do Brasil.

  • Conhecer planos para avanços na área que beneficiarão pessoas com CCNTs e engajar os diferentes setores para dar escala e agilidade a esses planos.

Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Michele Mello, Roche (Vídeo)

  • Iseli Reis, FlexiMedical (Vídeo)

  • Arthur Aguillar, Instituto de Estudos para as Políticas de Saúde (IEPS) (Vídeo)

16h25-16h30 – Como a Saúde Digital e sua Interoperabilidade permitem avançar nos cuidados com CCNTs no país? (Lincoln Moura Júnior, SBIS) (Vídeo)


16h35-16h40 – Como a Telessaúde de Minas Gerais tem permitido melhorar desfechos cardiovasculares? (Isabela Borges, UFMG) (Vídeo)


16h45-16h50 – Como o programa de saúde digital em Pouso Alegre e região tem permitido avançar nos cuidados de pessoas com condições crônicas não transmissíveis? (Silvia Regina da Silva, SMS-Pouso Alegre/MG) (Vídeo)


16h55-17h00 – O que ainda falta e onde os municípios já têm avançado em interoperabilidade de sistemas e implementação de saúde digital para melhorar o desfecho de condições crônicas não transmissíveis? (Alan Silva, COSEMS/MG | SMS-Divinópolis/MG) (Vídeo)


17h05-17h10 – Quais planos de Saúde Digital e Interoperabilidade do Ministério da Saúde beneficiarão diretamente os cuidados de pessoas com CCNTs/DCNTs? (Gabriella Neves, Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h15-17h55 – Debate – Como as instituições presentes colaborarão durante os próximos 4 anos para avanços consistentes na implantação de estratégias digitais com interoperabilidade, que permitam melhorar desfechos de CCNTs no país? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Alan Silva, COSEMS/MG | SMS-Divinópolis/MG

  • Isabela Borges, UFMG

  • Iseli Reis, FlexiMedical

  • Lincoln Moura Júnior, SBIS

  • Mauricio Barreto, Fiocruz Bahia

  • Michele Mello, Roche

  • Paula Santos, Ministério da Saúde

  • Silvia Regina da Silva, SMS-Pouso Alegre/MG

Painelistas e Moderador

Alan Silva

(COSEMS/MG | SMS-Divinópolis/MG)

Graduado em Farmácia/Bioquímica, Análises Clínicas e Toxicológicas, pela Universidade José do Rosário Vellano. Atuou como Superintendente Regional de Saúde da Macro Região de Saúde Oeste e como Coordenador de Vigilância em Saúde da Macrorregião Oeste. Promoveu a interlocução com os Colegiados Microrregionais de Saúde, como CIB e CIB-SUS, bem como os Conselhos Municipais de Saúde e Consórcios de Saúde na Região e Colegiado dos Prestadores de Serviços Hospitalares. Atualmente é Secretário Geral do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde Divinópolis/MG.


Arthur Aguillar, MSc

(IEPS)

Graduado em Economia pela Pontífícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Mestrado em Desenvolvimento Internacional pela Harvard Kennedy School. Foi coordenador de Projetos e Avaliação da Escola de Inovação e Políticas Públicas do Ministério da Educação. Colaborou com JPAL, LSE e ASER/Pratham na coordenação de projetos de pesquisa e avaliações de impacto em saúde e educação. Atualmente é Diretor de Políticas Públicas no Instituto de Estudos para as Políticas de Saúde (IEPS).


Isabela Borges, MD, PhD

(UFMG)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da UFMG, Doutora em Infectologia e Medicina Tropical pela UFMG com o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical da UFMG, realizando pesquisa na área de biomarcadores e antibioticoterapia em sepse em 2019. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Clínica Médica e Chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica da Faculdade de Medicina da UFMG, além de Coordenadora Clínica do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG.


Iseli Reis

(Fleximedical)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fez extensão universitária em Arquitetura Hospitalar e em acessibilidade para pessoas com deficiência física pela FUPAM (USP), Certificada em acessibilidade pela Prefeitura de São Paulo e atuou por 18 anos na RPR Arquitetura, assim como no Planejamento de áreas hospitalares, além de ter fundado e trabalhado na Fleximedical como Arquiteta Hospitalar e Diretora de Operações. Atualmente é CEO da Fleximedical.


Lincoln Moura Júnior, MSc, DIC, PhD

(SBIS)

Graduado em Engenharia Eletricista pela EESC-USP, Mestrado em Engenharia Biomédica pelo Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ e Doutorado pelo Imperial College, Londres. Possui uma longa e profunda experiência na concepção, pesquisa e desenvolvimento de aplicações de tecnologia em medicina e em saúde, tendo trabalhado em organizações como o InCor, o Hospital das Clínicas de São Paulo, a Oracle do Brasil, a Accenture e o Ministério da Saúde. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBED), Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e da IMIA-LAC, da Federação Regional Latino Americana de Informática em Saúde e coordenador da Comissão Especial de Estudo em Informática em Saúde da ABNT. Foi, ainda, Presidente da IMIA – the International Medical Informatics Association de 2013 a 2015. Atualmente é Consultor em Estratégias de Saúde Digital como instrumento essencial de melhoria da Saúde.


Mauricio Barreto, MD, MSc, PhD

(Fiocruz Bahia)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA),

Mestrado em Saúde Comunitária pela UFBA e Ph.D. em Epidemiologia pela University of London. Compôs o Grupo Técnico Assessor sobre Evidência e Inteligência para a Ação na Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA), onde foi professor de 1980 a 2013 também na graduação. Atualmente é co-fundador e Coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para a Saúde (CIDACS – Fiocruz Bahia).


Michele Mello

(Roche)

Graduada em Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP). Há mais de 10 anos no setor privado com vasta experiência, atuou como monitora de pesquisa clínica e analista de projetos clínicos, coordenadora de operações clínicas, Gerente Regulatório e Start-up, Líder de Suporte Comercial e Gerente de Assuntos Regulatórios Latam. Atualmente é Gerente de Assuntos Governamentais na Roche.


Paula Santos, MSc, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Helio Alonso, Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É servidora da FIOCRUZ há mais de 20 anos, assessora da Vice Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional, com atuação na formulação e implantação de políticas institucionais, coordenação de projetos nas áreas de Ciência Aberta, Gestão do Conhecimento e Avaliação de Impacto Social. Também colabora como professora no Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e Coordenadora do curso de Educação à Distância em Ciência Aberta. Atualmente é Coordenadora-Geral de Inovação e Informática em Saúde na Coordenação-Geral de Inovação em Sistemas Digitais (CGIIS) do DATASUS, no Ministério da Saúde.


Silvia Regina da Silva

(SMS-Pouso Alegre/MG)

Graduada em Matemática, Pós-graduada em Gestão Hospitalar pelo Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG, o PROHOSP e Gestão Estratégica em Instituições de Ensino. Atuou como Diretora Executiva da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), na qual fez parceria com a Univás para reestruturação de instalações em aparelhos de fisioterapia em Pouso Alegre. Atualmente é Secretaria de Saúde da cidade de Pouso Alegre/MG, e membro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Pouso Alegre/MG.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Coordenador Geral do FórumDCNTs, Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.

Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo



Commentaires


bottom of page