top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Vacinas: Atualizações, Avanços e Perspectivas - 24/04

Vacinas: Atualizações, Avanços e Perspectivas

Grupos Prioritários, CCNTs/DCNTs e Toda a População


Objetivos:

  • Revisar o status da cobertura vacinal e as consequências que já estão sendo observadas no país.

  • Entender quais vacinas específicas já estão - e quais ainda não estão - disponíveis para pessoas com CCNTs/DCNTs nos CRIEs e como otimizar seu acesso.

  • Engajar instituições dos diferentes setores para ações imediatas, com o objetivo de elevar os patamares de cobertura vacinal a níveis seguros para grupos prioritários e toda a população.


Agenda:


16h00-16h20–Abertura e Contextualização (Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Mauricio Mendonça, Sanofi (Vídeo)

  • Lely Guzmán, OPAS (Vídeo)

  • Margareth Dalcolmo, SBPT, Fiocruz e ANM (Vídeo)

  • Eder Gatti, Ministério da Saúde (Vídeo)


16h30-16h35 – Baixa cobertura vacinal também é sentida nos CRIE? Como potencializar a busca por CRIE? (Lorena Diniz, CRIE Goiás) (Vídeo)


16h40-16h45 – Novos dados sobre o status atual da cobertura vacinal e consequências já sentidas no Brasil (Tércia Silva, UFMG) (Vídeo)


16h50-16h55 – Como o CONASEMS tem orientado e apoiado os municípios em ações para reverter a baixa cobertura vacinal? (Alessandro Chagas, CONASEMS) (Vídeo)


17h00-17h05 – Há vacinas ainda mais efetivas para grupos de maior risco que ainda não foram aprovadas ou incorporadas aos serviços públicos no Brasil? (Renato Kfouri, SBIm | SBP) (Vídeo)


17h10-17h15 – Quais ações estão em curso para retornar a cobertura vacinal a seu patamar de 1990/2000? (Helena Sato, SES-SP) (Vídeo)


17h20-17h25 – Quais ações estão em curso para retornar a cobertura vacinal a seu patamar de 1990/2000? (Nésio Fernandes, Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h30-18h00 – Debate – Engajamento dos diferentes setores para ampliar cobertura vacinal, conhecimento sobre e busca por CRIE (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)



Painelistas e Moderador

Alessandro Chagas

(CONASEMS)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Análises Clínicas. Experiência em Gestão Pública, Políticas Públicas, Assessoria, Auditoria, Análises Clínicas, com ênfase em Bioquímica, Epidemiologia e Farmácia Hospitalar. Consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e atualmente é Assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).


Eder Gatti, MD, MSc, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Residência Médica em Infectologia no Instituto de Infectologia Emílio Ribas - São Paulo, Especialização em Epidemiologia de Campo pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo - EPISUS-SP, Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Doutor em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente é Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreviníveis no Ministério da Saúde.


Margareth Dalcolmo, MD, PhD

(SBPT | Fiocruz | ANM)

Graduada em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Residência Médica em Pneumologia, Especialização em Pneumologia Sanitária pela Fiocruz e Doutorado em Pneumologia pela UNIFESP. Criadora e Coordenadora do ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (Fiocruz). Investigadora principal do Estudo BRACE com a vacina BCG para COVID-19. Durante a pandemia de COVID-19 foi membro do Grupo Assessor do Ministério da Saúde, membro do Grupo Assessor do Governo do Estado do Rio de Janeiro (março a maio de 2020), e do Grupo Com Ciência, do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela FAPERJ. Atualmente é Presidenta da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e Embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação.


Helena Sato, MD, MSc, PhD

(SES-SP)

Graduada em Medicina, Mestrado em Medicina (Pediatria) e Doutorado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: eventos adversos pós-vacina, estudos de soroconversão, vacina contra febre amarela, estratégias de vacinação, vacina BCG e vacina contra rubéola. Atualmente é Coordenadora do Programa Estadual de Imunização do CVE "Prof Alexandra Vanjac"/CCD/SES-SP.


Lely Guzmán, MSc

(OPAS/OMS)

Graduada em Optometria, Epidemiologista, Sanitarista, Bioeticista e Mestre em Bioética. Coordenadora da Unidade Técnica de Família Gênero e Curso de vida e Especialista em Imunização da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS no Brasil.


Mauricio Mendonça, MSc, PhD

(Sanofi)

Graduado em Economia, Mestre em Economia pela Unicamp e Doutor em Economia pela Universidade de Paris. Atuou no Ministério da Ciência e Tecnologia, foi diretor no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), gerente executivo na Confederação Nacional da Indústria. Atualmente é Diretor de Public Affairs da Sanofi para o Brasil.


Nésio Fernandes, MD

(Ministério da Saúde)

Graduado em Medicina pela Escola Latino-americana de Medicina, ELAM (Cuba), revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, titulado e certificado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde. Foi Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (TO), médico da estratégia da saúde da família e Secretário Municipal da Saúde de Palmas (TO), além de atuar como Secretário de Estado da Saúde do Governo do Espírito Santo e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (CONASS). Atualmente é Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.


Renato Kfouri, MD

(SBP | SBIm)

Graduado em Medicina, Especialista em Pediatria e Neonatologia no Hospital do Servidor Público Estadual e em Infectologia Pediátrica na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Vasta experiência como membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, presidente do Departamento de Imunizações da SBP, membro da Diretoria de Cursos e Eventos da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), membro da European Society of Pediatric Infectious Diseases (ESPID) e membro da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE). Atualmente é o Primeiro Secretário da SBIm.


Lorena Diniz, MD

(CRIE Goiás | ASBAI)

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença. Residência Médica em Pediatria no HICF-SP, Especialista em Alergia e Imunologia na USP-SP. Vasta experiência como Membro da Comissão Nacional de Imunização da ASBAI, Médica na SES-GO, Preceptora da Residência Médica de Pediatria no H.M.I. da Secretaria do Estado de Goiás e Médica do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE-GO). Membro da Comissão de Imunização da ASBAI. Atualmente é Conselheira de Administração na Unimed Goiânia.


Tércia Moreira, MsC, PhD

(UFMG)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestrado e Doutorado em Ciência Animal pela UFMG. Atua como professora da Escola de Enfermagem da UFMG e no Departamento Materno Infantil e Saúde Pública com ênfase em: Imunizações, Saúde Coletiva, Enfermagem Pediátrica e Assistência Integral à Saúde da Criança. Atualmente é Vice-Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação e membro da Câmara Técnica Assessora em Imunizações do Estado de Minas Gerais (CTAI-MG).


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Coordenador Geral do FórumDCNTs, Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.



Parcerias Institucionais




Parceiro Corporativo








bottom of page