• FórumDCNTs

Webinar - Como prevenir as doenças do coração?

As doenças cardiovasculares (infarto, AVC, hipertensão, colesterol alto) são a principal causa de mortes no Brasil e no mundo. Estima-se que 17,9 milhões de pessoas morram por doenças cardiovasculares a cada ano, representando 31% de todas as mortes em nível global. A fim de entender esse risco para a população e identificar estratégias de prevenção e tratamento de qualidade, FórumDCNTs convidou grandes especialista no tema para um webinar especial, no dia 11 de dezembro. Além das doenças cardiovasculares, a abordagem sobre seus fatores de risco modificáveis (tabaco, alimentação não saudável, sedentarismo e uso nocivo do álcool) será debatida. Os palestrantes interagirão com quem estiver assistindo, respondendo a perguntas e comentários. Não perca a oportunidade de participar!


Assista à Gravação do Webinar Aqui!

Assuntos Principais: - Por que as doenças cardiovasculares (infarto, AVC, etc.) causam tantos óbitos prematuros? É possível prevení-las?

- O Brasil observou redução das mortes prematuras por doenças cardiovasculares nos últimos anos. Há risco de esta redução ser revertida com o aumento da prevalência de obesidade na população?

- Há programas nacionais para melhorar prevenção e cuidados com doenças cardiovasculares (incluindo pressão e colesterol altos)? Como os cidadãos podem participar desses programas?


Agenda:


15h00 - Abertura (Patricia Vieira de Luca, AHF e FórumDCNTs) (Vídeo)

15h15-15h20 - O que esperar quanto à prevalência e o impacto das doenças cardiovasculares com a pandemia e aumento da obesidade? (Profa. Dra.Deborah Malta, UFMG, GBD Brasil) (Vídeo)

15h25-15h30 - Por que as doenças cardiovasculares ainda causam tantas mortes prematuras? Há como reverter esse quadro? (Dr. Luiz Bortolotto, SBH e InCor/FMUSP) (Vídeo)


15h35-15h40 - Há planos nacionais para prevenção e cuidados com doenças cardiovasculares (incluindo pressão arterial e colesterol altos)? (Dra. Luciana Sardinha, Ministério da Saúde) (Vídeo)


15h45-15h50 - Quais políticas públicas e comportamentos podem frear o desenvolvimento exacerbado das doenças cardiovasculares? (Mônica Andreis, ACT Promoção da Saúde) (Vídeo)


15h55-16h30 - Debate & Perguntas do público (Patricia Vieira de Luca, AHF e FórumDCNTs) (Vídeo)


Debatedores: