top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Webinar - Como prevenir as doenças do coração?

As doenças cardiovasculares (infarto, AVC, hipertensão, colesterol alto) são a principal causa de mortes no Brasil e no mundo. Estima-se que 17,9 milhões de pessoas morram por doenças cardiovasculares a cada ano, representando 31% de todas as mortes em nível global. A fim de entender esse risco para a população e identificar estratégias de prevenção e tratamento de qualidade, FórumDCNTs convidou grandes especialista no tema para um webinar especial, no dia 11 de dezembro. Além das doenças cardiovasculares, a abordagem sobre seus fatores de risco modificáveis (tabaco, alimentação não saudável, sedentarismo e uso nocivo do álcool) será debatida. Os palestrantes interagirão com quem estiver assistindo, respondendo a perguntas e comentários. Não perca a oportunidade de participar!


Assuntos Principais: - Por que as doenças cardiovasculares (infarto, AVC, etc.) causam tantos óbitos prematuros? É possível prevení-las?

- O Brasil observou redução das mortes prematuras por doenças cardiovasculares nos últimos anos. Há risco de esta redução ser revertida com o aumento da prevalência de obesidade na população?

- Há programas nacionais para melhorar prevenção e cuidados com doenças cardiovasculares (incluindo pressão e colesterol altos)? Como os cidadãos podem participar desses programas?


Agenda:


15h00 - Abertura (Patricia Vieira de Luca, AHF e FórumDCNTs) (Vídeo)

15h15-15h20 - O que esperar quanto à prevalência e o impacto das doenças cardiovasculares com a pandemia e aumento da obesidade? (Profa. Dra.Deborah Malta, UFMG, GBD Brasil) (Vídeo)

15h25-15h30 - Por que as doenças cardiovasculares ainda causam tantas mortes prematuras? Há como reverter esse quadro? (Dr. Luiz Bortolotto, SBH e InCor/FMUSP) (Vídeo)


15h35-15h40 - Há planos nacionais para prevenção e cuidados com doenças cardiovasculares (incluindo pressão arterial e colesterol altos)? (Dra. Luciana Sardinha, Ministério da Saúde) (Vídeo)


15h45-15h50 - Quais políticas públicas e comportamentos podem frear o desenvolvimento exacerbado das doenças cardiovasculares? (Mônica Andreis, ACT Promoção da Saúde) (Vídeo)


15h55-16h30 - Debate & Perguntas do público (Patricia Vieira de Luca, AHF e FórumDCNTs) (Vídeo)


Debatedores:

Profa. Dra. Deborah Carvalho Malta, MD, MSc, PhD

(UFMG, GBD Brasil)

Professora Associada e pesquisadora da Escola de Enfermagem da UFMG. Possui Pós-Doutorado (Universidade Nova de Lisboa), Doutorado em Saúde Coletiva (Universidade Estadual de Campinas), Mestrado em Saúde Pública (UFMG), Graduação em Medicina (Universidade Federal de Juiz de Fora), residência médica em Pediatria e Medicina Social. Trabalhou como diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde por 12 anos e coordenou inquéritos nacionais, como a Pesquisa Nacional de Saúde, o Vigitel, Pense e o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT no Brasil, 2011- 2022. Coordena o Grupo de Pesquisa do GBD Brasil.

Dra. Luciana Monteiro Vasconcelos Sardinha, MSc, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduada em Nutrição pela Universidade de Brasília, Especialização em Epidemiologia pela Universidade de Brasília e Especialização em Gestão Governamental pela UPIS, Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Brasília e Doutora em Epidemiologia pela Universidade de Brasília. Foi Consultora Nacional para doenças crônicas não transmissíveis da Organização PanAmericana de Saúde/Organização Mundial de Saúde e atualmente é Coordenadora Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, atua também como professora titular do curso de medicina do UNICEUB na área de saúde pública do idoso.


Prof. Dr. Luiz Aparecido Bortolotto, MD, MSc, PhD

(SBH e InCor/FMUSP)

Professor livre-docente colaborador médico junto ao Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP. Coordenador Técnico do Programa de Residência Multiprofissional em Prevenção e Terapêutica Cardiovascular pela FMUSP. Diretor da Unidade Clínica de Hipertensão, InCor-HCFMUSP. Graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1984. Doutorou-se também pela FMUSP em 1996. Faz parte do Programa de Tutoria Promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Diretor da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).


Mônica Andreis, MSc

(ACT Promoção da Saúde)

Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, Brasil. Especialista em Psicologia Hospitalar. Cofundadora e atual Diretora Executiva da ACT Promoção da Saúde, uma organização não-governamental sem fins lucrativos criada para apoiar a implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da OMS. A ACT atua hoje com controle do tabaco, promoção da alimentação adequada e saudável, prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Membro da Diretoria da Framework Convention Alliance (FCA) de 2014 a 2016. Membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030 no Brasil.


Moderadora:


Patricia Vieira de Luca, MSc

(AHF e FórumDCNTs)

Bacharel, Licenciada e Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo, atuando principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil durante os últimos 10 anos. Foi presidente e atualmente é Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).





bottom of page