• FórumDCNTs

Obesidade: Soluções Urgentes para esta Grave Epidemia 27/7

Objetivos:

  • Entender os fatores relacionados ao indivíduo, à sociedade e ao ambiente contemporâneo que estão tornando a obesidade a principal doença, causa de outras DCNTs e de óbitos no país.

  • Identificar estratégias efetivas para além da prevenção, visando tratar os mais de 40 milhões de brasileiros e brasileiras afetados.

  • Engajar os setores público, privado e terceiro setor em esforços multissetoriais para implementação de modelos com potencial para reverter a tendência de aumento exponencial da prevalência de obesidade e suas complicações.

Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização

  • Ronaldo Wieselberg, FórumDCNTs/ADJ (Vídeo)

  • Simone Tcherniakovsky, Novo Nordisk (Vídeo)

  • Cristiane Moulin, SBEM | ABESO (Vídeo)

  • Andrea Levy, Obesidade Brasil (Vídeo)

16h25-16h30 – Cenário da obesidade no Brasil e as políticas públicas integradas (Luisete Moraes, OPAS/OMS) (Vídeo)

16h35-16h40 – É possível tratar obesidade e reverter a curva ascendente de casos e intercorrências? (João Salles, Santa Casa - SP | SBD) (Vídeo)

16h45-16h50 – Cirurgia bariátrica seria a solução para todos os casos? (Marco Aurelio, HC/FM/USP) (Vídeo)

16h55-17h00 – Há o que fazer além do indivíduo? Determinantes sociais e comerciais no aumento da prevalência de obesidade (Marília Albiero, ACT) (Vídeo)

17h05-17h10 – Ações do Ministério da Saúde no Combate à Obesidade, da prevenção ao tratamento (Gisele Bortolini, SAPS-MS) (Vídeo)

17h15-17h45 – Debate – Planejamento e ação multisetorial: com quais ações concretas podemos nos comprometer pensando na saúde das pessoas que já vivem com obesidade? (Moderação: Ronaldo Wieselberg, FórumDCNTs | ADJ) (Vídeo)

  • Andrea Levy, Obesidade Brasil

  • Gisele Bortolini, SAPS-MS

  • João Salles, Santa Casa - SP | SBD

  • Luisete Moraes, OPAS/OMS

  • Marco Aurelio, HC/FM/USP

  • Marília Albiero, ACT

  • Simone Tcherniakovsky, Novo Nordisk


Painelistas e Moderador:


Andrea Levy

(Obesidade Brasil)

Graduada em psicologia, especialista em obesidade e transtornos alimentares pelo HC-FMUSP. Atuou durante 15 anos em clínicas de cirurgia bariátrica e atualmente atua em consultório particular. Tendo sofrido com a obesidade na infância e adolescência, submeteu-se à cirurgia bariátrica aos 24 anos e desde então mantém menos 60kg e o entusiasmo em ajudar pessoas que passam por histórias parecidas. Autora do livro Cirurgia Bariátrica - Manual de instruções para pacientes e familiares e co-fundadora do Instituto Obesidade Brasil.


Gisele Bortolini, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestre em Ciências Médicas (2008) pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição pela Fiocruz (2009) e especialização em Gestão Pública na Saúde pela Universidade de Brasília (2016). Doutorado em Nutrição pela Universidade de Brasília, na Linha de Pesquisa: Nutrição Social. Experiência na área de Saúde Pública e Nutrição atuando principalmente nos temas: Gestão de Políticas Públicas de Saúde e de Alimentação e Nutrição, Atenção Primária, Promoção da Saúde e avaliação das condições de saúde da população brasileira e da efetividade de ações. Atualmente é Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição no Ministério da Saúde.


João Salles, MD, PhD

(Santa Casa de Misericórdia SP | SBD)

Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra, especialização em Endocrinologia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo e residência-médica pela Universidade de Taubaté. Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Presidente da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Atualmente Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).


Marco Aurélio, MD, PhD

(HC/FM/USP)

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1985), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Livre-Docência pela USP. Pós-doutorado como Research Fellow na University of Southern Califórnia (2004). Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), onde é Presidente da Comissão de Título de Especialista. Linhas de pesquisa relacionadas à obesidade, cirurgia bariátrica e metabólica, com atividade assistencial especialmente voltada à cirurgia laparoscópica e robótica. Atualmente é Professor Associado da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Diretor da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.


Marília Albiero, MSc, MBA

(ACT Promoção da Saúde)

Graduada em engenheira Químicapela Universidade Federal de Sergipe (UFS) com pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), MBA em Comércio Internacional pela FIA e Especialização em Advocacy e Políticas Públicas pela FGV. Possui experiência na área de inovação, inteligência de mercado e estratégia tendo atuado em empresas privadas e como consultora de negócios de impacto social. Atualmente é Coordenadora de inovação e Estratégia na ACT Promoção da Saúde.


Luisete Moraes, MSc

(OPAS/OMS)

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Nutrição Humana e Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição/FIOCRUZ. Experiência de 8 anos em políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional Alimentação e Nutrição, docência ministrando nutrição humana, metodologia científica e epidemiologia, atuando como Coordenadora Técnica da Coordenação Geral de Educação Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.


Ronaldo José Pineda Wieselberg, MD

(FórumDCNTs | ADJ Diabetes Brasil)<