top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Setembro Amarelo: Depressão e Suicídio, há o que fazer? Save The Date - 17/09 às 16h

Objetivos:

  • Entender o impacto da pandemia sobre a incidência e a severidade de depressão e ansiedade no país.

  • Identificar prioridades e estratégias com resultados concretos para tratamento eficaz de depressão e ansiedade, e prevenção de suicídio.

  • Planejar de forma multissetorial e multistakeholder a implementação de estratégias nos sistemas público e privado para prevenir, diagnosticar e tratar oportunamente alterações de saúde mental.

Agenda:


16h00-16h25 – Abertura e Contextualização

  • Mark Barone, FórumDCNTs (Vídeo)

  • Elizabeth Bilevicius, Viatris (Vídeo)

  • Marta Axthelm, ABRATA (Vídeo)

16h30-16h35 – Panorama Global e Local da Depressão e do Suicídio, por que avançamos tão lentamente? (Catarina Dahl, OPAS/OMS) (Vídeo)


16h40-16h45 – Como o Brasil tem se saído no enfrentamento da depressão e na prevenção do suicídio? O que precisamos priorizar agora? (Maria Dilma Teodoro, APBr) (Vídeo)


16h50-16h55 – Como o Sistema Suplementar tem agido e se preparado para o aumento da prevalência de depressão, ansiedade e risco de suicídio? (Priscila Costacurta, SulAmérica) (Vídeo)


17h00-17h05 – Como o Ministério da Saúde tem atuado e firmado parceria com outros setores para melhorar os cuidados com depressão e reduzir os suicídios no Brasil? (Rafael Bernardon, Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h10-17h45 – Debate – Com quais ações concretas, de curto-prazo e multissetoriais já devemos nos comprometer pensando em reduzir a prevalência de depressão e suicídios no país? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Catarina Dahl, OPAS/OMS

  • Elizabeth Bilevicius, Viatris

  • Maria Dilma Teodoro, APBr

  • Marta Axthelm, ABRATA

  • Priscila Costacurta, SulAmérica

  • Rafael Bernardon, Ministério da Saúde



Painelistas e Moderador:


Catarina Dahl, MSc, PhD

(OPAS)

Psicóloga, Mestre em Saúde Coletiva (UNICAMP) e Doutora em Saúde Mental (IPUB/UFRJ). Consultora Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas na Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).


Elizabeth Bilevicius, MD, PhD

(Viatris)

Graduação em medicina pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2000). Residência médica também na UNICAMP, com 1 ano em clínica médica (2002), 2 anos em neurologia geral (2005) e um ano adicional em neurofisiologia clínica – EEG (2006). Título de especialista em neurologia pela Associação Médica Brasileira, através de concurso organizado pela Academia Brasileira de Neurologia em 2006. Título de doutora em Fisiopatologia Médica obtido em fevereiro de 2011 com a tese "Análise de fatores relacionados à refratariedade medicamentosa em epilepsia de lobo temporal". Mais de 12 anos de experiência na área médica de empresas da área farmacêutica, incluindo quase 5 anos na Pfizer, onde ocupou por 3 anos o cargo de Country Medical Lead da Upjohn. Atualmente é Country Medical Lead da Viatris.


Maria Dilma Alves Teodoro, MD

(APBr)

Médica psiquiatra, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Residência Médica em Psiquiatria no Hospital Juliano Moreira da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia/SESAB. Especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria. Coordenadora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde entre abril de 2019 e dezembro de 2020. Atualmente atua com docente do curso de graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde/ESCS/Fepecs e membro do Conselho Fiscal da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr).


Marta Axthelm

(ABRATA)

Graduada em odontologia e atual Presidente da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA).



Priscila Costacurta

(SulAmérica)

Graduada em enfermagem pela Faculdade Santa Marcelina, Pós graduada em Auditoria pelo Centro Universitário São Camilo e em Gestão de Instituição da Atenção Hospitalar e Atenção Básica pela Faculdade Santa Marcelina. Atuou como Coordenadora de Auditoria no Hospital Albert Einstein, Gerente de Ambulatório de Especialidades na APS Santa Marcelina e Coordenadora de Enfermagem no Hospital Santa Virginia. Atualmente atua como Coordenadora de Programas de Saúde e responsável pelas ações de Saúde Mental na SulAmérica.


Rafael Bernardon, MD, MSc, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo e residência médica em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, mestre em psiquiatria clínica forense pelo Institute of Psychiatry do King's College, Doutor em ciências de Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e possui especialização em Gestão de Atenção à Saúde pelo IEP - Hospital Sírio Libanês e Fundação Dom Cabral. Atuou como Professor Instrutor, Coordenou o Serviço de Forense do Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental da Santa Casa de São Paulo (PJUR) e como assessor técnico de Gabinete na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de 2011 a 2017. Atualmente é Coordenador geral de saúde mental, álcool e outras drogas, no Ministério da Saúde.



Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, com pós-graduações em Educação em Diabetes e Comunicação e Marketing, e outras formações em Saúde Pública e Global. Desenvolve Programas e Pesquisas de Educação em Saúde, Advocacy e Saúde Coletiva. Foi Fellow do Programa Global Health Leaders do Public Health Institute, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Em 2017 liderou a fundação do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs), do qual é Coordenador Geral. Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Membro do Departamento de Educação da SBD e da ADJ Diabetes Brasil, tem ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde.



Parcerias Institucionais:

Parceria Corporativa:





10 de Setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Mais informações no site da OMS.

bottom of page