top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

1° Encontro do Fórum Intersetorial de Combate às DCNTS no Brasil - 25 de Outubro de 2017

Objetivos do Encontro

  1. Combater doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) no Brasil através de esforços intersetoriais

  2. Construir rede de parcerias entre os setores público, ONGs e empresas para enfrentar as as DCNTs no Brasil

  3. Compartilhar modelos de parcerias intersetoriais bem-sucedidas para combate às DCNTs no Brasil


Agenda


7:30 - Café de Boas-vindas

8:50 - 9:50 - Apresentações - Patricia Vieira de Luca, MSc 

10:20 - 10:55 - Coffee-break e Visita aos Banners

11:00 - 11:55 - Doutor Saúde, Modelo de uma Parceria Intersetorial

12:00 - 12:20 - Avaliação, Anúncios e Planos Futuros - Mark Barone, PhD

12:20 - 12:55 - Desafios e Oportunidades para a Colaboração em Saúde entre os Setores Público, Privado e ONGs 

13:00 - Foto do Grupo Almoço no Restaurante ALESP 


Palestrantes


Andrew Pines, MBA

(Public Health Institute)

Bacharel em Engenharia Industrial pela Universidade de Miami e MBA pela Universidade de Columbia. Trabalhou por 24 anos em Banco de Investimentos na área da Saúde. Tornou-se conselheiro especial de muitos dos principais CEOs e CFOs dos sistemas de saúde nos EUA e dirigiu um grupo de 25 banqueiros de investimento no Citigroup. Em 2013, tornou-se Diretor Executivo da MedShare, líder em ajuda humanitária, que recolhe suprimentos e equipamentos médicos excedentes nos EUA e os envia com treinamento para hospitais e clínicas de países em desenvolvimento. Em 2016 passou a compor o Conselho de Diretores do Public Health Institute e da Verity Health, além de presidir o Conselho da US HealthWorks.


Davi Rumel, MD, PhD

(Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês)

Médico Sanitarista e Doutor em Epidemiologia. Professor de Epidemiologia e Bioestatística da USP (1983 a 1992) e de Saúde Coletiva da Universidade de Calgary (1993 a 2000). Na Anvisa, foi Gerente de Pós-Comercialização de Produtos (2001 a 2002) e Diretor Adjunto para a área de medicamentos (2003 a 2006). Trabalhou na Agência de Saúde Pública do Canadá e na Escola de Saúde Pública da Universidade de Alberta (2007 a 2011). Coordenou a Estratégia de Saúde da Família no extremo sul do Município de São Paulo (2011 a 2014), resultando no livro “Saúde que Funciona”. Atualmente, trabalha na Faculdade de Medicina da USCS e no IEP do Hospital Sírio-Libanês, onde coordena o Projeto HealthRise Brazil.


Esther Tahrir, MPH

(Public Health Institute)

Mestre em Saúde Pública pela UC Berkeley, com estudos também nas Universidades UC Santa Cruz e Stanford. Viveu e trabalhou na África, Europa e América Latina. Fundadora e Diretora do Global Health Leaders Program (GHL), do Public Health Institute, que conta com parceria da Medtronic Foundation. Empenha-se em aumentar o acesso à prevenção e cuidados com as DCNTs e criar parcerias público-privadas inovadoras a nível mundial. Tem mais de 25 anos de experiência trabalhando em saúde pública e reprodutiva, apoiando programas de capacitação desenvolvimento de liderança e bolsas de estudo globalmente, incluindo o programa GoJoven.


Maria de Fatima Marinho de Souza, MD, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduada em Medicina pela UFRJ, Mestre e Doutora em Medicina Preventiva/Epidemiologia pela USP. Foi Coordenadora Geral de Informações e Análise do Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde (2005-2007), Coordenadora de Informações e Análise em Saúde da OPAS (2008-Set.2012) e Assessora responsável pelo Observatório Regional de Saúde da OPAS (Set.2012-Jan.2014). Atualmente é Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde e Professora convidada do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da UFMG.


Maria José Delgado Fagundes

(Interfarma - Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa)

Advogada e Especialista em Saúde Pública, Direito Privado e Bioética. Por 25 anos atuou no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, sendo os últimos 12 anos na ANVISA e foi membro do Ad Hoc Expert Group em Marketing de Alimentos e Bebidas não alcoólicas para crianças da Organização Mundial da Saúde (OMS). Hoje é Diretora da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), onde coordena as áreas de Responsabilidade Social, Doenças Raras, Inovação e Biotecnologia, Descarte de Medicamentos e a área de Compliance. É, ainda, professora do curso de Gestão Industrial Farmacêutica e de Assuntos Regulatórios do IPOG e na Faculdade Oswaldo Cruz.


Roberto Kikawa, MD, MSc

(CIES Global)

Médico Gastroenterologista e Mestre em Medicina pela USP. Foi professor de medicina e médico nos setores público e privado, e diretor do Hospital São Camilo. Fundador, Presidente e empreendedor social a frente do CIES Global, onde leva atendimento médico especializado e humanizado, por meio de unidades móveis e fixas de saúde, para populações em alta vulnerabilidade social. Recebeu diversos prêmios, como: Empreendedor Social do Ano (Schwab Foundation, World Economic Forum e Folha de S. Paulo), Ashoka Fellow, Prêmio Cidadão Sustentável (Rede Nossa São Paulo e Catraca Livre), Prêmio Dom (Grupo Fleury), Fellow da Innovations In Healthcare (Duke University) e Fellow BMW Foundation.


Sandra Abreu

(Insituto Ver & Viver)

Graduada em Administração de Empresas com Pós-graduação em Marketing e Gestão de Negócios, Sandra Abreu foi nomeada Diretora do Instituto Ver & Viver e reponsável pelo desenvolvimento do Projeto 2.5 New Vision Generation da Essilor em Junho de 2014. A primeira a ocupar esta posição na Essilor Brasil e com a designação para desenvolver ações focadas na conscientização do país sobre a importância de uma boa visão e implementar iniciativas para atender as mais de 30 milhões de pessoas no Brasil que não possuem acesso à correção visual. Possui mais de 25 anos de experiência em diversos mercados, incluindo atuações no segmento alimentício, financeiro, telecomunicações e energia.


Wilson Modesto Pollara, MD, PhD

(Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo)

Graduado, Pós-graduado em Cirurgia Geral, Mestre, Doutor e Livre Docente pela Faculdade de Medicina da USP. Presidente Mundial do Colégio Internacional de Cirurgiões (1999 a 2000). Autor de livros e artigos sobre diferentes temas. Desde 1988 exerce cargos administrativos ligados a Administração Hospitalar, Convênios e Área da Saúde em geral. Exerceu a função de Coordenador Geral de Cirurgia no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (2008 a 2011). Foi diretor Executivo do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP (2011 a 2013). Atuou como secretário-adjunto de Estado da Saúde de São Paulo (2013 a 2016). Atualmente é secretário municipal da Saúde de São Paulo.


Parceiros


ACT Promoção da Saúde

ADJ Diabetes Brasil

AHF - Associação Hipercolesterolemia Familia

ANAD - Associação Nacional de Atenção ao Diabestes/ FENAD - Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes

Artemisia

AstraZeneca

Bayer

Biomm

CIES Global

GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer

HealthRise

ILP - Instituto do Legislativo Paulista

Instituto da Criança com Diabetes

Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês

Instituto Oncoguia

Instituto Ver & Viver

Interfarma - Associação da Insdústria Farmacêutica de Pesquisa

Medtronic

Medtronic Foundation

Ministério da Saúde

MSD

Novartis

Novartis Foundation

Novo Nordisk

Prefeitura Municipal de São Paulo

Public Health Institute

RedeBrasilAVC

Sanofi

Secretaria de Saúde Municipal de São Paulo

Vital Strategies


bottom of page