top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

4º Encontro do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil - 9 de Abril de 2019

OBJETIVOS

  1. Desenvolver parcerias mobilizando os setores público, privado e terceiro setor em iniciativas integradas, com responsabilidades compartilhadas e baseadas em experiências de sucesso para atingir resultados consistentes.

  2. Compartilhar conhecimento, criar oportunidades e facilitar a integração e a construção de soluções conjuntas, escaláveis e sustentáveis entre os seus membros.

  3. Alinhar as prioridades com a agenda 2030, especialmente as relacionadas à meta 3.4 e ao objetivo 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, buscando soluções que levem em conta os compromissos, as fortalezas e os desafios do País.

  4. Desenvolver estratégias que ampliem a visibilidade, favorecendo a prevenção e o controle das DCNTs, com engajamento da mídia.

  5. Atualizar os participantes com o lançamento do Relatório Sombra do Plano Nacional para o enfrentamento das DCNTs do Ministério da Saúde.

PROGRAMAÇÃO


Manhã

7:50 - 8:00 -  Credenciamento

8:00 - 8:30 -  Boas-vindas  (Apresentação-Vídeo)

8:00 - 8:30 - Mesa de Abertura (Apresentação-Vídeo)

8:30 - 8:50 - Apresentação dos participantes (Yara Baxter, Novartis Foundation) (Apresentação-Vídeo)

8:50 - 9:10 - Lançamento e Destaques do Relatório Sombra sobre o Plano de Ação do MS para Enfrentamento das DCNTs (Monica Andreis, ACT) (Apresentação-Vídeo)

9:15 - 9:20 - Apresentação dos grupos (Mark Barone, PHI - Medtronic Foundation) (Apresentação-Vídeo)

9:20 - 10:15

  • Grupo 1: Otimizando e Ampliando o Programa Médico Preventivo (facilitação: CIES Global, AHF e ADJ) (Apresentação-Vídeo)

  • Grupo 2: Escalando eficiência dos cuidados com diabetes e hipertensão (facilitação: Novartis Foundation, UFBA e HIAE) (Apresentação-Vídeo)

  • Grupo 3: TJCC, ampliando políticas públicas e centros/programas de excelência para detecção e tratamento precoces do câncer (facilitação: Abrale e Instituto Desiderata) (Apresentação-Vídeo)

  • Grupo 4: Aliança pela Alimentação Saudável: Avançando na rotulagem e taxação de alimentos (facilitação: ACT, Vital Strategies e BMSG/PHI) (Apresentação-Vídeo)

  • Grupo 5: Estratégias multissetoriais para prevenção de DCNTs (facilitação: Vital Strategies/Bloomberg Philanthropies, Agita-SP e Plan International) (Apresentação-Vídeo)

  • Grupo 6: Obesidade, prevenção e tratamento (facilitação: Novo Nordisk) (Apresentação-Vídeo)

10:35 - 10:55 - Coffee-break

10:55 - 12:25 - Co-design: continuação dos trabalhos em grupo 

12:25 - 13:00 - Fechamento interativo e próximos passos (Mark Barone, PHI-MF)

13:00 - 14:00 - Almoço

_______________________________________________________________________

Tarde


14:10 - 14:30 -  Como atrair a mídia e seu potencial (Ingrid Daffner Krasnow, BMSG-PHI) (Apresentação-Vídeo)

14:50 - 15:50 - Painel 1: Superando Barreiras e Expandindo o Alcance de Iniciativas Intersetoriais no Brasil (moderadores: Fátima Marinho, Bloomberg Philanthropies e George Osborn, Associação Samaritano) (Apresentação-Vídeo)

16:00 - 16:50 - Painel 2: Estratégias para engajar os parceiros certos em diferentes cenários (moderadores: Pedro de Paula, Vital Strategies e Ricardo Lauricella, CIES Global) (Apresentação-Vídeo)

  • Introdução às parcerias intersetoriais da Novo Nordisk no Brasil e do Programa Cities Changing Diabetes (Simone Tcherniakovsky, Novo Nordisk) (Apresentação-Vídeo)

  • Cities Changing Diabetes: a experiência de encontrar e envolver com sucesso parceiros em regiões com desafios tão distintos (Steffen Nielsen, Novo Nordisk) (Apresentação-Vídeo)

  • Debate, Perguntas e Respostas (Apresentação-Vídeo)

17:00 - 18:00 - Coffe-break interativo e Encerramento


PALESTRANTES e FACILITADORES



Edson Amaro Jr, MD, PhD

(Hospital Israelita Albert Einstein)

Professor-associado da Universidade de São Paulo, onde se formou em medicina, em 1993, obtendo o seu doutorado, em 2000, e a Livre-Docência, em 2007. Entre 2000 e 2002, foi Welcome Visiting Fellow no Institute of Psychiatry, no King's College, em Londres. Foi chefe do Instituto do Cérebro (entre 2008 e 2012) Atua desde 2002 no Hospital Israelita Albert Einstein, onde é médico neurorradiologista, e lidera a iniciativa Big Data Analytics, desde 2014, realizando projetos voltados para questões clínicas e em gestão de saúde.


George Osborn

(Associação Samaritano)

Foi auditor e consultor da PwC e gestor de importantes empresas (Caterpillar, Atlantic Richfield e Qualcomm). Ingressou no setor da saúde em 2002 como conselheiro do Hospital Samaritano. Diretor Financeiro e Presidente do Conselho, entre 2007 e 2012, ocasião de elaboração do planejamento estratégico e da ampliação de capacidade assistencial e técnica, que elevou o Samaritano a um dos 5 hospitais de excelência do Brasil, participante do PROADI-SUS. Liderou o processo de venda do Hospital ao United Health Group em 2016 para a formação do maior fundo patrimonial do país, com objetivo de apoiar iniciativas transformadoras de combate às DCNTs. Atualmente é CEO da Associação Samaritano.


Ingrid Daffner Krasnow, MPH

(Berkeley Media Studies Group)

 Bacharel em Ciências Políticas pela Universidade da Califórnia em Berkeley e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É mestre em saúde pública pela Universidade da Califórnia em Los Angeles. Com 20 anos de experiência em advocacy, comunicação, estratégia de marketing, desenvolvimento de fundos e gerenciamento de organizações sem fins lucrativos, dedica-se a ministrar treinamentos em advocacy de mídia e consultoria estratégica pelo Berkeley Media Studies Group, desde 2008. Atualmente mora em Jackson Hole, Wyoming, onde atua no Conselho Distrital de Saúde Pública de Teton e é consultora estratégica de organizações sem fins lucrativos.   


Maria de Fatima Marinho de Souza, MD, PhD

(Bloomberg Philanthropies)

 Graduada em Medicina pela UFRJ, Mestre e Doutora em Medicina Preventiva/Epidemiologia pela USP. Foi Coordenadora Geral de Informações e Análise do Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde (2005-2007), Coordenadora de Informações e Análise em Saúde da OPAS (2008-Set.2012), Assessora responsável pelo Observatório Regional de Saúde da OPAS (Set.2012-Jan.2014) e Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde até o início de 2019. É professora convidada do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFMG e consultora da Bloomberg Philanthropies.      


Mark Barone, PhD (Coordenador)                                                                                                      (Public Health Institute e Medtronic Foundation)

Doutor em Físiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação e Marketing. Desde 1999 desenvolve projetos nacionais e internacionais de Pesquisa e Educação em Saúde, Empoderamento e Liderança de Im-pacientes, e Divulgação Científica. Autor do livro "Diabetes: conheça mais e viva melhor". Membro da Diretoria da ADJ Diabetes Brasil, Fellow do Programa Global Health Leaders do PHI e Senior Technical Advisor da Medtronic Foundation, responsável pela supervisão de programas como o HealthRise e o HeartRescue Brazil.   


Mônica Andreis, MSc

(ACT Promoção da Saúde)

 Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, Brasil. Especialista em Psicologia Hospitalar. Co-fundadora e atual Diretora Executiva da ACT Promoção da Saúde, uma organização não-governamental sem fins lucrativos criada para apoiar a implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da OMS. A ACT atua hoje com controle do tabaco, promoção da alimentação adequada e saudável, prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Membro da Diretoria da Framework Convention Alliance (FCA) de 2014 a 2016. Membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030 no Brasil.


Ricardo Lauricella 

(CIES Global)

Graduado em Comunicação Social e Jornalismo, com Pós-graduações em Comunicação Corporativa e Gestão no 3º setor, trabalha há 15 anos nas atividades de planejamento e interlocução com diferentes setores, especialmente na área da saúde. Há 8 anos no CIES Global, é o responsável pelo mapeamento, participação e acompanhamento de oportunidades, como o prêmios recebidos pelo CIES, e de fóruns e grupos de trabalho relacionados a finanças sociais e indicadores de impacto social. Hoje comanda o departamento de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing do CIES Global.  


Patricia Vieira de Luca, MSc                                                                                                              (Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar)

Bacharel, Licenciada e Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo, atuando principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil durante os últimos 10 anos. Presidente em atividade da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).


Paulo Saldiva, MD, PhD

(FMUSP/IEA)

Graduou-se (1977) e obteve o título de Doutor (1983) em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tornou-se Livre-Docente em 1986 e Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil | 3 Medicina da Universidade de São Paulo em 1996. Foi membro do Comitê Científico da Escola de Saúde Pública da Harvard University, USA (2012) e membro do Comitê de Qualidade do ar da Organização de Saúde (2005). Desde 2016, é diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP e, desde 2018, é membro da Academia Nacional de Medicina. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental e Ecologia Aplicada.


Pedro do Carmo Baumgratz de Paula, MSc

(Vital Strategies, Bloomberg Philanthropies e FGV)

 Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo - USP. Professor do Programa de Pós-graduação lato sensu da FGV Direito - São Paulo e da graduação da Universidade São Judas Tadeu. Diretor da Vital Strategies no Brasil e Coordenador-executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito em São Paulo.


Simone Warmbrand Tcherniakovsky, MBA

(Novo Nordisk)

Graduada em Farmácia-Bioquímica pela USP, com especialização em Marketing pela ESPM e MBA pelo Insper, possui longa carreira em empresas farmacêuticas e de saúde. Iniciando suas atividades em marketing, vem atuando há mais de dez anos em assuntos institucionais/governamentais, políticas de saúde, comunicação, advocacy e acesso a mercado. Responsável pela “startup” das áreas de comunicação e assuntos institucionais/governamentais em empresas como Baxter e Alexion e, desde 2015, na Novo Nordisk. Possui um histórico de sucesso na implementação de estratégias de suporte a negócios de diferentes áreas terapêuticas, de relações com a imprensa, projetos de identidade corporativa e responsabilidade social corporativa.


Steffen Nielsen, MSc

(Cities Changing Diabetes, Novo Nordisk)

 Mestre em Economia pela Universidade de Copenhagen, com estudos em programas de liderança na London Business School e no IMD em Lausanne, Suíça. Foi funcionário no Ministério do Interior e da Saúde da Dinamarca, e já trabalha há 15 anos na indústria farmacêutica, dos quais dez na Novo Nordisk, tendo atuado antes nas empresas Pfizer e LEO Pharma. Atualmente Steffen ocupa o cargo de Diretor Global do Programa Cities Changing Diabetes, da Novo Nordisk.


Victor Keihan Rodrigues Matsudo, MD, PhD

(Agita São Paulo/CELAFISCS)

 Especialista em Ortopedia e Traumatologia e Medicina do Esporte, é Professor Livre Docente pela Universidade Gama Filho, foi vice-presidente do Conselho Internacional de Ciências do Esporte e Educação Física, da UNESCO; Coordenador da Rede de Atividade Física das Américas. Ganhador de diversos prêmios, entre eles o Citation Award do American College of Sports Medicine, em 2014. É membro do Comitê de Medicina Preventiva da Stanford University, do Comitê Executivo do "International Council for Physical Activity and Fitness Research", editor da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, entre outros veículos nacionais e internacionais. Fundador da Rede AGITA MUNDO, Membro do Comitê Executivo do Agita Mundo Network e Coordenador Geral do Programa Agita São Paulo na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. 


Yara Carnevalli Baxter, PhD

(Fundação Novartis)

 Iniciou sua carreira em Atenção à Saúde no Hospital das Clínicas, com mestrado e doutorado focados em Nutrição e Economia da Saúde pela Universidade de São Paulo. Durante sua jornada na Novartis como diretora de negócios (Nutrição e Oncologia), Comunicação Corporativa e Champion para a Diversidade & Inclusão, desenvolveu seu potencial em gerenciar negócios, liderar e treinar pessoas. Na Fundação Novartis, traz inovação na gestão de saúde urbana. Reconhecida como uma pessoa inspiradora na integração entre trabalho e vida pessoal.


Instituições Participantes



Abbott

Abrale

ACT Promoção da Saúde

ADJ Diabetes Brasil

AME / CDD

AMGEN

Artemisia

Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar

Associação Samaritano

BCRI

Bloomberg Philanthropies

CELAFISCS / Agita-SP

CIES Global

FMUSP

Fundação Novartis

Hospital Israelita Albert Einstein

IDF

IME USP

Instituto Oncoguia

Instituto Tellus

Laboratorios Servier do Brasil

Medtronic

Ministério da Saúde

Movimento Todos Juntos Contra o Câncer

MSD

Novo Nordisk

Pfizer

Plan International Brasil

Public Health Institute

Sanofi

Siemens Healthineers

Speyside

Universidade Federal da Bahia

Upjohn - Pfizer division

Vital Strategies Brasil

YLD IDF

bottom of page