top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Atualização da Listas de Medicamentos Essenciais da OMS - até 16/12/2022

A próxima reunião do Comitê de Especialistas da OMS sobre a Seleção e Uso de Medicamentos Essenciais está programada para ser realizada na sede da OMS, Genebra, de 24 a 28 de abril de 2023 para revisar e atualizar as Listas Modelo da OMS de Medicamentos Essenciais e Medicamentos Essenciais para Crianças.


O período de inscrição já está aberto e será encerrado dia 16 de dezembro de 2022. Durante o período de inscrição, os candidatos são incentivados a se envolver com a Secretaria de Medicamentos Essenciais (EML) para garantir que as inscrições atendam aos requisitos de conteúdo e qualidade e atendam adequadamente aos critérios para medicamentos essenciais seleção.


As Listas Modelo da OMS de EML e Medicamentos Essenciais para Crianças (EMLc) são revisadas e atualizadas a cada dois anos pelo Comitê de Especialistas da OMS sobre Seleção e Uso de Medicamentos Essenciais. O processo é transparente e se baseia em uma avaliação baseada em evidências de eficácia e segurança, bem como em fatores adicionais, como a carga de doenças, uso de recursos e viabilidade.


As Listas Modelo da OMS fornecem um modelo baseado em evidências sobre o qual os países podem basear suas próprias listas nacionais de medicamentos essenciais – medicamentos considerados necessários para todos os sistemas de saúde, independentemente do nível de desenvolvimento. É uma ferramenta fundamental para alcançar a cobertura universal de saúde porque fornece orientação aos governos, unidades de saúde e compradores sobre quais medicamentos são o melhor valor em termos de benefícios para indivíduos e comunidades. Mais de 130 países usam a Lista Modelo da OMS para desenvolver suas listas nacionais de medicamentos essenciais e orientar suas decisões de compra Informações para candidatos que preparam uma submissão.

Mais informações, clique aqui.




bottom of page