top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

C/Can oferece bolsas para pesquisas do sistema de saúde sobre câncer - Até 13/11

A City Cancer Challenge (C/Can) está oferecendo bolsas financiadas para pesquisadores em sua rede de cidades, que estão investigando projetos de pesquisa acerca do câncer no sistema de saúde através de uma lente científica de implementação. No Brasil a única cidade é Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, que faz parte de um conjunto de oito cidades espalhadas por África, Américas, Ásia e Europa. O prazo para submissões vai até 13/11.

Foto: Divulgação

Os Seed Grants (ou Subsídios Semente/Iniciais no português) fazem parte da nova iniciativa de pesquisa da C/Can e do compromisso de promover a capacitação em pesquisa, nos esforços para acelerar melhorias no tratamento do câncer nos países de baixa e média renda.


Cinco subsídios financiados de no máximo US$ 5 mil (R$ 25 mil na cotação atual) cada estão disponíveis para fomentar projetos de pesquisa que respondam às necessidades locais de tratamento do câncer nas cidades de Assunção (Paraguai), Cali (Colômbia), Grande Petaling (Malásia), Kigali (Ruanda), Kumasi (Gana), Leon (México), Porto Alegre (Brasil) e Tbilisi (Geórgia).


Conheça as áreas de interesse


As propostas devem estar baseadas em uma desses cinco domínios dos sistemas de saúde:

  • Acesso aos cuidados oncológicos: investigar as barreiras ao acesso aos cuidados oncológicos e às intervenções para reduzir as disparidades em populações carenciadas ou em áreas remotas.

  • Tecnologia da informação em saúde: explorar o uso de tecnologias digitais de saúde, inteligência artificial ou aprendizado de máquina para melhorar a prestação de cuidados oncológicos, o monitoramento de pessoas e a tomada de decisões.

  • Qualidade do tratamento do câncer: examinar as estratégias para melhorar a qualidade e a segurança do tratamento do câncer por meio de diretrizes baseadas em evidências, métricas de desempenho e melhores práticas.

  • Sobrevivência e cuidados de apoio: estudar as intervenções e programas que promovem melhor qualidade de vida aos sobreviventes do câncer e abordem as suas necessidades de cuidados psicossociais e de apoio.

  • Economia e política da saúde: analisar o impacto econômico dos cuidados do câncer nos sistemas de saúde e identificar implicações políticas para otimizar a alocação de recursos.

O objetivo das subvenções é gerar estudos exploratórios ou pesquisas em estágio inicial, coletar dados preliminares e, eventualmente, alavancar um financiamento maior. Será dada preferência a candidaturas relacionadas com a implementação de projetos urbanos e intermunicipais como parte do processo C/Can City.


Inscrições


As inscrições estarão disponíveis até às 12 horas (horário de Brasília/DF) do dia 13 de novembro de 2023. Os candidatos serão notificados do status de sua inscrição em dezembro de 2023.


Комментарии


bottom of page