top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS busca membros para Grupo Consultivo (TAG) de Medidas para Restringir o Marketing de Fórmulas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está buscando, até 30 de setembro, especialistas para atuar como membros do Grupo Técnico Consultivo (TAG) – Medidas Regulamentares para Restringir o Marketing Digital de Substitutos do Leite Materno.


A 75ª Assembleia Mundial da Saúde solicitou que o Diretor-Geral desenvolvesse orientações para os Estados Membros sobre medidas regulatórias destinadas a restringir o marketing digital de substitutos do leite materno, de modo a garantir que os regulamentos existentes e novos destinados a implementar o Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno e subsequentes resoluções relevantes da Assembleia de Saúde, abordem adequadamente as práticas de marketing digital.


O TAG será multidisciplinar, com membros que possuem uma gama de conhecimentos técnicos, habilidades e experiências relevantes para a implementação e aplicação do Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno nas redes sociais e outras plataformas digitais. Pessoas com experiência interdisciplinar serão particularmente valiosas para o TAG e são incentivadas a se inscrever. Cerca de 15 especialistas podem ser convidados a participar. A OMS busca acadêmicos e profissionais com experiência nos seguintes domínios:

  • Política de proteção ao consumidor e regulamentação para a saúde pública;

  • Estratégias e práticas de marketing digital;

  • Comunicação de marketing/psicologia do consumidor/comunicação de mudança de comportamento;

  • Implementação nacional do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno;

  • Acordos comerciais multilaterais, regulamentos e execução;

  • Monitoramento de comunicações digitais;

  • Aplicação de medidas regulatórias que regem o conteúdo e as práticas de marketing digital; e

  • Ética, equidade, direitos humanos e considerações de gênero na regulação para proteger a saúde pública.

Para registrar o interesse em fazer parte do TAG é preciso enviar alguns documentos para NFS@who.int, até o dia 30 de setembro, com o título do assunto “2022/August/73 - Expression of interest for the Technical Advisory Group on BM” :

  • Uma carta de apresentação, indicando sua motivação para se candidatar e como você atende aos critérios de seleção. Observe que, se selecionado, a associação será a título pessoal. Portanto, não use papel timbrado ou outra identificação de seu empregador;

  • Um curriculum vitae que descreva habilidades, conhecimentos e experiência relevantes que você pode trazer para o TAG; e

  • Um formulário de Declaração de Interesses (DOI) assinado e preenchido para especialistas da OMS, disponível aqui .

Após o envio, a manifestação de interesse será analisada pela OMS e os indivíduos selecionados serão convidados a participar do TAG. A OMS espera concluir o processo de seleção até 30 de outubro de 2022.


Saiba mais aqui.

bottom of page