OBJETIVO DA CONFERÊNCIA LIVRE
O objetivo desta conferência é discutir o tema da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES) "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer" sob a perspectiva das Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs). Além disso, pretende-se discutir propostas para os três eixos temáticos da 4ª CNGTES, sendo eles: Eixo I - Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Eixo II - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; Eixo III - Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
No Brasil, as CCNTs correspondem à maior causa de morte da população, constituindo-se em uma epidemia no país. Estima-se que as CCNTs sejam responsáveis por mais de 700.000 óbitos por ano no país e cerca de 50% da população possuía pelo menos uma condição diagnosticada em 2019. Esse complexo cenário, decorrente da transição epidemiológica e agravado pela crise sócio-sanitária de COVID-19, impõe desafios para o sistema de saúde e para a gestão do trabalho e da educação na saúde.
Compete ao Sistema Único de Saúde (SUS) ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde. Nesse sentido, a formulação de políticas públicas orientadoras da formação e do desenvolvimento dos trabalhadores, da gestão, da provisão, da negociação e da regulação do trabalho na área da saúde no Brasil necessita considerar os desafios impostos pelas CCNTs ao sistema de saúde.
Ademais, é fundamental revisitar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde diante dos novos desafios impostos pela epidemia de CCNTs, visando à construção de novas diretrizes e estratégias intersetoriais que contribuam para o fortalecimento do SUS e para o cuidado integral das CCNTs. Espera-se, assim, que as discussões oriundas desta conferência possam subsidiar a construção de diretrizes e propostas para a 4ª CNGTES.
PROGRAMAÇÃO
14h: Abertura e boas vindas (Moderação: Elton Sady, ABEn-MG | FórumCCNTs)
Dra. Sônia Maria Soares, Diretora da Escola de Enfermagem da UFMG
Dra. Quesia Nayrane Ferreira, Presidente da ABEn-MG
Dra. Isabela Cardoso de Matos Pinto, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde
Dra. Livia Angeli Silva, Diretora de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho em Enfermagem da ABEn Nacional
Dr. Mark Barone, Coordenador Geral do FórumCCNTs
Sra. Priscilla Viégas, Integrante Comissão Organizadora da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
14h15: Mesa de discussão - (Moderação: Elton Sady, ABEn-MG | FórumCCNTs)
Perspectivas e desafios da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sra. Priscilla Viégas - Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde )
Perspectivas da ABEn Nacional sobre os desafios para a gestão do trabalho e da educação na saúde no contexto das CCNTs (Lívia Angeli - ABEn Nacional)
Perspectivas do FórumCCNTs sobre os desafios para a gestão do trabalho e da educação na saúde no contexto das CCNTs (Eduardo Macário, FórumCCNTs | SES-SC)
15h00 - 15h20: Abertura para discussão da plenária
15h20 - 16h30: Apresentação e discussão das diretrizes e propostas (Moderação: Thallison Santos, UFMG | ABEn-MG e Eduardo Macário, FórumCCNTs | SES-SC)
16h30 - 16h50: Eleição dos delegados/as para a etapa nacional da 4ª CNGTES
17h: Encerramento
DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO
Data: 05 de julho de 2024 de 14h às 17h
Local: Será realizada em formato híbrido, com realização presencial no Auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e com transmissão simultânea pelo Zoom.
RESPONSÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO
Associação Brasileira de Enfermagem Seção Minas Gerais (ABEn-MG)
Fórum Intersetorial de Condições Crônicas Não Transmissíveis no Brasil (FórumCCNTs)
Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE-UFMG)
Comments