top of page
  • FórumDCNTs

FórumDCNTs recebe prêmio do Congresso Brasileiro do Sono

Trabalho apresentado por FórumDCNTs é celebrado com o 1º lugar na categoria Relato de Caso


No dia 11 de janeiro o FórumDCNTs recebeu a premiação como primeiro lugar da categoria “Relato de Caso” do XIX Congresso Brasileiro do Sono. O trabalho, intitulado “Improve prevention and care of sleep disorders in Brazil to reduce premature deaths by noncommunicable diseases” (Melhorar a prevenção e o atendimento dos distúrbios do sono no Brasil para reduzir as mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis), teve como propósito promover a conscientização e oferecer oportunidades de planejamento intersetorial de programas e políticas de prevenção, diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono (DS).


A apresentação foi feita pelo Sr. Pedro Ripoli, Analista do FórumDCNTs, durante o XIX Congresso Brasileiro do Sono, realizado em Goiânia entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro de 2022.


É reconhecido que a maioria dos DS são Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs), como também possíveis fatores de risco para as principais CCNTs, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade e condições de saúde mental. Portanto, FórumDCNTs entende como fundamental que o sistema de saúde público e privado prestem atenção a sinais e sintomas dos DS, diagnostiquem prontamente e tratem adequadamente, a fim de evitar impactos de saúde e econômicos muito mais graves ao não tratá-los.


O FórumDCNTs tem disseminado informações atualizadas e melhores práticas por meio de seus múltiplos canais e mídias externas, além de facilitar reuniões com instituições-chave dos diferentes setores para planejar políticas e programas em conjunto, a fim de melhorar a prevenção, diagnóstico e atendimento dos DS.


Uma dessas ações foi o primeiro evento interativo do FórumDCNTs sobre Como os Distúrbios do Sono causam e agravam as DCNTs, realizado no dia 6 de maio de 2022. O evento contou com centenas de participantes e os principais especialistas em distúrbios do sono e CCNTs. Nesse encontro tiveram destaque o Projeto Hermes, com referência às limitações da Atenção à DS no Brasil, desde o baixo número de centros e especialistas até o tempo para diagnóstico e tratamento - como até 30 meses para um exame de polissonografia; e também o modelo com diagnóstico domiciliar de apneia do sono e outros DS, seguido de tratamento com CPAP quando adequado, por meio da Atenção Básica de Araguari (MG), modelo a ser escalado para outros municípios.


O FórumDCNTs reforça o compromisso de continuar a fomentar debates e encontros com atenção aos DS no Brasil, para que seja estabelecido uma Linha Nacional de Atenção à DS e, assim, beneficiar a ampla prevenção e cuidado das CCNTs, levando à redução das mortes prematuras.


Confira o resumo completo do trabalho premiado do FórumDCNTs aqui.

bottom of page