top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Como Distúrbios do Sono Causam e Agravam DCNTs - 06/05


Objetivos:

  • Alertar sobre o papel do sono com duração adequada e de qualidade para a manutenção da saúde, e dos distúrbios do sono no desenvolvimento e agravamento de CCNTs/DCNTs.

  • Propor soluções e potencial linha de cuidado para se ampliar e otimizar a atenção, o diagnóstico e os cuidados com apneia obstrutiva e outros distúrbios do sono em todos os níveis de atenção, de todo o país.

  • Engajar os setores público, privado e terceiro setor em esforços conjuntos para a elaboração de políticas e programas que deixem de ignorar os riscos das doenças crônicas ligadas ao sono (apneia obstrutiva e outras) ou resultantes delas (hipertensão, obesidade, diabetes, entre outras).


Agenda


16h00-16h25 – Abertura e Contextualização

  • Mark Barone (FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Douglas Silva (ResMed) (Vídeo)

  • Andrea Levy (Obesidade Brasil) (Vídeo)


16h30-16h40 – Projeto Hermes Brasil – Qual o cenário e quais as principais lacunas no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono no Brasil? (Luciano Drager, ABSono) (Vídeo)


16h45-16h50 – Impacto da baixa qualidade, duração inadequada e distúrbios do sono sobre a população (Geraldo Lorenzi Filho, InCor) (Vídeo)


16h55-17h00 – Por que os distúrbios do sono são ignorados como fatores de risco para outras DCNTs? (Rodrigo Pedrosa, UPE | SBC) (Vídeo)


17h05-17h10 – Experiência do município de Araguari com o Telediagnóstico de distúrbios do sono (Marislene Nunes, SMS-Araguari) (Vídeo)


17h15-18h00 – Debate – Como unir esforços para melhorar o cenário de prevenção e tratamento dos distúrbios do sono e, com isso, reduzir risco de desenvolvimento e agravamento de outras CCNTs/DCNTs? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Andrea Levy (Obesidade Brasil)

  • Douglas Silva (ResMed)

  • Geraldo Lorenzi Filho (InCor)

  • Luciano Drager (ABSono)

  • Marislene Nunes (SMS-Araguari)

  • Rodrigo Pedrosa (UPE | SBC)


Painelistas e Moderador

Andrea Levy

(Obesidade Brasil)

Graduada em psicologia, especialista em obesidade e transtornos alimentares pelo HC-FMUSP. Atuou durante 15 anos em clínicas de cirurgia bariátrica e atualmente atua em consultório particular. Tendo sofrido com a obesidade na infância e adolescência, submeteu-se à cirurgia bariátrica aos 24 anos e desde então mantém menos 60kg e o entusiasmo em ajudar pessoas que passam por histórias parecidas. Autora do livro Cirurgia Bariátrica - Manual de instruções para pacientes e familiares. Atualmente, preside o Instituto Obesidade Brasil, do qual participou da fundação.


Douglas Silva

(ResMed)

Especialista em Economia e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP), gestão de marketing pela State University of New York at Albany (SUNY). Vasta experiência no setor farmacêutico, atuando em inteligência de mercado, economia da saúde e acesso ao mercado público. Atualmente lidera a área de Acesso ao Mercado e Relações Governamentais na ResMed para a América Latina.


Geraldo Lorenzi Filho, MD, PhD

(InCor)

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado na área de Defesa Pulmonar pela USP, pós-doutorado em Medicina do Sono na Universidade de Toronto e Livre Docência na área de Pneumologia/Medicina do Sono pela USP. Atuou como Médico assistente da Disciplina de Pneumologia, Professor Associado da disciplina de pneumologia, Diretor Cientifico e sócio da startup Biologix, Presidente da Associação Brasileira do Sono, Coordenador da Residência de Medicina do Sono no complexo HC-FMUSP, Proponente e coordenador do Laboratório de Investigação Médica (LIM) 63 na FMUSP, fez parte do corpo editorial da revista CHEST, editor associado da revista Sleep Science, coordenador brasileiro do estudo SAVE, coordenador brasileiro do estudo multicentrico ADVENT-HF e membro da American Thoracic Society. Atualmente é Diretor Geral do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (InCor-USP), fundado por ele.


Luciano Drager, MD, PhD

(ABSono)

Graduado em Medicina, Doutor em Ciências pela FMUSP, Livre-Docência pelo Departamento de Cardiopneumologia e Pós-Doutorado pela Johns Hopkins University. Atuou como Orientador permanente da Pós-graduação da Cardiologia e da Nefrologia da FMUSP, Médico Assistente da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração (InCor), membro do Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina, do Corpo Editorial dos Periódicos Científicos Current Hypertension Reports e Sleep Science e do Corpo Editorial do periódico CHEST, além de atuar como investigador principal do estudo epidemiológico que está avaliando distúrbios de sono na Coorte do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Atualmente é Diretor da Unidade de Hipertensão da Disciplina de Nefrologia da FMUSP e Presidente da Associação Brasileira do Sono (ABSono).


Marislene Nunes, MD

(SMS-Araguari)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Residência em ginecologia e obstetrícia na UFU e é especialista em Saúde da Família pela UFMG, compondo uma das primeiras equipes a se formar no Triangulo Mineiro (Araguari- MG). Atou como docente do curso de Medicina no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos de Araguari (IMEPAC) e Coordenadora Geral do Internato desde janeiro. Atualmente é Docente Coordenadora do Projeto de Extensão AbertaMente do IMEPAC para atendimento integral à população LGBT e do Projeto Expresso Saúde (unidade móvel de saúde) e Coordenadora da Atenção Primária na Prefeitura Municipal de Araguari.


Rodrigo Pedrosa, MD, PhD

(UPE | SBC)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, Residência médica em clínica médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo e residência em cardiologia no Instituto do Coração (InCor) da FMUSP. Tem especialização em Medicina do Sono no Laboratório do Sono do InCor da FMUSP, doutorado em ciências no InCor da FMUSP e especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em Medicina do Sono pela Associação Brasileira do Sono (ABSono) e em Terapia Intensiva pela AMIB. Atuou como Cardiologista do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (PROCAPE), onde coordena o Laboratório do Sono e Coração. Atualmente é Pesquisador do CNPq e Professor no mestrado e doutorado em Ciências da Saúde da Universidade de Pernambuco.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF), Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.


Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo





Na Imprensa

bottom of page