top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Cuidado Integral da Pessoa com Diabetes - Finalista Melhores Projetos FórumDCNTs 2023

Nome do Projeto: Cuidado Integral da Pessoa com Diabetes

Responsável pelo projeto: Juliana Nabarrete

Instituição: SAS Brasil

Contato: juliana.nabarrete@sasbrasil.org.br

Instituições parceiras Novo Nordisk, Prefeituras e Secretarias de Saúde de Cavalcante-GO, Santo Amaro-MA, Preá-CE e Acaraú-CE.

Sobre o Projeto

O objetivo do projeto é otimizar o tratamento de pessoas com diagnóstico de diabetes, identificando também novos casos para iniciar o seu tratamento, rastreando as complicações crônicas do diabetes, para educar as pessoas que vivem com diabetes e profissionais de saúde dos municípios com estratégias de cuidado, prevenção e redução de complicações.


Este projeto foi implementado através de um questionário FINDRISC para avaliação do risco de ter diabetes. Também pessoas já diagnosticadas apontadas pela prefeitura, além daquelas classificadas como em risco foram convocadas para exame incluindo: Registro e Medidas antropométricas (informações demográficas, histórico médico e medições de peso, altura, pressão arterial e circunferência abdominal); Exame dos pés (inspeção, avaliação da sensibilidade plantar e avaliação vascular) e Retinografia (foto de fundo de olho utilizando retinógrafo portátil para avaliação via telemedicina por oftalmologista).


Cerca de 476 indivíduos responderam ao FINDRISC e 50.0% foram classificados em risco de diabetes. Um total de 998 participantes realizaram avaliação que contempla o rastreio de complicações crônicas; 21.84% das pessoas apresentaram alterações nos pés e 21.00% apresentaram algum grau de retinopatia; 349 profissionais de saúde receberam capacitação em diabetes. Ao total 1473 pessoas passaram por algum procedimento relacionado ao projeto, desde triagem de novos casos até rastreio de complicações. Essas avaliações geraram necessidade de consultas com a equipe multiprofissional que compõe a assistência clínica, para adaptar e oferecer o melhor suporte relacionado à diabetes.


A partir de um projeto piloto realizado em Natal/RN no início de 2021 com foco em retinopatia em pessoas com diabetes, a equipe da SAS composta por clínicos, endocrinologistas, dermatologistas, oftalmologistas e nutricionistas se uniram para um projeto de atendimento integral à pessoa que tem diabetes, trazendo olhar global para identificação de casos novos e prevenção de complicações naquelas já diagnosticadas.


O projeto segue em andamento, passando neste momento por uma revisão, mas extensão da assistência como Linha de Cuidado. A parceria com a Novo Nordisk tem um prazo contratual até 2024, com possibilidade de extensão.

Saiba Mais

bottom of page