top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Evento Exclusivo para Gestores: Programas de DCNTs com Oportunidade de Escala (online) - 24/6 às 15h



Objetivos:

  • Apresentar a gestores e implementadores de todo o país programas, com potencial de escala, que estão atingindo resultados concretos para prevenção e cuidados de condições/doenças crônicas não transmissíveis (CCNTs/DCNTs).

  • Reunir gestores e implementadores para apresentar os programas com foco em diabetes, hipertensão, apneia obstrutiva do sono, câncer, DPOC, AVC, DCV, entre outras DCNTs/CCNTs, assim como líderes que descreverão o suporte disponível para a escala desses programas a outras regiões, estados e municípios.


Agenda:

15h00 – Abertura (condução: Mark Barone, FórumCCNTs)


15h10-15h25Medição Residencial da Pressão Arterial para Desprescrição Medicamentosa em Pessoas Acima de 60 Anos

  • CCNT(s) contemplada(s): Hipertensão arterial sistêmica

  • Onde está implementado: municípios de Cordeiros, Dom Basílio e Vitória da Conquista-Bahia

  • Instituições implementadoras e responsáveis pelo projeto: Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais, Secretarias Municipais de Saúde de Cordeiros, Dom Basílio e Vitória da Conquista

  • Apresentação (10 min): Márcio Galvão Oliveira (UFBA)

  • Oportunidades para escala (5 min): Luiz Bortolotto (InCor-FMUSP)


15h30-15h45 FortaleceRAS 

  • CCNT(s) contemplada(s): Hipertensão arterial sistêmica e Diabetes

  • Onde está implementado: regiões da Paraíba e Rio Grande do Norte

  • Instituições implementadoras e responsáveis pelo projeto: Projeto do Ministério da Saúde, com implementação do HCor

  • Apresentação (10 min): Erlon Oliveira de Abreu Silva (HCor) 

  • Oportunidades para escala (5 min): Liza Yurie Teruya Uchimura (HCor)


15h50-16h05 – Cidade Angels 

  • CCNT(s) contemplada(s): CCNTs com alto risco de AVC

  • Onde está implementado: Ribeirão Preto e Sapucaia do Sul88

  • Instituições implementadoras e responsáveis pelo projeto: Boehringer Ingelheim em parceria com os municípios, incluindo executivo, Secretário de Saúde, Educação, Gestão Hospitalar pública e privada, Gestão pré-hospitalar.

  • Apresentação (10 min): Octavio Pontes (FMUSP-RP)

  • Oportunidades para escala (5 min):  Kamila Fachola (Boehringer Ingelheim)


16h10-16h25 – Linha de Cuidado VIAS - Visão Integrada de Assistência em Saúde 

  • CCNT(s) contemplada(s): Diabetes 

  • Onde está implementado: Acaraú, Cruz e Itapema (Estado do Ceará), Santo Amaro do Maranhão (Estado do Maranhão) e Cavalcante (Estado do Goiás) 

  • Instituições implementadoras e responsáveis pelo projeto: SAS Brasil

  • Apresentação (10 min): Juliana Nabarrete (SAS Brasil)

  • Oportunidade para escala (5 min): Em Breve


16h30-16h35 – Transição  (condução: Mark Barone, FórumCCNTs)


16h40-16h55 Linha de Cuidado para DM2 na APS, com ênfase no uso de Point-of-Care para hemoglobina glicada (HbA1c)

  • CCNT(s) contemplada(s): Diabetes

  • Onde está implementado: Vitória da Conquista

  • Instituições implementadoras e responsáveis pelo projeto: Universidade Federal da Bahia e SMS de Vitória da Conquista 

  • Apresentação (10 min): Pablo Maciel Moreira (SMS-Vitória da Conquista)

  • Oportunidades para escala (5 min): Cristiano Soster (COSEMS-BA)


17h00-17h15 – Linhas de Cuidado Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) e Ventilação Mecânica Domiciliar (VMD) na APS

  • CCNT(s) contemplada(s): Apneia Obstrutiva do Sono e Insuficiência Respiratória Crônica

  • Onde está implementado: Municípios de Araguari (MG) e São Paulo (SP)

  • Instituições implementadoras e responsáveis pelo projeto: SMS-Araguari,  SMS-SP e ResMed

  • Apresentação (10 min): TBD (SMS-Araguari) e Karina Mauro Dib (SMS-SP)

  • Oportunidades para escala (5 min): Douglas Silva (ResMed)


17h20-17h35 – TBD


17h40-17h55 – ABRAÇAR + Rastreamento de DPOC 60+

  • CCNT(s) contemplada(s): Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

  • Onde está implementado: Presidente Prudente

  • Instituições implementadoras e responsáveis pelo projeto: Boehringer Ingelheim a SMS de Presidente Prudente 

  • Apresentação (10 min): Ricardo Beneti (SBPT | UNOESTE)

  • Oportunidades para escala (5 min): Marcel Hoshino (Boehringer Ingelheim)


17h55-18h00 – Encerramento (condução: Mark Barone, FórumCCNTs)


Painelistas e Moderador

Douglas Silva

(Resmed)

Especialista em Economia e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP), Gestão de Marketing pela State University of New York at Albany (SUNY) e em Inteligência de Mercado pela Live University. Há mais de 10 anos no setor farmacêutico com vasta experiência, atuou como analista de inteligência de negócios, coordenador de inteligência de negócios na eficácia da força de vendas, gerente de acesso ao mercado público e gerente associado de acesso ao mercado para América Latina. Atualmente lidera a área de Acesso ao Mercado e Relações Governamentais na ResMed para Latam.


Erlon Oliveira, MsC, PhD

(Hcor)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre-FFFCMPA. Residência Médica do Departamento de Clínica Médica da FFFCMPA/Santa Casa de Porto Alegre , Especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Cardiologia-FUC e Cardiologia Intervencionista pela Universidade Federal de São Paulo. Médico Pesquisador da Unidade de Hipertensão da Divisão de Cardiologia do HCPA, Cursou Princípios e Prática de Pesquisa Clínica (turma de 2020, Harvard T.H. Chan School of Public Health) e o Programa de Mestrado em Pesquisa Clínica da Universidade Internacional de Dresden. Atualmente pesquisador do Instituto de Pesquisa HCor; cardiologista clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e HCor, e em outros hospitais.


José Cristiano Soster

(COSEMS-BA)

Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e pós-graduado pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul na modalidade de Residência Multidisciplinar Integrada com Ênfase em Saúde Coletiva. Atuou na Atenção e Gestão na Saúde Pública, Coordenação da Estratégia de Saúde da Família, Coordenador do Núcleo de Atenção Integral e posteriormente Diretor da Atenção Básica do Município de Santa Maria. Trabalhou na Gestão Estadual como Coordenador de Políticas de Saúde e Diretor da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB). Atualmente é Assessor técnico do COSEMS da Bahia.


Juliana Nabarrete

(SAS)

Graduada em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu. Pós graduada em Nutrição Clínica em Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e Nutrição em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncologica. Já atuou no acompanhamento ambulatorial, assim como docente em diversas áreas da nutrição. Membro dos Núcleo de Educação Continuada da Sobope (Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica), Comitê de Nutrição da ABRALE, Comitê de nutrição da Soc. Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) e International Pediatric Oncology Group (IPONG) da International Society of Pediatric Oncology (SIOP). Atualmente e Coordenadora Geral de Projetos em Saude da SAS Brasil.


Kamila Fachola, MSc

(Boehringer Ingelheim)

Graduada em enfermagem pela Universidade Paulista, especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Fundação Oswaldo Cruz e Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP. Tem experiência na área de Enfermagem, Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente com ênfase em ferramentas da Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança do paciente, gestão de práticas assistenciais, educação continuada, qualidade em saúde, gestão de custos assistenciais e métodos de melhorias. Atualmente é Gerente de educação cientifica na Boehringer Ingelheim.


Karina Dib

(SMS-SP)

Mestranda em Inovação do Ensino em Saúde na temática de Cuidados Paliativos. Enfermeira pela Universidade Cidade de São Paulo, Especialista em Enfermagem Oncológica e Aprimoramento em Psicooncologia pelo A.C. Camargo Câncer, e Especialista em Atenção Domiciliar e Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Atuou como Supervisora Técnica em Saúde e atualmente é Diretora da Divisão de Doenças Crônicas que representa a Área de Cuidado às DCNTs e Área Técnica do Programa Melhor em Casa na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP).


Liza Uchimura, MD, MSc,PhD

(HCOR)

Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná . Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Estágio de doutorado no Institute of Health Policy, Management and Evaluation da University of Toronto, Canadá. Foi consultora técnica da Coordenação-Geral do Fomento a Pesquisa em Saúde, Departamento de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS). Foi Tutora Curso de Aperfeiçoamento em Metodologia de Pesquisa e Produção Científica e Consultora médica especialista em Redes de Atenção à Saúde pelo Instituto de Ensino do Hcor. Atualmente é Consultora científica projeto “Apoio à Institucionalização das Politicas Informadas por Evidências” no Hcor.


Luiz Botolotto,  MD, PhD

(Incor - FMUSP)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Doutorado em Cardiologia pela FMUSP, com Estágio de Pós-Doutorado no Hospital Broussais - Paris, sob supervisão do Professor Michel Safar. Atuou no Programa de Tutoria Promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Professor Colaborador Médico e Orientador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Cardiopneumologia, disciplina de Cardiologia pela FMUSP, Participou como Revisor e Membro da Revista Brasileira de Hipertensão e Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Atualmente é Diretor da Unidade Clínica de Hipertensão, InCor-HCFMUSP.


Marcel Hashino

(Boehringer Ingelheim)

Graduado em Engenharia (DE), Mecatrônica, Robótica e Engenharia de Automação . Atuou na Novartis como Market Intelligence Analyst , Analista de performance Pleno e Junior. Atualmente é Gerente de Produto na Boehringer Ingelheim atuando na área de DPOC.



Márcio Galvão, MSc, PhD

(UFBA)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Aperfeiçoamento em Farmácia Clínica pela Universidad de Chile, Especialização em Assistência Farmacêutica pela UFBA, Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde também pela UFBA. Atualmente é professor adjunto IV de Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica, tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência do Instituto Multidisciplinar em Saúde IMS da UFBA e Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), e professor permanente do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva. Liderou o programa HealthRise em Vitória da Conquista, que reorganizou a Atenção Primária, melhorando indicadores das populações com diabetes e hipertensão.


Octávio Pontes, MD, MSc, PhD

(FMRP-USP)

Médico Neurologista pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado pela Massachusetts General Hospital / Harvard Medical School, Doutor em Neurologia e Livre Docência em Neurologia, ambos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Fellowship em Neurologia Vascular e Neurossonologia no Hospital Vall d`Hebron. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Atua como Coordenador da Rede Nacional de Pesquisa em AVC, instituída pelo Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS) e Co-Chair do Comitê de Educação da World Stroke Organization (WSO). Atualmente é Chefe do Serviço de Neurologia Vascular e Emergências Neurológicas do HCFMRP-USP, além de Coordenador do Mestrado Profissional em Neurologia da FMRP-USP.


Pablo Maciel Moreira, MPH, PhD (SMS-Vitoria da Conquista)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica pela Faculdade Cathedral e Avaliação de Tecnologias em Saúde - UFBA. Mestrado em Saúde Coletiva - UFBA e Doutorado em Assistência Farmacêutica - UFBA. Atuou como Coordenador e Consultor em Assistência Farmacêutica no SUS na Secretaria Municipal de Saúde de Planalto - Bahia, Foi membro e Coordenador da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista e do Centro de Informações sobre Medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. Atualmente é Responsável Técnico pela Farmácia da Família II/Farmácia Escola da UFBA e Apoio Técnico a Diretoria de Atenção Básica na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista.


Ricardo Benetti, MD, MSc, PhD

(SBPT | UNOESTE)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Residência Médica em Pneumologia (UNICAMP), Pós-graduação em Medicina Intensiva e Auditoria em Saúde da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Doutorado em Clínica Médica pela UNICAMP. Atualmente é professor da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente UNOESTE, Presidente Regional Noroeste da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e Médico Pneumologista no Hospital Regional de Presidente Prudente.


Mark Barone, PhD

(FórumCCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador Geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.

Comments


bottom of page