top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Reunião de Líderes de Advocacy das Principais Entidades de CCNTS do Brasil - 26/07


8h00 - Chegada de todos, café interativo e acomodação


8h20 - Abertura: Boas-vindas & Apresentações


8h50 - Início dos trabalhos colaborativos (Em breve)


9h20-10h50  Ações prioritárias e efetivas para melhorar cenário de CCNTs no Brasil (Moderação: Tatiana Toporcov, FSP-USP)

  • 9h30-9h45 - Quais CCNTs e fatores de risco devem ser prioridade para alcançarmos o ODS 3.4?  (Eduardo Macário, SES-SC)

  • 9h50-10h05 - Por que crianças e adolescentes ganharam destaque quando se fala em CCNTs? O que todas as entidades e os ativistas de CCNTs devem priorizar? (Em breve)

  • 10h10-10h25  - Como tornar as ações da sociedade civil mais efetivas para a construção de um cenário de políticas de saúde que verdadeiramente atenda às suas necessidades? (Priscila Torres, Biored)

  • 10h25-10h50 - P&R

10h50-11h15 – Café Interativo


11h20-12h20 – Aquecimento de Advocacy

  • Workshop com o Guia Atualizado de Advocacy GHAI (Vanessa Rodrigues, GHAI)


12h35-13h35 - Almoço


13h40-14h00 – Continuação dos trabalhos colaborativos (Em breve)


14h05-15h15 - Quando propor uma audiência pública, uma carta de recomendações, um programa de saúde ou uma lei? (Moderação:Tacyra Valois, CBEXS)

  • Joana Barcellos (Assessora Parlamentar)

  • Em breve

  • Em breve


15h20-15h45 – Café interativo


16h50-16h40 - Apresentação das propostas dos trabalhos colaborativos (Em breve)


16h45 – Encerramento e Avaliação



Painelistas e Moderadores


Eduardo Macário, MSc, PhD

(SES-SC)

Graduado em Farmácia pela UFPE, Especialista e Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ/PE, e Doutor em Epidemiologia pela UFRGS. Atuou no Ministério da Saúde, como Consultor técnico do GT-SINAN, na Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, na área de Saúde Indígena, coordenação do programa EPISUS e Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, quando exerceu a função de secretário de vigilância. Na SES-SC foi Gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Diretor de Vigilância Epidemiológica e Gerente de Vigilância de IST, HIV/Aids, Hepatites Virais e Superintendente de Vigilância em Saúde. Atualmente faz parte da equipe de apoio institucional e participativo do Ministério da Saúde para Santa Catarina.



Priscila Torres

(Biored Brasil)

Mestranda em Assistência Farmacêutica na Universidade de Brasilia pelo programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR). Graduada em Jornalismo pela Faculdades Metropolitana Unidas. É autora do Livro EncontrAR e do Blog Artrite Reumatoide - a vida após a artrite reumatoide. Além disso, colabora com diversos grupos de trabalho de escopo de diretrizes clínicas terapêuticas do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADIS-SUS). Atualmente é Coordenadora de Advocacy e Responsabilidade Social na Biored Brasil, participa como Conselheira Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Saúde na Câmara de Saúde Suplementar no Comitê Permanente de Atenção à Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e no Comitê de Protocolos Clínicos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia (CONITEC).



Tatiana Toporcov, PhD

(FSP-USP)

Pós-Doutora em Epidemiologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Ciências Odontológicas, com concentração em Odontologia Social, pela mesma instituição. Tem experiência na área de Epidemiologia das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, com ênfase em Epidemiologia do Câncer, atuando principalmente em estudos descritivos e pesquisas sobre fatores de risco e fatores prognósticos. Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP.



Vanessa Mello Rodrigues , MSc, PhD

(GHAI)

Nutricionista, Mestre e Doutora em Nutrição (PPGN/UFSC). Especialista em Saúde Pública (PPGSP/UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições. Doutorado na Univeristy of Oxford, Reino Unido; Pós-Doutorado Marie Sklodowska-Curie na Bournemouth University, Reino Unido; Pós-Doutorado Newton Fund - Institutional Links no PPGN/UFSC. Tem experiência em pesquisas relacionadas à rotulagem nutricional em produtos embalados, modelos de avaliação de perfil nutricional de alimentos, implantação de rotulagem em restaurantes , fatores associados à cadeia de produção de vegetais e frutas, e estratégias para melhoria da qualidade de vegetais oferecidos em restaurantes institucionais. Recebeu menção honrosa no Prêmio Capes. Atualmente é coordenadora local do Food Policy Program Brazil da Global Health Advocacy Incubator.



Parceiros Corporativos





Comments


bottom of page