top of page

Diabesidade-Distúrbios do Sono: uma perigosa associação - 15/8 às 15h

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • 1 de jan.
  • 6 min de leitura

Atualizado: 19 de ago.


Objetivos:

  • Compreender a alta prevalência do círculo vicioso que conecta o diabetes e a obesidade aos distúrbios do sono, especialmente a apneia obstrutiva do sono e a insônia, resultando em agravamento mútuo e desenvolvimento de complicações.

  • Reconhecer a falta de diretrizes para diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono no país e, ao mesmo tempo, conhecer iniciativas de sucesso que estão fazendo a diferença através do SUS.

  • Unir esforços entre as principais instituições dos setores público, privado e terceiro setor para prevenir e tratar distúrbios do sono e, com isso, reduzir os riscos para o desenvolvimento de diabesidade e suas graves complicações.


Agenda:

15h00-15h20 – Abertura e Contextualização (Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)

  • Bruno Ganem (Deputado Federal – Frente Parlamentar Mista de Saúde do Sono) (Vídeo)

  • Claudia Albertini (Biologix) (Vídeo)

  • Denilson Amado (Lumiar Healthcare) (Vídeo)


15h25-15h30 – O que é Diabesidade? Qual sua prevalência e sua relação com apneia obstrutiva do sono e insônia? (Carlos Schiavon, BP) (Vídeo)


15h35-15h40 – Por que se preocupar com diabesidade e sua associação com os distrúrbios do sono? (João Salles, SBD | Santa Casa-SP) (Vídeo)


15h42-15h50 – Qual a prevalência nacional e a tendência para distúrbios do sono, obesidade e diabetes? (Letícia Cardoso, SVSA-Ministério da Saúde) (Vídeo)


15h52-16h00 – Como os distúrbios do sono entram desapercebidamente na rotina da população e acabam instalando diabetes tipo 2 e obesidade? (Claudia Moreno, FSP-USP) (Vídeo)


16h05-16h10 – Como o município de Araguari está enfrentando a alta prevalência de distúrbios do sono, diabesidade e sua associação? (Marislene Nunes, SMS-Araguari) (Vídeo)


16h15-16h20 – Como e por que avançar em direção a um PCDT e Linha de Cuidado de Distúrbios do Sono no Brasil? (Geraldo Lorenzi, InCor-FM-USP) (Vídeo)


16h23-16h30  Quais as ações do Ministério da Saúde para melhorar resultados de tratamento da obesidade, do diabetes e condições associadas? (Amanda Ferreira Rocha, SAPS-Ministério da Saúde) (Vídeo)


16h30-17h00 – Debate com todos os painelistas – Como tirar os distúrbios do sono da invisibilidade e agir sobre eles a fim de melhorar prevenção e cuidados de diabetes e obesidade, em direção ao ODS 3.4? (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)


Painelistas e Moderador


ree

Amanda Ferreira Rocha

(SAPS-Ministério da Saúde)


Enfermeira pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Atenção Básica pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Brasília), com experiência em atenção primária à saúde (APS) nas esferas assistencial e de gestão. Atuação profissional em Unidade Básica de Saúde (UBS), incluindo práticas de saúde e estratégias de cuidado, educação em saúde, promoção da saúde, prevenção de agravos, educação permanente, territorialização, planejamento de ações em saúde, gestão e coordenação de eSF e interprofissionalidade em eSF e entre eSF e equipe multiprofissional (eMulti). Atualmente, compõe a Coordenação-Geral de Prevenção às Condições Crônicas (CGCOC) do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (DEPPROS), da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.


ree

Bruno Ganem

(Deputado Federal por São Paulo)


Engenheiro de Produção formado pela Universidade de São Paulo (USP), com trajetória pública voltada à promoção do bem-estar e à defesa de políticas públicas baseadas em evidências. Atuou como vereador em Indaiatuba e deputado estadual (2019–2023), com destaque nas áreas da saúde, proteção animal e segurança pública. No Congresso Nacional, integra a Comissão de Saúde e lidera proposições voltadas à prevenção e ao cuidado das doenças crônicas, saúde mental e distúrbios do sono. É autor do requerimento que institui a Frente Parlamentar Mista em Prol da Saúde do Sono. Atualmente exerce o mandato de Deputado Federal por São Paulo.


ree

Carlos Schiavon, MD, PhD, MBA

(Beneficência Portuguesa | Obesidade Brasil)


Graduação em Medicina e Doutorado em Clinica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo (USP). MBA em Gestão e Saúde pelo IbmecSP/Hospital Israelita Albert Einstein. Formação complementar em Cirurgia Vídeo Laparoscópica e Cirurgia Bariátrica. Foi Vice-presidente executivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e Diretor médico do Hospital São Camilo - Pompeia. Também desenhou e coordenou um Trial de Pesquisa clínica pioneiro que estudou o impacto da cirurgia bariátrica na hipertensão. Cofundador da ONG Obesidade Brasil, onde ocupa o cargo de Presidente. Atualmente é Coordenador de Ensino e Pesquisa do Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP).


ree

Claudia Albertini, MSc, PhD

(Biologix)


Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado e Doutorado em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atuou como Professora Supervisora de Estágio no Ambulatório de Reabilitação Pulmonar do HCFMUSP. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Defesa Pulmonar, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia cardiorrespiratória, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, apeia obstrutiva do sono. Foi Gerente de Cuidados Respiratórios e Medical Affairs da ResMed na América Latina e Ásia. Atualmente é Consultor Internacional na Biologix.


ree

Claudia Moreno, MSc, PhD

(FSP-USP)


Graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado na Faculdade de Saúde Pública USP (FSP-USP), no Instituto do Sono - UNIFESP, com bolsa de Jovem Pesquisador da Fapesp, e no Stress Research Institute (Suécia). Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da FSP-USP e Vice-presidente da Associação Brasileira de Sono. Ampla experiência em Cronobiologia e Saúde Pública, com estudos sobre sono, ritmos biológicos, problemas cardiovasculares, metabolismo e nutrição. Atualmente é Professora Associada e Chefe do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da FSP-USP e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública.


ree

Denilson Amado

(Lumiar Healthcare)


Engenheiro Eletrônico formado pela Universidade São Judas Tadeu (SP), com mais de 23 anos de experiência em operações técnicas e manutenção de equipamentos eletromédicos, especialmente no setor de atenção domiciliar à saúde. Atuou no desenvolvimento de produtos eletrônicos, na gestão de equipes técnicas e na liderança de projetos voltados à inovação e à eficiência operacional. Possui ampla vivência em ambientes regulados e de alta complexidade, com foco em soluções para Home Care. Atualmente, é Diretor de Operações para a América Latina na Lumiar Healthcare, onde lidera estratégias técnicas e operacionais voltadas à expansão e à excelência em saúde domiciliar.


ree

Geraldo Lorenzi Filho, MD, PhD

(InCor-HCFMUSP)


Graduado em Medicina e doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-doutorado em Medicina do Sono na Universidade de Toronto e livre-docência em Pneumologia pela USP. Foi presidente da Associação Brasileira do Sono, coordenador da residência em Medicina do Sono (HCFMUSP), proponente do LIM-63, editor da Sleep Science e coordenador brasileiro dos estudos SAVE e ADVENT-HF. É cofundador e diretor científico da startup Biologix, voltada ao diagnóstico da apneia do sono. Membro da American Thoracic Society. Atualmente é Diretor Geral do Laboratório do Sono do InCor-HCFMUSP, que fundou e coordena.


ree

João Salles, MD, PhD

(Santa Casa de Misericórdia SP | SBD)


Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra, com especialização em Endocrinologia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo e residência médica pela Universidade de Taubaté. Presidente da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Atualmente é Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Professor e Diretor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


ree

Letícia Cardoso, MSc, PhD

(SVSA - Ministério da Saúde)

 

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Saúde Coletiva pela UERJ e Doutorado em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ entre 2016 e 2019. É pesquisadora do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), do projeto Saúde Urbana na América Latina (SALURBAL), atua na coordenação do Estudo CAEB (Comercialização de alimentos e bebidas no ambiente escolar de cidades brasileiras). Atualmente é Diretora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis na Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.


ree

Marislene Nunes, MD

(SMS-Araguari)


Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Residência em ginecologia e obstetrícia na UFU e é especialista em Saúde da Família pela UFMG e mestre em saúde da família ( UFU ) compondo uma das primeiras equipes a se formar no Triângulo Mineiro (Araguari- MG). Atua como docente do curso de Medicina no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos de Araguari (IMEPAC) e Coordenadora de integração ensino serviço . Atualmente é Docente Coordenadora do Projeto de Extensão AbertaMente do IMEPAC para atendimento integral à população LGBT e do Coordenadora da Atenção Primária na Prefeitura Municipal de Araguari.


ree

Mark Barone, PhD

(FórumCCNTs)


Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.

Parceiros Institucionais

ree

Parceiro Corporativo

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page