top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Asma: revertendo a necessidade não atendida no Brasil - 12/7 às 16h



Objetivos:

• Entender os desafios que persistem para diagnóstico e cuidados adequados para a asma, uma condição crônica tão conhecida e prevalente.

• Conhecer estratégias, políticas e tratamentos que estão melhorando desfecho e reduzindo mortes por asma no Brasil.

Potencializar a Atenção Primária à Saúde para sua atuação fundamental através do engajamento dos setores público, privado e terceiro setor.


Agenda:

16h00-16h10 - Abertura e Contextualização (Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)

Flávia Lima, ABRAF (Vídeo)


16h15-16h20 - Qual a prevalência da asma e o perfil de grupos populacionais com maior risco de quadros graves? (Paulo Correa, SBPT(Vídeo)

 

16h25-16h30 - Quais lacunas dificultam o sucesso nos cuidados com asma no país? (Zuleid Mattar, ABRA) (Vídeo)


16h35-16h40 - Como instrumentalizar a Atenção Primária à Saúde para um bom trabalho com asma e outras condições respiratórias crônicas? (Sonia Martins, CAPA | GEPRAPS(Vídeo)


16h45-16h50 - Como tem sido possível mudar o curso da asma em Salvador através da integração dos níveis de atenção? Quais as estratégias e os resultados principais? (Álvaro Cruz, Fundação ProAr) (Vídeo)


16h55-17h00 - Como o município de Itapetininga potencializou a Atenção Primária e coordenou os cuidados com os outros níveis de atenção para otimizar os cuidados de asma? (Marcelo Cardoso, Itapetininga - SP) (Vídeo)


17h05-17h10 - Como a Atenção Primária tem se aprimorado na atenção à asma, evitando exacerbações e aumentando qualidade de vida? (Maria José Evangelista, CONASS(Vídeo)


17h15-17h20 - Iniciativas e avanços que estão transformando o cuidado da asma no Brasil (Pedro Presta Dias, SAPS-MS) (Vídeo)


17h25-17h55 - Debate - Como unir esforços para melhorar, em pouco tempo, os cuidados da asma no país? Como cada setor pode contribuir? (Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)


Painelistas e Moderador

Álvaro Cruz, MD, MSc, PhD

(Fundação ProAr)

Graduado pela Faculdade de Medicina da Bahia - Universidade Federal da Bahia (UFBA) , Mestrado e Doutorado na UFBA. Pós-doutorado na Universidade Johns Hopkins - EUA . É membro da Aliança Global contra Doenças Respiratórias Crônicas (GARD)/OMS, da Inciativa Global contra a Asma (GINA) e da Iniciativa ARIA (Allergic Rhinitis and its Impact on Asthma). No ano de 2009 recebeu um prêmio especial da Organização Mundial de Alergia. Foi membro do Comitê Executivo da GARD/OMS entre 2007 e 2008. Fundador do ProAR (Programa para o Controle da Asma na Bahia). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Medicina da Bahia e Diretor Executivo da Fundação ProAR


Flávia Lima

(Abraf)

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e em Comunicação Social pelo Centro Universitário IESB, Pós-graduada em Comunicação em Saúde e em Saúde Coletiva pela Escola de Governo Fiocruz Brasília. Coordenou o Grupo de Apoio de Hipertensão Pulmonar do Distrito Federal. Atualmente é Presidente da ABRAF (Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas).


Marcelo Cardoso, MD

(Itapetininga - SP)

Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho. Especialização em Medicina do Trabalho pela HC-FMUSP e Especialização em Pneumologia certificado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia/AMB. É médico Pneumologista do AME Itapetininga e prefeitura municipal de Itapetininga. Atualmente é coordenador do Ambulatório de Asma Grave no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapetininga -SP e do projeto InspirAR ( Educação e implementação linha de cuidado em Asma para profissionais da saúde na atenção primária).


Maria José Evangelista, MSc

(CONASS)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe, especialização em Administração Hospitalar pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde, especialização em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva - UFBA, especialização em Saúde Publica pelo Fundação Oswaldo Cruz, especialização em Evidence Based Chronic Illness Care pela University of Miami Miller School of Medicine e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Atualmente é Assessora Técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).


Paulo Correa, MD, MSc

(SBPT)

Médico Pneumologista pelo Hospital das Clínicas UFMG. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e especialista em Pneumologia e Tisiologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Realizou fellowship em controle do tabagismo pela American Cancer Society e União Internacional contra o câncer. Possui certificação em grau de excelência concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial da Saúde. Foi vice-presidente da Comissão de tabagismo da SBPT. Fez parte da missão da Organização Mundial da Saúde responsável pela Avaliação da Capacidade Brasileira para o Controle do Tabagismo. Atualmente é Professor do Curso de Medicina da UFOP e da Faminas-BH e Coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).


Pedro Presta Dias, MSc

(SAPS - MS)

Graduado em Odontologia pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME). Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela UNIME, pós- graduação em

Auditoria dos Serviços de Saúde e Residência Multiprofissional em Medicina Social com Ênfase em Saúde da Família pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Mestrado em Gestão de Saúde Publica na FIOCRUZ. Tem experiencia na assistência e desenvolvimento de ações na Estratégia de Saúde da Família e na área de Vigilância Epidemiológica. Atuou como Técnico e Coordenador no CIEVS do Estado da Bahia, no Ministério da Saúde como Ponto Focal do CIEVS Nacional. Atualmente é Técnico da Coordenação Geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde CGCOC/DEPPROS/SAPS/MS


Sônia Martins, MD, PhD

(CAPA | GEPRAPS)

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, Especialização em Psiquiatria pela UNESA-Rio de Janeiro e Saúde da Família pela UNIFESP (Título de Especialista pela SBMFC). Idealizou, implementou e gerencia oa programas de Matriciamento em Saúde Respiratória na atenção primária e de tabagismo no município de São Bernardo do Campo. É idealizadora e Referência Técnica do Ambulatório Multidisciplinar de Asma e DPOC na Atenção Secundária em São Bernardo do Campo. Pesquisadora Principal do Projeto Breathe Well 1 no Brasil. Lidera o movimento Cuidados Adequados da Asma (CAPA) no Brasil. Atualmente é a Coordenadora do GEPRAPS e Líder do International Primary Care Respiratory Group na América Latina.


Zuleid Mattar, MD

(ABRA)

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi Presidente da Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA). Médica pediatra e Membro do Global Allergy and Asthma Patient Plataform – GAAPP e da Further (The Future of Respiratory Health Readiness). Membro fundador da ABRA (Associação Brasileira de Asmáticos) e atualmente é a Diretora de Politicas Governamentais e Relações Internacionais da ABRA.


Mark Barone, PhD

(FórumCCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.


Parceiros Institucionais
Parceiro Corporativo

Commentaires


bottom of page