Objetivos:
Entender os desafios estruturais e específicos associados aos cânceres mais prevalentes e fatais em mulheres no Brasil, com especial atenção aos cânceres de útero, ovário e mama.
Conhecer o potencial dos PCDTs atualizados e da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, assim como os riscos de atrasos em suas implementações, para prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento dos cânceres em mulheres.
Reunir as principais instituições dos setores público, privado e terceiro setor para acelerar avanços em programas e políticas que permitirão reduzir mortes por câncer, em especial por câncer de ovário, útero e mama no país, concluindo com a elaboração de uma carta de recomendação ao Ministério da Saúde e outras autoridades.
Agenda:
15h00 – Abertura (condução: Mark Barone, FórumCCNTs)
• Flávia Morais (Deputada Federal)
• Iza Arruda (Deputada Federal)
15h20-15h58 – Contextualização (moderação: Ana Maria Drummond, IVOC)
15h25-15h33 - Epidemiologia dos principais cânceres que afetam as mulheres no Brasil (Carlos Andrade, Hospital de Amor)
15h35-15h45 - Jornada de mulheres com câncer de mama e mulheres com câncer de útero no Brasil (Núbia Viana, NVHealthcare Solutions)
15h48-15h58 - Qual a importância de uma perspectiva multidisciplinar e o que é atualmente prioridade para o cenário de câncer de ovário no SUS (Rafael Vargas, UFCSPA | IGCC)
16h00-16h35 – Modelos exitosos, planos e desafios para reduzir drasticamente a taxa de letalidade desses tipos de câncer no país (moderação: Catherine Moura, Abrale | TJCC)
16h05-16h12 - Quais são as recomendações e estratégias mais efetivas para vencer esses tipos de câncer em países como o Brasil? (Alessandra Morelle, Oncoclínicas)
16h15-16h22 - As melhores estratégias para diagnóstico e tratamento oportuno dos principais cânceres em mulheres estão previstas nos DDTs, PCDTs e sendo implementados? Há como melhorar? (Angélica Nogueira Rodrigues, SBOC | UFMG)
16h25-16h35 - Como o Ministério da Saúde está fortalecendo a atenção a esses tipos de câncer no país? (José Barreto, CGCan- SAES-MS)
16h35-17h05 – Debate com todos os painelistas e moderadores que já apresentaram: Como unir esforços e reunir setores para avanços consistentes e melhores resultados no controle dos principais tipos de câncer em mulheres? (moderação: Eduardo Macário, SES-SC)
17h10-17h35 – Práticas exitosas de enfrentamento de câncer em mulheres do Brasil (moderação: Veridiana Cano, Roche)
17h15-17h25 - Inovação no rastreio do câncer do colo do útero e na linha de cuidado em Pernambuco (Letícia Katz, Sociedade Brasileira de Citopatologia)
17h25-17h35 - A experiência da Paraíba com a Linha de Cuidado do Câncer de Mama (Soraya Galdino, COSEMS-Paraíba)
17h40-18h00 – Mesa de encerramento com falas sobre próximas etapas para avançar em mais regiões e leitura da Carta de Recomendações ao Ministério da Saúde, gestores estaduais e municipais, e autoridades, com convite de endosso das instituições presentes neste evento.
Painelistas e Moderador

Alessandra Morelle, MD, PhD
(Oncoclínicas)
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), possui pós-graduação em Clínica Médica com ênfase em Biologia Tumoral e doutorado pela mesma instituição. Dedica-se ao atendimento de pacientes com câncer de mama e neoplasias ginecológicas, tendo atuado na equipe de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento. É fundadora da Thummi, uma plataforma digital de monitoramento remoto de pacientes com câncer. É membro do Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama (GBECAM) e do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA). Chair do LACOG Digital (The Latin American Cooperative Oncology Group). Atualmente, integra o Grupo Oncoclínicas.

Ana Maria Drummond
(IVOC)
Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e com MBA em Administração e Negócios pela SDA Bocconi School of Management, na Itália, possui uma sólida trajetória profissional. Foi Diretora Executiva da Childhood Brasil e atualmente atua como Conselheira da World Childhood Foundation. Além disso, é voluntária no Grupo Mulheres do Brasil e co-fundadora do projeto "Somos Todas Marias", um negócio de impacto social dedicado a apoiar mulheres nanoempreendedoras. Com experiência em projetar e implementar iniciativas complexas em colaboração com governos, empresas e grandes fundações, atualmente ocupa o cargo de Diretora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Vencer o Câncer.

Angélica Nogueira Rodrigues, MD, MSc, PhD
(SBOC | UFMG)
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado em Saúde da Mulher pela UFMG, Doutorado em Oncologia pelo INCA e Pós-doutorado em Oncologia pela Harvard University. Pesquisadora e professora adjunta da Faculdade de Medicina da UFMG, Diretora técnica da DOM Oncologia; professora e pesquisadora da UFMG; e Oncologista da Coordenação de Pesquisa Clínica do Inca. Membro permanente da Câmara Técnica de Medicamento - CATEME-ANVISA, do Comitê Nacional de Educação FEBRASGO entre outras sociedades médicas. Idealizadora dos projetos Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos e do Movimento Brasil sem Câncer do Colo do Útero. Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia SBOC.

Carlos Andrade, MD, MSc
(Hospital de Amor)
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialização em Cirurgia Pélvica e Ginecologia Oncológica pela Fundação Antônio Prudente (FAP) e Mestre em Oncologia pela Fundação Pio XII. Médico cirurgião – especialista em cirurgia oncológica ginecológica e oncogenética. Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: colo uterino, endométrio, laparoscopia, ginecologia oncológica e lesão intra-epitelial. Atualmente é Professor na Disciplina de Ginecologia na Faculdade de Medicina Paulo Prata (FACISB), Proctor no Curso de Certificação em Cirurgia Robótica Ginecológica no IRCAD e Médico Assistente no Departamento de Ginecologia Oncológica do Hospital de Amor Barretos.

Catherine Moura, MD, MSc
(Abrale/TJCC)
Graduada em Medicina pela UNIFESO, Mestre em Saúde Pública (Saúde da Família) pela Universidade Estácio de Sá, Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela Faculdade de Medicina do ABC, especialista em Gestão hospitalar e Medicina do Trabalho pela Faculdade de Medicina do ABC (São Paulo). Experiência na área de Saúde Coletiva e Epidemiologia atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, informação em saúde, política de saúde, qualidade hospitalar, vigilância hospitalar, epidemiologia aplicada aos serviços de saúde. Atualmente é membro do Conselho Estratégico do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) e CEO da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

Eduardo Macário, MSc, PhD
(SES-SC)
Graduado em Farmácia pela UFPE, Especialista e Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ/PE, e Doutor em Epidemiologia pela UFRGS. Atuou no Ministério da Saúde, como Consultor técnico do GT-SINAN, na Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, na área de Saúde Indígena, coordenação do programa EPISUS e Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, quando exerceu a função de secretário de vigilância. Na SES-SC foi Gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Diretor de Vigilância Epidemiológica e Gerente de Vigilância de IST, HIV/Aids, Hepatites Virais e Superintendente de Vigilância em Saúde. Atualmente faz parte da equipe de apoio institucional e participativo do Ministério da Saúde para Santa Catarina.

Flávia Morais
(Deputada Federal)
Graduada em Educação Física pela Eseffego e em Direito pela PUC. Atuou como Secretária Municipal de Assistência Social, Prefeitura Municipal, Santa Bárbara de Goiás e na Prefeitura Municipal, Trindade, Secretária Estadual de Cidadania e Trabalho, Governo do Estado, GO. Foi deputada estadual por 2 mandatos e está em seu 4⁰ como Deputada federal. Lidera o movimento para implementação da Frente Parlamentar Mista para a Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes.

Iza Arruda
(Deputada Federal)
Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Integrada do Recife (FIR), com especialização em Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE Cursos). Possui ampla experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Atuou como coordenadora do Curso de Fisioterapia e como diretora de Saúde da Clínica Universitária de Reabilitação e Educação no Centro Universitário, além de ter exercido o cargo de Vice-Reitora do Centro Universitário Facol – Unifacol, em Vitória de Santo Antão (PE). Na gestão pública, foi eleita 1ª Coordenadora Adjunta da Secretaria da Mulher para o biênio 2023-2025. Atualmente, exerce mandato como Deputada Federal e preside o MDB Mulher no Estado de Pernambuco.

José Barreto, MD, PhD
(CGCan- SAES-MS)
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Oncologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e doutor em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou pós-doutorado na Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, onde também atuou como professor visitante. É professor titular do Departamento de Anestesiologia, Oncologia e Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, onde se tornou Livre Docente. Foi curador da Fundação Oncocentro de São Paulo e membro do Comitê de Referência em Oncologia do Estado de São Paulo. Atualmente, é coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) do Ministério da Saúde.

Letícia Katz, MD
(Sociedade Brasileira de Citopatologia)
Graduada em Medicina pela FMUFP, Residência em Ginecologia/ Obstetrícia e Especialização em Citopatologia pela Sociedade Brasileira de Citopatologia. Exerceu o cargo de Gestora do Laboratório da Secretaria Municipal de Saúde de Recife, liderando as áreas de Citopatologia e da Histopatologia do Laboratório da Mulher do Laboratório Central de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Atuou como Gerente de Atenção à Saúde da Mulher na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Citopatologia, onde atualmente é Presidente de Programa de Saúde Pública.

Nubia Viana, MD
(NVHealthcare Solutions)
Graduada em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB), MBA em Gestão de Serviços da Saúde no Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Professora convidada na Faculdade de Saúde Pública da FMUSP, Faculdade Unileste - MG e Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Com mais de 30 anos de experiência na área de Consultoria em Projetos de Saúde, atuando em hospitais privados renomados, empresas multinacionais no segmento de informática, serviços e soluções em tecnologia e saúde e consultoria particular. Atualmente é consultora em Projetos na área de Saúde na NVHealthcare Solutions, preceptora na disciplina de Informática Clínica da USCS e desenvolvendo projetos para Saúde Digital.

Rafael Vargas, MD, MSc, PhD
(UFCSPA | IGCC)
Graduado em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Mestrado e Doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Residência médica em Oncologia Clínica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e em Clínica Médica pela Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande. Atualmente é Professor e supervisor do programa de residência médica em Oncologia Clínica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Coordenador do Serviço de Oncologia Clínica na Santa Casa de Porto Alegre. Membro do conselho do Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) e integrante da Coalizão Força Onco.

Soraya Galdino
(COSEMS)
Graduada em Odontologia. Sua trajetória é marcada pelo empenho na gestão pública e pela incansável luta em defesa do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Recebeu a medalhe Gilson Carvalho como personalidade que faz a diferença na saúde. Foi secretária de saúde nos municípios de Montadas, Pocinhos e Itabaiana (PB). Atualmente é secretaria de Saúde de Bayeux (Paraíba), 1ª vice-presidente da Região Nordeste na nova Diretoria do CONASEMS e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB).

Veridiana Cano, PhD
(Roche)
Graduada em Farmácia e Bioquímica, com Doutorado em Biologia Molecular e Genética e Pós-Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Também possui Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular pelo National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos. Ampla experiência no negócio de Ciências Biológicas, atuando como Gerente de Produtos e Aplicações, Especialista em Vendas Técnicas e Cientista Técnico e de Aplicações atuando em empresas como Pensabio, Agilent Technologies, Illumina e Life Technologies. Além disso, exerceu cargos estratégicos, como Líder de Ciência Médica na Fundação - Pharma International e Gerente de Informação Molecular na Foundation Medicine e atualmente, é Líder de Estratégia Médica na Roche.

Mark Barone, PhD
(FórumCCNTs)
Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.
Parceiros Institucionais

Parceiros Corporativos

Comments