top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Insuficiência Cardíaca e condições Cardio-renal-metabólicas, é possível reduzir mortes? - 10/05 às 16h



Objetivos:

  • Conhecer entender como a implementação das atualizações nos PCDTs de insuficiência cardíaca, diabetes e doenças renal crônica levarão à redução de eventos cardio-renal-metabólicos.

  • Identificar barreiras e experiência exitosas para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno da insuficiência cardíaca nos diferentes níveis de atenção.

  • Engajar os setores público, privado e terceiro setor para permitir a implementação total do PCDT e da linha de cuidado para a insuficiência cardíaca, beneficiando toda a população.

Agenda:

16h00-16h15 – Abertura e Contextualização (moderação: Patrícia de Luca, FórumCCNTs e AHF)

  • Sthefanie Petti (ABRAF)

 

16h20-16h25 – Epidemiologia da insuficiência cardíaca e como ela se relaciona com CCNTs de alta prevalência? (Ana Carolina Micheletti, UFMG)


16h30-16h35 – Quais os custos da insuficiência cardíaca para a saúde e economia do país? (Emanuelly Molinari, Firjan)

 

16h40-16h45 – Há como prevenir a insuficiência cardíaca? Quais as melhores estratégias para isso? (Erlon Oliveira, HCor)


16h50-16h55 - Como a implementação das atualizações do PDCT de insuficiência cardíaca permitirá melhorar desfechos cárdio-renais? (Danilo Campos, SAES-Ministério da Saúde)


17h00-17h05 – Como a implementação das atualizações do PDCT de insuficiência cardíaca permitirá melhorar desfechos cárdio-renal-metabólicos? (Múcio Tavares, SOCESP - InCor-FMUSP)


17h10-17h15 – Como o Ministério da Saúde organiza os cuidados para melhorar a prevenção e tratamento de insuficiência cardíaca e condições cadio-renaç-metabólicas associadas? (Fernando Alves, SAPS- Ministério da Saúde)


17h20-17h25 – Quais ações práticas permitiram melhorar desfechos e reduzir mortes por insuficiência cardíaca? (André Augusto Jardim, Hospital Santa Genoveva)


17h25-17h55 – Debate: Qual compromisso podemos firmar para reduzir casos e melhorar os desfechos de insuficiência cardíaca e CCNTs associadas no Brasil? (Moderação: Patrícia de Luca, FórumCCNTs e AHF)


Painelistas e Moderador

Ana Carolina Micheletti, MSc, PhD

(UFMG)

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Doutora em Enfermagem na linha de pesquisa Promoção da Saúde, Prevenção e Controle de Agravos pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Ciências da Saúde área de concentração Infectologia e Medicina Tropical pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq. Atuação como enfermeira nas áreas assistências e de gestão em urgência, emergência, trauma, terapia intensiva e educação permanente. Atuação como docente de cursos de graduação e pós-graduação na área da enfermagem e saúde.


André Augusto Jardim

(Hospital Santa Genoveva)

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM) Com Especialização em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Hospital de Clínicas da UFU, e Pós-graduação em Ultrassonografia vascular pela FATESA/EURP - Ribeirão Preto. Foi Coordenador do Serviço de Saúde do Idoso do Munícipio de Uberlândia. Além da Cardiologia, atua na área de Ecocardiografia com título de Especialista pelo Departamento de Imagem Cardiovascular. Atualmente exerce a função de cardiologista e de Chefe da Sala de Decisão Clínica do Hospital Santa Genoveva.


Danilo Campos, MSc

(SAES - Ministério da Saúde)

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco, título de Sanitarista pela Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz e Mestrado Acadêmico pelo programa Strictu Sensu de Saúde Pública do CPqAM/Fiocruz. Foi Servidor Público Federal com atuação no Ministério da Saúde de 2013 a 2022, trabalhando atualmente no GNova Lab - Laboratório de Inovação em Governo, da Escola. Teve experiência na Coordenação na implementação de Políticas de Saúde, com Monitoramento e Avaliação de Políticas e Programas de Atenção Especializada à Saúde. Atualmente é Coordenador-geral de Atenção especializada CGAE/DAET/SAES/MS.


Emanuelly Molinari, MBA

(Firjan)

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Celso Lisboa, e MBA em Gestão de Saúde com ênfase em liderança de equipes pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como Enfermeira - Analista de risco na MedSênior e atualmete é pesquisadora da FIRJAN.


Erlon Oliveira, MsC, PhD

(Hcor)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre-FFFCMPA. Residência Médica do Departamento de Clínica Médica da FFFCMPA/Santa Casa de Porto Alegre , Especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Cardiologia-FUC e Cardiologia Intervencionista pela Universidade Federal de São Paulo. Médico Pesquisador da Unidade de Hipertensão da Divisão de Cardiologia do HCPA, Cursou Princípios e Prática de Pesquisa Clínica (turma de 2020, Harvard T.H. Chan School of Public Health) e o Programa de Mestrado em Pesquisa Clínica da Universidade Internacional de Dresden. Atualmente pesquisador do Instituto de Pesquisa HCor; cardiologista clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e HCor, e em outros hospitais.


Fernando Alves

(Ministério da Saúde)

Graduado em Enfermagem pelo UNIFATEA - CENTRO UNIVERSITÁRIO TERESA D'ÁVILA. Atuou na Atenção Hospitalar dentro da Atenção Primária à Saúde, como coordenador de Unidade Básica de Saúde. Professor convidado pelo Hospital Israelita Albert Einstein na turma de pós graduação em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde com Ênfase na Prática. Responsável pelo Proadi-SUS da coordenação, executando projetos na área de ensino, pesquisa e capacitação, projetos esses com envolvimento dos seis hospitais de excelência. Clínica. Atualmente também faz parte da equipe da Coordenação-Geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.


Múcio Tavares, PhD

(SOCESP)

Graduado em Medicina pela Universidade de Santo Amaro e doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente Diretor do Hospital Dia e Centro de Infusão do Instituto do Coração HCFMUSP, Professor Colaborador da Faculdade de Medicina da USP e Coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca da SOCESP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cardiologia, insuficiência cardíaca, medicina de urgência, emergências médicas e coração - doenças - tratamento.


Sthefanie Petti

(ABRAF)

Graduada em Relações Internacionais pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Possui certificado em Migração, Gênero e Cuidados, pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe - CEPALComissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe - CEPAL. Pós-Graduada em Políticas Públicas, Cuidado e Gênero pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais - Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais - CLACSO. Certificado em Redação de Concessão e Administração pela Universidade Estadual da Alifornia-Dominguez. Atualmente atua como Manger na ABRAF - Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas.


Patricia Vieira de Luca, MSc

(AHF)

Graduada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, Bacharel, Licenciatura e Mestrado. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo. No momento, atua principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil por mais de 10 anos. Ex-presidente e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF). Co-fundadora do Grupo de Advocacy Cardiovascular (GAC). Co-Fundadora e parte da Comissão Organizadora do Fórum Intersetorial de CCNTs no Brasil.


Parceiros Institucionais

Parceiro Corporativo

bottom of page