top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Insuficiência Cardíaca e condições Cardio-renal-metabólicas, é possível reduzir mortes? - 10/05 às 16h



Objetivos:

  • Conhecer entender como a implementação das atualizações nos PCDTs de insuficiência cardíaca, diabetes e doenças renal crônica levarão à redução de eventos cardio-renal-metabólicos.

  • Identificar barreiras e experiência exitosas para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno da insuficiência cardíaca nos diferentes níveis de atenção.

  • Engajar os setores público, privado e terceiro setor para permitir a implementação total do PCDT e da linha de cuidado para a insuficiência cardíaca, beneficiando toda a população.

Agenda:

16h00-16h15 – Abertura e Contextualização (moderação: Patrícia de Luca, FórumCCNTs e AHF) (Vídeo)

  • Sthefanie Petti (ABRAF) (Vídeo)

 

16h20-16h25 – Epidemiologia da insuficiência cardíaca e como ela se relaciona com CCNTs de alta prevalência? (Ana Carolina Micheletti, UFMG) (Vídeo)


16h30-16h35 – Quais os custos da insuficiência cardíaca para a saúde e economia do país? (Emanuelly Molinari, Firjan) (Vídeo)

 

16h40-16h45 – Há como prevenir a insuficiência cardíaca? Quais as melhores estratégias para isso? (Erlon Oliveira, HCor) (Vídeo)


16h50-16h55 - Como a implementação das atualizações do PDCT de insuficiência cardíaca permitirá melhorar desfechos cardio-renais? (Danilo Campos, SAES - Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h00-17h05 – Como a implementação das atualizações do PDCT de insuficiência cardíaca permitirá melhorar desfechos cardio-renal-metabólicos? (Dirceu Almeida, SOCESP) (Vídeo)


17h10-17h15 – Como o Ministério da Saúde organiza os cuidados para melhorar a prevenção e tratamento de insuficiência cardíaca e condições cardio-renal-metabólicas associadas? (Fernando Alves, SAPS - Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h20-17h25 – Quais ações práticas permitiram melhorar desfechos e reduzir mortes por insuficiência cardíaca? (Jessica Oliveira, SMS - Vitória da Conquista) (Vídeo)


17h30-17h55 – Debate: Qual compromisso podemos firmar para reduzir casos e melhorar os desfechos de insuficiência cardíaca e CCNTs associadas no Brasil? (Moderação: Patrícia de Luca, FórumCCNTs e AHF) (Vídeo)


Painelistas e Moderador

Ana Carolina Micheletti, MSc, PhD

(UFMG)

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Doutora em Enfermagem na linha de pesquisa Promoção da Saúde, Prevenção e Controle de Agravos pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Ciências da Saúde área de concentração Infectologia e Medicina Tropical pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq. Atuação como enfermeira nas áreas assistências e de gestão em urgência, emergência, trauma, terapia intensiva e educação permanente. Atuação como docente de cursos de graduação e pós-graduação na área da enfermagem e saúde.


Danilo Campos, MSc

(SAES - Ministério da Saúde)

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco, título de Sanitarista pela Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz e Mestrado Acadêmico pelo programa Strictu Sensu de Saúde Pública do CPqAM/Fiocruz. Foi Servidor Público Federal com atuação no Ministério da Saúde de 2013 a 2022, trabalhando atualmente no GNova Lab - Laboratório de Inovação em Governo, da Escola. Teve experiência na Coordenação na implementação de Políticas de Saúde, com Monitoramento e Avaliação de Políticas e Programas de Atenção Especializada à Saúde. Atualmente é Coordenador-geral de Atenção especializada CGAE/DAET/SAES/MS.


Dirceu Almeida, PhD

(SOCESP)

Graduado em Medicina pela Unifesp - Universidade Federal de São Paulo e doutorado em ciências da saúde pela Unifesp - Universidade Federal de São Paulo. Atualmente professor de Cardiologia da Escola Paulista de Medicina, coordenador de divisão de insuficiência cardíaca e transplante cardíaco da Unifesp, diretor do Projeto de Insuficiência Cardíaca da SOCESP. Estudioso de análises de custo-efetividade e indicações de procedimentos médicos invasivos de alto custo em cardiologia em cardiologia e também em cuidados paliativos.


Emanuelly Molinari, MBA

(Firjan)

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Celso Lisboa, e MBA em Gestão de Saúde com ênfase em liderança de equipes pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como Enfermeira - Analista de risco na MedSênior e atualmete é pesquisadora da FIRJAN.


Erlon Oliveira, MsC, PhD

(Hcor)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre-FFFCMPA. Residência Médica do Departamento de Clínica Médica da FFFCMPA/Santa Casa de Porto Alegre , Especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Cardiologia-FUC e Cardiologia Intervencionista pela Universidade Federal de São Paulo. Médico Pesquisador da Unidade de Hipertensão da Divisão de Cardiologia do HCPA, Cursou Princípios e Prática de Pesquisa Clínica (turma de 2020, Harvard T.H. Chan School of Public Health) e o Programa de Mestrado em Pesquisa Clínica da Universidade Internacional de Dresden. Atualmente pesquisador do Instituto de Pesquisa HCor; cardiologista clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e HCor, e em outros hospitais.


Fernando Alves

(Ministério da Saúde)

Graduado em Enfermagem pelo UNIFATEA - CENTRO UNIVERSITÁRIO TERESA D'ÁVILA. Atuou na Atenção Hospitalar dentro da Atenção Primária à Saúde, como coordenador de Unidade Básica de Saúde. Professor convidado pelo Hospital Israelita Albert Einstein na turma de pós graduação em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde com Ênfase na Prática. Responsável pelo Proadi-SUS da coordenação, executando projetos na área de ensino, pesquisa e capacitação, projetos esses com envolvimento dos seis hospitais de excelência. Clínica. Atualmente também faz parte da equipe da Coordenação-Geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.


Jéssica Oliveira, MD

(SMS - Vitória da Conquista)

Médica graduada pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Medicina de Família e Comunidade. Atualmente é médica de Família e Comunidade pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e Supervisora do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da SMS de Vitória da Conquista e tutora dos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil . Pós graduanda em Cuidados Paliativos pelo Instituto Israelite de Ensino e Pesquisa do Albert Einstein. Professora Substituta na UFBA campus Anisio Teixeira.


Sthefanie Petti

(ABRAF)

Graduada em Relações Internacionais pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Possui certificado em Migração, Gênero e Cuidados, pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe - CEPALComissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe - CEPAL. Pós-Graduada em Políticas Públicas, Cuidado e Gênero pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais - Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais - CLACSO. Certificado em Redação de Concessão e Administração pela Universidade Estadual da Alifornia-Dominguez. Atualmente atua como Manger na ABRAF - Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas.


Patricia Vieira de Luca, MSc

(AHF)

Graduada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, Bacharel, Licenciatura e Mestrado. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo. No momento, atua principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil por mais de 10 anos. Ex-presidente e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF). Co-fundadora do Grupo de Advocacy Cardiovascular (GAC). Co-Fundadora e parte da Comissão Organizadora do Fórum Intersetorial de CCNTs no Brasil.


Parceiros Institucionais

Parceiro Corporativo

Comments


bottom of page