top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Diabetes no Brasil: Desafios e Estratégias Para Mudar o Cenário - 19/06



Objetivos:

  • Compreender as lacunas, prioridades e melhores estratégias para prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade do diabetes no Brasil, na visão do usuário, do profissional de saúde e do gestor.

  • Identificar pontos de maior potencial para melhorar os desfechos do diabetes no Brasil, reduzindo complicações e aumentando qualidade e expectativa de vida dessa população (em 2022, T1D index revelou média de 5,7 anos com complicações, além de 25,4 anos de redução de expectativa de vida de pessoas com diabetes tipo 1 no Brasil).

  • Lançar os dados do T1D index por estado para o Brasil e, ao mesmo tempo, engajar as principais instituições dos diferentes setores e líderes para compromisso nacional de ações que melhorem efetivamente esse cenário.


Agenda:


16h00-16h15 – Abertura e Contextualização (moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Vanessa Pontirolli, Novo Nordisk (Vídeo)

  • Lucas Galastri, ADJ Diabetes Brasil (Vídeo)

16h20-16h30 – Lançamento dos dados do T1D index para cada estado do Brasil (Tom Robinson, JDRF) (Vídeo)

Tradução simultânea (Vídeo)


16h30-16h35 – Quais ajustes as pessoas com diabetes vêm como prioritários para melhorar o atual cenário? Esses ajustes já estão em curso? (Sheila Vasconcellos, Adila) (Vídeo)


16h40-16h45 – Quais as atuais recomendações de ajustes das sociedades médicas e como essas sociedades têm contribuído para melhorar o atual cenário? (Karla Melo, SBD) (Vídeo)


16h50-17h05 – Debate Interativo Curto – Quais mensagens de prioridades e ações saem deste primeiro bloco? (moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)


17h10-17h20 – Quais cenários simulados no T1Dindex indicam caminhos promissores para aumentar qualidade e expectativa de vida de pessoas com diabetes no Brasil? (Tom Robinson, JDRF) (Vídeo)

Tradução simultânea (Vídeo)


17h25-17h30 – Quais planos do Ministério da Saúde contribuirão para alcançarmos esses cenários de menos complicações e mais anos e qualidade de vida para pessoas com diabetes no país? (Nésio Fernandes, Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h35-17h40 - Quais planos do Ministério da Saúde contribuirão para alcançarmos esses cenários de menos complicações e mais anos e qualidade de vida para pessoas com diabetes no país? (Andrey Roosewelt, Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h45-17h50-18h15 – Debate – Onde as demandas prioritárias e as prostas se encontram? Como podemos unir esforços entre setores e stakeholders para avançar mais rápido? (moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)




Painelistas e Moderador

Andrey Roosewelt, MSc

(Ministério da Saúde)

Graduado em História pela Universidade Tiradentes, Especialista em Ensino de História e Novas Abordagens, Mestre em Políticas Públicas em Saúde pela Fiocruz e Doutorando no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi membro titular do Fórum Estadual de Educação de Sergipe 2013/2014 e do Comitê Estadual de Promoção da Equidade e Educação Popular no SUS em Sergipe no Ministério da Saúde, servidor da carreira de tecnologista, atuou nas políticas de Saúde Integral da População Negra e população LGBT e foi apoiador institucional na atenção básica junto a estados e municípios. Assessorou a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho e a Câmara Técnica da Atenção Básica do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Atualmente é Diretor do Departamento de Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde.


Karla Melo, MD, PhD

(SBD)

Graduada em Medicina, Endocrinologista e PhD em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Ampla experiência em cargos executivos nos setores público, privado, terceiro setor e Médica colaboradora da Clínica de Endocrinologia e Diabetes do Hospital das Clínicas da FMUSP. Idealizadora e co-fundadora do Glic, maior aplicativo brasileiro de monitoramento e manejo da glicemia. Atualmente é Coordenadora do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).


Lucas Galastri

(ADJ Diabetes Brasil)

Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ensino Superior de Bragança Paulista, Pós-Graduado em Endocrinologia e Metabologia Veterinária. Líder em Educação em Diabetes há mais de 14 anos na ADJ Diabetes Brasil, onde atualmente é Presidente.


Nésio Fernandes, MD

(Ministério da Saúde)

Graduado em Medicina pela Escola Latino-americana de Medicina, ELAM (Cuba), revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, titulado e certificado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde. Foi Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (TO), Médico da estratégia da Saúde da Família e Secretário Municipal da Saúde de Palmas (TO), além de atuar como Secretário de Estado da Saúde do Governo do Espírito Santo e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (CONASS). Atualmente é Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.


Vanessa Pontirolli

(Novo Nordisk)

Graduada em Relações Institucionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Pós-Graduação em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo (FESPSP). Mais de 6 anos de experiência em relações públicas em empresas multinacionais e consultorias. Atuou como Consultora e Coordenadora de Market Access & Public Affairs na Prospectiva Consulting. Atualmente é Coordenadora de Public Affairs & Patient Advocacy na Novo Nordisk.


Sheila Vasconcellos

(Adila)

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Especialização em Comunicação Jornalística. Em 2015 foi selecionada e premiada pelo programa Bakken Invitation por seu engajamento em trabalhos voluntários e advocacy em saúde. Experiência de participações em grupos e eventos da IAPO, Alianza Latina, ADJ Advocacy, e como membro do Conselho Distrital de Saúde RJ. Atuou como Jornalista na Revista Momento Diabetes e Conselheira no Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Estadual de Diabetes (IEDE). Atualmente é Jornalista na Associação de Diabetes do Rio de Janeiro (ADILA), onde foi Vice-Presidente entre 2017 e 2019.


Tom Robinson

(JDRF)

Graduado em Direito e em Letras e Filosofia pela University of New South Wales (UNSW). Atuou como Líder de Estratégia na JDRF Austrália, Líder de Projetos no Boston Consulting Group e Consultor de Inovação e Estratégias de Crescimento. Atualmente é o Vice-Presidente de Acesso Global da JRDF.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Coordenador Geral do FórumDCNTs, Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.


Parceiros Institucionais








Parceiros Corporativos


bottom of page