Objetivos:
Compreender a associação muito prevalente, frequentemente ignorada e perigosa entre doença hepática, obesidade e diabetes, assim como conhecer estratégias exitosas de prevenção e tratamento.
Unir esforços para reverter a tendência de aumento acentuado da prevalência de diabesidade, tratando quem precisa, a fim de, entre muitas razões, evitar o agravamento de doenças hepáticas MASLD e MASH, preservando a saúde da população.
Entender as necessidades reais de pessoas com diabetes, obesidade e condições associadas – como as condições hepáticas MASLD e MASH, engajando os setores público, privado e terceiro setor em ações custo- efetivas que levem a melhores desfechos.
Agenda:
16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs)
Vanessa Pontirolli (Novo Nordisk)
Guilherme Nafalski (Painel Brasileiro de Obesidade | Instituto Cordial)
Inara Silva (ABESO)
16h25-16h30 – O que é Diabesidade? Há alguma possibilidade de frearmos o aumento contínuo da prevalência dessa condição dupla? (Carlos Schiavon, Beneficência Portuguesa | Obesidade Brasil)
16h35-16h40 – Por que a doença hepática (MASLD/MASH) passou a fazer parte da preocupação com a Diabesidade? (Mário Pessoa, SBH | HC-FMUSP)
16h45-16h50 – Por que e como tratar Hepato-Diabesidade? É possível e custo-efetivo? (Cristiane Villela Nogueira, UFRJ)
16h55-17h00 – Como e por que implementar uma linha de cuidados para hepato-diabesidade? (Márcia Iasi, SMS - Ilha Bela | SBH)
17h05-17h10 – Qual o potencial do Novo Programa de Cofinanciamento da APS do MS, para contribuir no controle do aumento da prevalência de diabetes e obesidade e melhorar os cuidados e desfechos para pessoas que vivem com essas condições crônicas? (José Cristiano Soster, COSEMS - Bahia)
17h15-17h45 – Debate com todos os painelistas – Como frear o aumento da prevalência dessas condições e garantir que nenhuma das três condições seja ignorada e receba tratamento adequado? (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs)
Painelistas e Moderador

Carlos Schiavon, MD, PhD, MBA
(Beneficência Portuguesa | Obesidade Brasil)
Graduação em Medicina e Doutorado em Clinica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo (USP). MBA em Gestão e Saúde pelo IbmecSP/Hospital Israelita Albert Einstein. Formação complementar em Cirurgia Vídeo Laparoscópica e Cirurgia Bariátrica. Foi Vice-presidente executivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e Diretor médico do Hospital São Camilo - Pompeia. Também desenhou e coordenou um Trial de Pesquisa clínica pioneiro que estudou o impacto da cirurgia bariátrica na hipertensão. Cofundador da ONG Obesidade Brasil, onde ocupa o cargo de Presidente. Atualmente é Coordenador de Ensino e Pesquisa do Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP).

Cristiane Villela-Nogueira, MD, MSc, PhD
(UFRJ)
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Clínica Médica pela UFRJ, Doutorado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela UFRJ. Foi Professora Pesquisadora Visitante CAPES-Fulbright no Liver Center do Beth Israel Deaconess Medical Center/Universidade de Harvard, Boston. Tem experiência em Gastroenterologia, atuando principalmente na área de Hepatologia com os seguintes temas: Hepatite Virais, Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica: biomarcadores, marcadores não invasivos de fibrose, polimorfismos genéticos e prognóstico da DHGNA. Marcadores não invasivos de fibrose hepática nas doenças hepáticas crônicas. Atualmente é Professora do Departamento de Clínica Médica de Hepatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Guilherme Nafalski, MSc, PhD
(Painel Brasileiro de Obesidade | Instituto Cordial)
Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Sociologia pela mesma instituição e doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisa instituições políticas, processos democráticos e ativismo político. Atua nas áreas de planejamento, elaboração, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de políticas públicas, além de lecionar Sociologia, Ciência Política e disciplinas correlatas. Desde a graduação, construiu uma trajetória consolidada nessas frentes, com experiência reconhecida. Desde 2005, trabalha com desenvolvimento e monitoramento de políticas públicas, atuando em organizações da sociedade civil, parlamentos e governos. Atualmente, é Coordenador de Projetos de Saúde no Instituto Cordial e responsável pelo Painel Brasileiro da Obesidade.

Inara Silva
(ABESO)
Ativista comprometida com a promoção de políticas públicas para o tratamento da obesidade, é fundadora do Projeto Fênix Beleza Plus. Participou de audiências em diversos estados e de fóruns relevantes, contribuindo para a discussão sobre a obesidade como questão de saúde pública. É embaixadora da Saúde pela CDD Crônicos (AME) e coordenadora do Departamento de Voz da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO). Além disso, atua como embaixadora da Saúde nas Associações Amigos Múltiplos pela Esclerose e Crônicos do Dia a Dia, sendo membro representante no ciclo de debates "Obesidade é Doença: o Desafio é de Todos" na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

José Cristiano Soster
(COSEMS - Bahia)
Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-graduado em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul na modalidade de Residência Multidisciplinar Integrada com Ênfase em Saúde Coletiva. Atuou na Atenção e Gestão na Saúde Pública, Coordenação da Estratégia de Saúde da Família, Coordenador do Núcleo de Atenção Integral e posteriormente Diretor da Atenção Básica do Município de Santa Maria. Trabalhou na Gestão Estadual como Coordenador de Políticas de Saúde e Diretor da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB). Atualmente é Assessor técnico do COSEMS da Bahia.

Márcia Iasi, MD, MSc
(SMS - IlhaBela | SBH)
Graduada em Medicina pela Fundação Educacional do Estado do Pará, formação em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). Com especialização em Clinica Médica pela Santa Casa de São Paulo e Medicina Intensiva pela Associação Médica Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB). Mestre em Hepatologia pela Santa Casa de São Paulo. É membro titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e da Associação Paulista para Estudo do Fígado (APEF), onde atua na Diretoria desde 2021. Também faz parte da Comissão Nacional de Hepatite C da SBH. Atualmente, é médica responsável pelo Ambulatório de Hepatologia de Ilhabela e Coordenadora Médica da Atenção Primária e Secundária na Secretaria de Saúde de Ilhabela.

Mário Pessoa, MD, PhD
(SBH | HC-FMUSP)
Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, com Residência Médica em Gastroenterologia Clínica pela Faculdade de Medicina da USP, doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e "Pós-Doctoral Fellowship" pela Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSF). É Vice Presidente da Associação Latino-americana para o Estudo do Fígado (ALEH). Faz parte do comitê do Global NASH Council e da coalizão Healthy Livers, Healthy Lives, formada por AASLD, ALEH, APASL e EASL. Atualmente é professor da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Vanessa Pontirolli
(Novo Nordisk)
Graduada em Relações Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com especialização em Relações Governamentais e pós-graduação em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Possui mais de oito anos de experiência em relações governamentais, políticas públicas e acesso ao mercado, com passagem em empresas multinacionais e consultoria. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Políticas Públicas na Novo Nordisk.

Mark Barone, PhD
(FórumCCNTs)
Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.
Parceiros Institucionais

Parceiro Corporativo

תגובות