Asma, DPOC, Rinite e Polipose Nasal: Definição de Compromisso para Melhorar o Cenário no Brasil - 3/10 às 14h
- FórumDCNTs
- 1 de jan.
- 6 min de leitura
Atualizado: há 5 minutos
Objetivos
Explorar os desafios estruturais e específicos que levam ao subdiagnóstico, diagnóstico tardio e tratamento inadequado de asma, DPOC, rinite e polipose nasal e outras condições respiratórias crônicas.
Conhecer o potencial e as lacunas de PCDTs e Linhas de Cuidado disponíveis para as mais prevalentes condições respiratórias crônicas, assim como modelos que já estão.
Firmar compromisso entres as principais instituições dos setores público, privado e terceiro setor para acelerar avanços em esforços para reduzir mortes por asma, DPOC e outras condições respiratórias crônicas no país, concluindo com a elaboração de uma carta de recomendação ao Ministério da Saúde e outras autoridades.
Agenda:
14h00-14h20 – Abertura e Contextualização (Mark Barone, FórumCCNTs)
Caroline Conte (Sanofi)
14h25-14h57 – Contextualização com epidemiologia (moderação: Paulo Corrêa, ABEAD | UFOP)
14h35-14h40 – Por que a importância das condições respiratórias crônicas, como a asma, é minimizada? Qual a consequência disso? (Raissa Cipriano, ASBAG)
14h40-14h47 – Quais são os principais desafios atuais para prevenção e diagnóstico de condições respiratórias crônicas? Como superá-los? (EM BREVE)
14h50-14h57 – Quais são os principais desafios atuais para a implementação dos PCDTs e o tratamento de adequado das condições respiratórias crônicas? (EM BREVE)
15h00-15h25 – Integrando os setores e níveis de atenção para melhores resultados (moderação: Gustavo San Martin, AME/CDD)
15h05-15h10 – Qual o papel das farmácias privadas e do programa farmácia popular nos cuidados de asma, DPOC, rinite e polipose nasal? (Sergio Mena Barreto, ABRAFARMA)
15h12-15h17 – O que esperar e o que não esperar da Atenção Primária à Saúde para os cuidados das Condições Respiratórias Crônicas? (EM BREVE)
15h20-15h25 – Como o Ministério da Saúde propõem a integração dos níveis de atenção para melhorar resultados de asma, DPOC, rinite e polipose nasal? (Carmen Moura, SAES-Ministério da Saúde)
15h30-16h00 – Debate com todos os painelistas e moderadores que já apresentaram: Como unir esforços e reunir setores para avanços consistentes, reduzindo mortes prematuras associadas às condições respiratórias crônicas? (moderação: EM BREVE)
16h05-16h40 – O que é efetivo e/ou não pode ser esquecido? (moderação: Danilo Campos, Ministério da Saúde
16h10-16h18 – O que a COP30 tem a ver com este debate? - Elton Prates (UFMG | SES-MG)
16h20-16h28 – O Case da Cidade de Itapetininga - Marcelo Cardoso (SMS-Itapetininga)
16h30-16h38 – O Case da Cidade de Salvador - Gabriela Pinheiro (PróAr-Salvador)
16h40-17h00 – Mesa de encerramento com falas sobre próximas etapas para avançar em mais regiões e leitura da Carta de Recomendações ao Ministério da Saúde, gestores estaduais e municipais, e autoridades, com convite de endosso dos líderes e das instituições participantes deste evento.
Painelistas e Moderador

Carmen Moura
(SAES-Ministério da Saúde)
Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE), especialização em Gestão da Clínica pelo IEP Sírio Libanês. Ocupou vários cargos na administração pública, como Diretora da 1ª Regional de Saúde de Saúde do Paraná (SESA-PR), Secretária Municipal de Saúde de Pontal do Paraná-PR, Coordenadora da Rede de Atenção à Saúde do Paraná (SESA-PR). Foi Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem seção Paraná, Assessora especial no Coren PR e Membro da Comissão Mista ABEn/COREN de Sistematização da Pratica de Enfermagem e membro da Comissão Permanente de Sistematização da Pratica de Enfermagem da ABEn Nacional. Atualmente é Coordenadora Geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde.

Caroline Riera Conte
(Sanofi)
Farmacêutica formada pela Faculdade Oswaldo Cruz, com pós-graduação em Administração, Negócios e Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e especialização executiva em Ética e Compliance pela University of Miami. Possui anos de experiência no setor farmacêutico, com atuação em posições de liderança nas áreas Comercial, Marketing, Relacionamento Institucional e Compliance. Especialista em planejamento estratégico, ciclo de vida de produtos e acesso ao mercado, com foco em Specialty Care. Atualmente é Senior Business Manager na Sanofi, liderando estratégias para ampliar o acesso a terapias e tecnologias a um maior número de pessoas com condições de saúde.

Danilo Campos, MSc
(SAES - Ministério da Saúde)
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco, título de Sanitarista pela Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz e Mestrado Acadêmico pelo programa Strictu Sensu de Saúde Pública do CPqAM/Fiocruz. Foi Servidor Público Federal com atuação no Ministério da Saúde de 2013 a 2022, trabalhando atualmente no GNova Lab - Laboratório de Inovação em Governo, da Escola. Teve experiência na Coordenação na implementação de Políticas de Saúde, com Monitoramento e Avaliação de Políticas e Programas de Atenção Especializada à Saúde. Atualmente é Coordenador-geral de Atenção especializada CGAE/DAET/SAES/MS.

Elton Sady, MSc
(ABEn-MG | GT Diabetes FórumCCNTs)
Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrando em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG, na linha de Saúde Coletiva. Integra os grupos de pesquisa: Observatório de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Rede GBD Brasil e o Global Burden of Disease Collaborative Network. Foi Coordenador e Fundador do Comitê Estudantil da ABEn-MG e integrou o Comitê Estudantil da ABEn Nacional. Atua em pesquisas com ênfase nas Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) utilizando bases nacionais de inquéritos populacionais em saúde. Atualmente é Secretário Geral da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Minas Gerais e facilitador do Grupo de Trabalho de Diabetes do FórumCCNTs.

Gabriela Chagas, MSc, PhD
(ProAR)
Bacharel em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador, com especialização em UTI e Centro Cirúrgico pela FSBA, mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua em pesquisa clínica no Núcleo de Excelência em Asma da UFBA/Centro de Referência em Alergia e Pneumologia, com ênfase em pneumologia, saúde pública e educação em saúde. Possui residência pós-doutoral (PDJ-CNPq). Atualmente é gerente administrativo-financeira e gerente de pesquisa da Fundação ProAR, além de coordenar projetos na Associação ProAR (Programa para o Controle da Asma na Bahia).

Gustavo San Martin
(AME/CDD)
Administrador de empresas formado pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), com especialização em criatividade e empreendedorismo. Atuou nos setores de varejo e educação antes de fundar, em 2013, a AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose, organização da sociedade civil dedicada à defesa dos direitos e à melhoria da qualidade de vida das pessoas que convivem com esclerose múltipla. Atua na formulação de projetos, campanhas de engajamento, estratégias de comunicação e captação de recursos. Atualmente é Diretor Executivo da AME, liderando iniciativas voltadas à promoção de políticas públicas e à valorização da voz dos pacientes no Brasil.

Marcelo Cardoso, MD
(SMS - Itapetininga-SP)
Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho. Especialização em Medicina do Trabalho pela HC-FMUSP e Especialização em Pneumologia certificado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia/AMB. É médico Pneumologista do AME Itapetininga e prefeitura municipal de Itapetininga. Atualmente é coordenador do Ambulatório de Asma Grave no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapetininga-SP e do projeto InspirAR (Educação e implementação linha de cuidado em Asma para profissionais da saúde na atenção primária).

Paulo Correa, MD, MSc
(ABEAD | UFOP)
Médico Pneumologista pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Saúde Pública pela UFMG. Especialista em Pneumologia e Tisiologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Realizou fellowship em controle do tabagismo pela American Cancer Society e União Internacional contra o câncer. Possui certificação em grau de excelência em controle do tabagismo concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial da Saúde. Fez parte da missão da Organização Mundial da Saúde responsável pela Avaliação da Capacidade Brasileira para o Controle do Tabagismo. Atuou como Coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT 2021-2024. Atualmente é Professor do Curso de Medicina da UFOP e doutorando em Saúde Pública na UFMG e colaborador da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD).

Raissa Cipriano
(ASBAG)
Formada em Administração Hospitalar, com cinco anos de atuação na área de contas médicas da Unimed Nacional. Especialista em Advocacy e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com atuação voltada à defesa de direitos e acesso à saúde no campo das doenças pulmonares graves. Participa de frentes políticas, espaços técnicos e coalizões com organizações da sociedade civil. Foi pioneira na inserção da sociedade civil em congressos médicos no Brasil. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Asma Grave (ASBAG), Coordenadora do Grupo de Trabalho em Asma Grave da Casa Hunter e integrante da Federação Brasileira de Doenças Raras (Febrararas).

Sérgio Barreto
(Abrafarma)
Executivo com formação em Administração (UFC) e Direito (UNIFOR), com mais de 36 anos de experiência em desenvolvimento humano, inovação organizacional e liderança no varejo farmacêutico. Atuou como Diretor de Operações, Marketing e Estratégia da rede Pague Menos, além de dirigir a consultoria MB&A Qualifick, com ampla atuação em qualificação profissional. É autor de livros sobre liderança e já foi premiado diversas vezes como Líder Empresarial no setor de Saúde, Farmacêutica e Biotecnologia. Atualmente é Presidente Executivo da Abrafarma, entidade que representa as maiores redes de farmácias do Brasil e lidera transformações no setor.

Mark Barone, PhD
(FórumCCNTs)
Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.
Parceiros Institucionais
