top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Saúde Mental na APS, Um Direito de Todas/os ! - 30/08 às 15h



Agenda:

15h00 – Abertura (condução: Mark Barone, FórumCCNTs)

  • Maria Izabel Toro (RaiaDrogasil)

  • Vitor Nunes (Boehringer Ingelheim)


15h15-15h45 - Contextualização (Maria Odete Pereira, UFMG, ABEn-MG, GT Saúde Mental - FórumCCNTs)

  • 15h20-15h30 - Epidemiologia da Saúde Mental no Brasil (Laura Helena Silveira Guerra de Andrade, USP)

  • 15h32-15h42 - Qual a recomendação da OPAS/OMS para cuidados de Saúde Mental na Atenção Primária? (Em Breve)

15h50-16h30 - Saúde Mental na APS, relevância, planos e desafios (moderação: Andrea Levy, Instituto Obesidade Brasil)

  • 15h55-16h05 - Como o Ministério da Saúde está fortalecendo a Saúde Mental na Atenção Primária? (Joana Thiesen, DESME-MS)

  • 16h07-16h17 - Como o Ministério da Saúde está fortalecendo a Saúde Mental na Atenção Primária? (Marcos Pedrosa, SAPS-MS)

  • 16h20-16h30 - Como os cuidados com Saúde Mental são orientados na Saúde Suplementar ? (Alberto Ogata, FGV)


16h30-17h00 - Debate: Como unir esforços e reunir setores para avanços mais rápidos e consistentes nos cuidados com a Saúde Mental (moderação: Juliana Fleury, ASEC+)


17h05-17h25 - Práticas exitosas de Saúde Mental na Atenção Primária (moderação: Eduardo Macário, SES-SC)

  • 17h10-17h18 – Cidade 1

  • 17h20-17h28 – Cidade 2

  • 17h30-17h38 – Joinville - Esquizofrenia


17h40-18h00 – Mesa de encerramento com falas sobre próximas etapas para avançar em mais regiões e leitura da Carta de Recomendações ao Ministério da Saúde e autoridades, com convite de endosso das instituições presentes


Painelistas e Moderador

Andrea Levy

(Obesidade Brasil)

Graduada em psicologia, especialista em obesidade e transtornos alimentares pelo HC-FMUSP. Atuou durante 15 anos em clínicas de cirurgia bariátrica e atualmente atua em consultório particular. Tendo sofrido com a obesidade na infância e adolescência, submeteu-se à cirurgia bariátrica aos 24 anos e desde então mantém menos 60kg e o entusiasmo em ajudar pessoas que passam por histórias parecidas. Autora do livro Cirurgia Bariátrica - Manual de instruções para pacientes e familiares. Atualmente, preside o Instituto Obesidade Brasil, do qual participou da fundação.


Eduardo Macário, MSc, PhD

(SES-SC)

Graduado em Farmácia pela UFPE, Especialista e Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ/PE, e Doutor em Epidemiologia pela UFRGS. Atuou no Ministério da Saúde, como Consultor técnico do GT-SINAN, na Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, na área de Saúde Indígena, coordenação do programa EPISUS e Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, quando exerceu a função de secretário de vigilância. Na SES-SC foi Gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Diretor de Vigilância Epidemiológica e Gerente de Vigilância de IST, HIV/Aids, Hepatites Virais e Superintendente de Vigilância em Saúde. Atualmente faz parte da equipe de apoio institucional e participativo do Ministério da Saúde para Santa Catarina.


Joana Thiesen, MD, MSc

(DESME-MS)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Residência em Psiquiatria no Instituto Municipal Philippe Pinel e Mestrado em Atenção Psicossocial do IPUB/ UFRJ . Atuou na área de saúde mental da Atenção Primária de Saúde (APS), também como Mental Health Delegate no International Committee of the Red Cross no Azerbaijão e como Mental Health Program Manager no Líbano. Foi assessora de Saude Mental do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro. Atualmente é consultora técnica do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde (DESMAD/MS).


Juliana Fleury, MBA, MBE

(ASEC+)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Goiás, MBA em marketing pela COPPEAD RJ , MBE em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo Instituto de Economia da UFRJ e capacitação em Estratégias de Impacto Social pela UPenn (USA). Desde 2018, é Presidente da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), onde atua desde 2006, promovendo saúde emocional e social com articulações na área da Educação, Saúde e Assistência Social. Integrou o Conselho da "Partnership for Children", atuando globalmente em mais de 30 países. Participa do Global Working Group da União Internacional de Promoção de Saúde e Educação (IUHPE) . Atualmente é CEO movimento saber lidar da ASEC Brasil


Laura Helena Silveira Guerra de Andrade, MD, PhD

(USP)

Graduada em Medicina, com residência e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo - USP, e pós-doutorado no Department of Mental Health Johns Hopkins University School of Public Health. Foi docente de Psiquiatria na USP e é médica assistente do IPq HCFMUSP, onde coordena o Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica e o estudo São Paulo Megacity. É Fellow da American Psychopathological Association e membro de diversas organizações internacionais. Foi editora associada do periódico Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology e participa de comitês consultivos de neuropsiquiatria e classificações de transtornos mentais. Atualmente é Psiquiatra na Universidade São Paulo - USP.


Marcos Pedrosa, MD, MSc

(SAPS - Ministério da Saúde)

Graduado em medicina pela Universidade de Pernambuco - UPE. Médico residente do programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Mestre em Saúde da Família no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz . Foi professor do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) . Também foi médico de família e comunidade na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, e atua como preceptor de médicos residentes e estudantes de medicina.Possui experiência em atenção às doenças crônicas, doenças infecciosas agudas, doenças preexistentes, saúde mental e transtornos mentais comuns. Atualmente é assessor na Secretaria de Atenção Primária à Saúde –SAPS


Maria Izabel Toro, MBA, MSc

(RaiaDrogasil)

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, MBA em gestão e empreendedorismo social pela FIA USP e  Mestrado em Serviço Social pela PUC Possui ampla experiência em filantropia, investimento social, sustentabilidade, ESG e responsabilidade social. Especialista em estruturar, gerir e desenvolver estratégias de Investimento Social Privado, incentiva a cultura de doação, captação e repasse de recursos. Gerencia incentivos fiscais e acompanha projetos, além de criar programas de voluntariado e fundos de emergência para funcionários. Administradora de fundos de apoio a projetos, com expertise em resolução de conflitos e parcerias de impacto social. Atualmente, é Gerente Executiva de Investimento Social na RD Saúde.


Maria Odete Pereira, MSc, PhD

(UFMG, ABEn-MG, GT Saúde Mental - FórumCCNTs)

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Taubaté, com Mestrado pela Unicamp e Doutorado pela USP. Docente da Escola de Enfermagem da UFMG, onde coordenou o Colegiado de Graduação em Enfermagem. Membro dos programas de Pós-graduação e Mestrado Profissional da EEUFMG. Foi membro do capítulo brasileiro da International Nurses Society on Addictions, do Departamento Nacional de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da ABEn e coordenadora desse departamento na seção MG. Atualmente, é presidente da ABEn-MG e lidera o grupo de pesquisa em políticas e práticas em saúde mental, drogas e direitos humanos na UFMG.


Vitor Nunes

(Boehringer Ingelheim)

Graduado em Administração de empresas pela Universidade Cidade de São Paulo, Mestrado em Business Economics pela Faculdade Getulio Vargas -FGV. Trabalhou na TAM como Analista de Controle e Gestão, focando em otimização de processos e controle orçamentário. Iniciou sua carreira no Banco Santander, onde foi Trainee e Analista Financeiro. Atualmente é Healthcare Affairs na Boehringer Ingelheim, liderando estratégias de mercado e políticas de saúde mental.


Mark Barone, PhD

(FórumCCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.


Parceiros Institucionais
Parceiros Corporativos


Comments


bottom of page