top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

FórumDCNTs colabora em Guia sobre a importância da linguagem na saúde

A FIND lança um importante material intitulado "Language matters", na tradução para o português "Linguagem Importa", um documento que contou com a colaboração do FórumDCNTs para a sua elaboração, sendo um dos 23 representantes de 14 países que uniram esforços. A própria entidade destaca que uma linguagem ponderada pode desafiar estereótipos, ajudar a abordar as percepções de poder e abrir portas à discussão, além de aproximar e envolver as pessoas que vivem com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs).

Assim como o guia "Linguagem Importa!", elaborado pelo FórumDCNTs e outras 26 instituições e lideranças nacionais e internacionais dos setores público, privado e terceiro setor, este material aborda a linguagem mais assertiva para envolver a todos, desde a troca da palavra "paciente" para que não seja reconhecida por sua condição, além do uso do diagnóstico "suspeito".


A terminologia relativa aos testes de diagnóstico é essencial para ajudar a remover barreiras e permitir e incentivar o acesso aos cuidados. O intuito do projeto é o de trabalhar com comunidades e pessoas interessadas ​​em criar um guia linguístico, simples e de fácil acesso, para incentivar uma comunicação mais ponderada e precisa em torno dos testes de diagnóstico.


Metodologia

Foto: Divulgação

Este guia de linguagem inclusivo para diagnóstico foi desenvolvido usando um método de pesquisa baseado em consenso conhecido como processo Delphi. Este método envolveu um webinar introdutório seguido pela participação em uma pesquisa que permitiu aos participantes classificar os termos em uma escala Likert e fornecer comentários adicionais. A primeira edição foi publicada em dezembro de 2023, na sequência de uma consulta que decorreu de maio a novembro desse ano.


A terminologia ajustada inclui uma lista de termos de uso corrente e sugestões de alternativas mais inclusivas que são preferidas, pois colocam as pessoas no centro. Isto inclui uma lista de termos relevantes para diagnósticos e testes que transmitem o seu significado de uma forma fácil de compreender e que não seja estigmatizante ou desumanizante.


Uma versão em PDF para impressão do guia será disponibilizada em breve.


Sobre a FIND


Somos uma organização global sem fins lucrativos que conecta países e comunidades, financiadores, tomadores de decisão, prestadores de cuidados de saúde e desenvolvedores para estimular a inovação em diagnósticos e tornar os testes uma parte integrante de sistemas de saúde sustentáveis ​​e resilientes.


Fonte: FIND

bottom of page