top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

GHAI lança Guia de Ação de Advocacy com estudos de caso do Brasil

A Global Health Advocacy Incubator (GHAI) lança o Guia de Ação de Advocacy, que fornece um roteiro para planejar uma campanha de advocacy com ferramentas, tácticas e lições aprendidas para auxiliar pessoas e instituições que se interessem pelo assunto, ao longo do caminho para sua implementação.


Foto: Divulgação

Com base na experiência da GHAI garantindo sucessos na defesa de direitos em todas as regiões do mundo, a abordagem descrita no Guia de Ação de Advocacy estabelece 4 fases de uma defesa eficaz. Cada fase inclui etapas detalhadas com estudos de caso, modelos e orientações sobre como navegar por cada etapa com sucesso:


  • Fase 1 - Analisar PASSO 1 - Conduzir uma análise do cenário PASSO 2 - Definir o objetivo da sua política PASSO 3 - Avaliar a política de caminho de tomada de decisão RESULTADO: Mapeamento político baseado na pesquisa do processo político/legal e das partes interessadas relevantes


  • Fase 2 - Colaborar PASSO 4 - Construir parcerias e campeões PASSO 5 - Desenvolver um plano estratégico PASSO 6 - Planejar comunicações RESULTADO: Estratégia de defesa co-criada, incluindo comunicações


  • Fase 3 - Advocacy PASSO 7 - Influenciar os tomadores de decisão PASSO 8 - Construir apoio público PASSO 9 - Contra-oposição RESULTADO: Os decisores agem para aprovar e implementar políticas com apoio público e livres de influência da oposição


  • Fase 4 - Sustentar PASSO 10 - Monitorar a implementação PASSO 11 - Política de Defesa PASSO 12 - Refinar campanha RESULTADO: As políticas são mantidas e melhoradas, apoiadas por uma defesa sustentada


Confira os dois casos de estudos em que o Brasil foi referência para a obtenção de resultados neste importante documento:

Foto: Reprodução

Envolvendo os tomadores de decisão para reduzir a carga de gordura trans no Brasil: No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) manifestou interesse em usar regulamentações para reduzir a carga de saúde causada pelos ácidos graxos trans (AGT), mas a conscientização pública limitada e forte a resistência da indústria tornou o progresso incerto. Com base nas conclusões do mapeamento de partes interessadas e de políticas, a GHAI fez parceria com a Associação Brasileira de Nutrição e o Conselho Federal de Nutricionistas para ajudar os tomadores de decisão da ANVISA a avaliar as opções regulatórias e para apoiar a agência com evidências científicas e melhores práticas internacionais. A ANVISA aprovou novos limites rigorosos para AGT em alimentos em 2019.


Do planejamento à ação no Brasil: Em 2023, a cidade brasileira de Niterói aprovou uma lei histórica que proíbe a venda, comercialização e distribuição de produtos ultraprocessados ​​(UPPs) e outros produtos que contribuem para a obesidade infantil nas escolas. A política abrange 70 mil alunos de escolas públicas e privadas e demonstra a contínua liderança global do Brasil na política de alimentação escolar. Foi defendido pelo Instituto Desiderata, uma organização brasileira sem fins lucrativos comprometida com a melhoria da saúde de crianças e adolescentes. A bem-sucedida campanha de defesa do Instituto Desiderata “Niterói diz ‘Sim’ para uma infância mais saudável” alavancou o forte orgulho local da cidade para construir o apoio popular ao projeto. A sua estratégia de advocacy identificou o conselho municipal como o decisor relevante, sendo os seus constituintes influenciadores importantes. As suas estratégias incluíram o envolvimento direto com o conselho municipal, a ligação presencial com os residentes e as famílias da cidade através dos meios de comunicação digitais e a mobilização popular, incluindo uma petição e um evento público.


Sobre a Global Health Advocacy Incubator (GHAI):

A Global Health Advocacy Incubator (GHAI) promove a mudança de políticas e sistemas, mobilizando movimentos da sociedade civil e fortalecendo a capacidade dos nossos parceiros locais para defender melhores resultados de saúde. Adotamos uma abordagem comprovada e sistemática, personalizada por parceiros locais, para obter vitórias nas políticas de saúde em países de todo o mundo, em diversos sistemas políticos. O GHAI é uma iniciativa da Campanha para Crianças Livres do Tabaco.


Baixe o Guia de Ação de Advocacy da GHAI. Clique aqui.


Comments


bottom of page