• FórumDCNTs

IDF lança Guia de Prática Clínica de Educação em Diabetes

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) lançou em julho de 2022 o Guia de Prática Clínica de Educação em Diabetes, resultado do trabalho articulado de profissionais especializados em diabetes da Região da América do Sul, América Central e Caribe (SACA), entre eles Dr. Mark Barone, coordenador geral do FórumDCNTs, e Dr. Ronaldo Wieselberg, membro do Conselho Consultivo, representando o Brasil.

Dirigido a profissionais da saúde, o guia reúne práticas educativas baseadas em evidência para promover, preservar e recuperar a saúde das pessoas com diabetes com o propósito de minimizar complicações agudas e crônicas. Além de estabelecer conteúdos básicos a serem incluídos em programas de educação para o público com essa condição crônica, o Guia propõe um modelo aplicável no ambiente latino-americano, para reforçar aspectos como apoio ao autocuidado e à tomada de decisão do profissional de saúde em unidades de atenção primária.


Fornece ainda ferramentas que facilitarão o processo de implementação do modelo de atenção integral às pessoas com diabetes mellitus tipo 2, além de uma abordagem educacional simples, levando em consideração a participação ativa dessas pessoas e de profissionais de saúde. O guia apresenta orientações gerais que podem ser trabalhadas em todos os tipos de diabetes (pré-diabetes, diabetes tipo 1, tipo 2, gestacional, etc) e, quando for o caso, há a identificação de aspectos relativos a um determinado tipo de diabetes.


Autores brasileiros

Dr. Mark Barone e Dr. Ronaldo Wieselberg contribuíram com o Guia publicando o artigo sobre Problema Geral da Educação em Pessoas com Diabetes e Evidências Disponíveis, no qual demonstram que a educação terapêutica em diabetes favorece o manejo adequado dessa condição. No entanto, para que atinja seus objetivos, os programas devem ser organizados, padronizados e colocados à disposição de todas as famílias que têm um membro com diabetes ou em risco de desenvolver esta condição.


Clique aqui para baixar o PDF do Guia.


Fonte: Biblioteca Eletrônica da IDF