top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Viatris e Instituto de Ciências Integradas lançam Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia no Brasil

"Sua nobre missão de cuidar em condições extremas do enfermo e da sua dor. Fez retumbar e ecoar ainda mais forte um clamor. Assim como precisamos deles, é preciso cuidar do cuidador". A partir dos versos de Carolina Menezes é possível reconhecer o tamanho da importância dos profissionais de saúde, principalmente durante a pandemia. Para dar continuidade ao primeiro guia, a Viatris e o Instituto de Ciências Integradas lançam o novo "Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia no Brasil", a segunda edição do material que foca na saúde mental dos profissionais de saúde, principalmente naqueles que ficaram na linha de frente durante esse período e tiveram que lidar com esse momento difícil para toda a população.

A nova edição, de 2022, chega após a primeira versão do guia lançado em 2020, que abordou os dados sobre os impactos da pandemia na saúde mental, que de acordo com o material cresceram os números de doenças mentais e traumas psicológicos provocados pelos desdobramentos da COVID-19 e pela questão do isolamento social


O novo guia conta com 12 capítulos e passam por alguns temas centrais como:

  • Visão geral do impacto da pandemia na saúde do médico e demais profissionais de saúde;

  • Estresse Pós-traumático;

  • Síndrome de Burnout;

  • A telemedicina na pandemia como ferramenta para o profissional de saúde.

O que dizem os autores do Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia no Brasil:


"Para nós do INI é uma honra participar desta parceria com a Viatris, que permitiu a realização deste brilhante projeto"

Alessandro da Costa e Eduardo Corrêa - Diretores do INI


"Reunimos conhecimentos científicos, especialistas inspiradores e de prestígio acadêmico para juntos discutirmos e ajudarmos tantos colegas a se entenderem e encontrarem caminhos de alívio aos desafios relacionados à saúde mental e a pandemia. O resultado deste trabalho é uma abordagem abrangente, prática e humana do panorama atual sem perder o rigor científico."

Luiz Henrique S. Fernandes - Diretor Médico Senior - LATAM

Elizabeth Bilevicius - Diretora Médica - Brasil

Marco Antonio da Silva - Gerente de Assuntos Médicos


O novo guia já está disponível na íntegra. Clique aqui!


Acesse também o primeiro Guia Saúde Mental Pós-Pandemia no Brasil. Clique aqui.


bottom of page