top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

HEARTS-D ganha tradução em português para ser implementado no Brasil

O Pacote técnico HEARTS, por meio de seu Módulo HEARTS-D sobre diagnóstico e manejo do diabetes tipo 2, lançado em 2020, ganha uma versão em português para viabilizar sua implementação no Brasil. Esse importante marco acontece após solicitação do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil, o FórumDCNTs, a partir de seu Coordenador Geral, Dr. Mark Barone.

O módulo HEARTS-D, sobre diagnóstico e manejo do diabetes tipo 2, complementa e expande a seção de diabetes do Pacote Técnico HEARTS desenvolvido para uso em unidades de cuidados primários de saúde para melhorar a saúde cardiovascular. A barreira do idioma, porém, é um fator que causa ruídos na implementação em território brasileiro, portanto a necessidade destacada pelo FórumDCNTs marca uma mudança para melhor na qualidade de aplicação do pacote técnico.


Este módulo reúne as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Federação Internacional de Diabetes (IDF), e está alinhado com o Pacote de Intervenções Essenciais em Condições Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde (PEN, na sigla em inglês) da OMS e pode ser usado independentemente ou em conjunto com os outros módulos do pacote técnico HEARTS. Ele está dividido em seis partes:

  • Manifestações clínicas do diabetes e critérios para o diagnóstico;

  • Manejo do diabetes;

  • Prevençao e manejo de complicações do diabetes;

  • Critérios para encaminhamento a níveis de atenção de maior complexidade;

  • Monitoramento de processos e resultados;

  • Recursos: Protocolo para manejo do diabetes mellitus tipo 2 com insulina e Prevenção, avaliação e manejo da infecção no pé de pessoas com diabetes.

O módulo será útil para formuladores de políticas que planejam a prestação de serviços de manejo do diabetes, gerentes de programas nacionais responsáveis ​​pelo treinamento, planejamento e monitoramento da prestação de serviços, e gerentes de instalações e equipe de atenção primária envolvida em processos clínicos e de monitoramento e resultados do manejo do diabetes.


Acesse o documento em português aqui. Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde

Comentários


bottom of page