top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

IUProst®: tecnologia aliada ao câncer de próstata - Finalista Melhores Projetos FórumCCNTs 2024

Nome do Projeto: IUProst®: tecnologia aliada ao câncer de próstata

Responsável pelo projeto: Luciana Regina Ferreira da Mata

Instituição: Escola de Enfermagem/UFMG


Instituições parceiras: Incubadora de empresas da UFMG, FAPEMIG, CNPq e Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG)



Sobre o Projeto:

O objetivo do projeto é fornecer aos homens que apresentam IU (Incontinência Urinária) após a cirurgia de retirada da próstata, acesso a um programa cognitivo comportamental por meio de um aplicativo digital gratuito, a fim de promover a reabilitação da IU e melhora da qualidade de vida desses homens. A versão 1 foi avaliada por 16 especialistas em IU e desenvolvimento de softwares. A versão 2 (redesign baseado no Letramento Digital em Saúde e inclusão de recursos de gamificação) foi avaliada por 24 especialistas (8 da área de IU, 8 da interação humano-computador e 8 na área de Letramento em Saúde). Atualmente o aplicativo está em avaliação de qualidade de uso conforme ISO/IEC 25010 (2011) por usuários da tecnologia, e já possui mais de 2.700 downloads, mil usuários cadastrados e cerca de 81mil exercícios realizados. Brasil, Portugal, Angola e Venezuela são países em que o IUProst® possui usuários cadastrados.


O projeto implementado nas Escolas de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), visa fornecer um programa cognitivo-comportamental para reabilitação da incontinência urinária desses homens. A tecnologia foi inicialmente avaliada por especialistas e posteriormente redesenhada com base nas diretrizes do Letramento Digital em Saúde. A participação ativa do público-alvo está em diversas etapas, incluindo a análise de usabilidade da versão 2 do aplicativo. A IU acomete cerca de 60% dos prostatectomizados e gera prejuízo emocional, social e financeiro. O tratamento conservador é o treinamento da musculatura pélvica e hábitos comportamentais, requer especialistas com custo oneroso, e muitas pessoas não têm acesso. A missão do projeto alcança um problema de saúde pública respaldado por política nacional, contudo, sem fluxo de atendimento estruturado. Conforme a Lei nº 14.758 de 19 de dezembro de 2023 (Institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer), o  Art. 11 estabelece o direito do usuário à reabilitação para casos com sequelas ou com limitações em decorrência do câncer ou do seu tratamento, a fim de diminuir, eliminar ou controlar perdas funcionais, desconfortos e sofrimento psíquico, bem como iniciar de forma precoce as medidas de pré-reabilitação e de reabilitação.


Nesse sentido, incluir a tecnologia nos serviços públicos e privados de forma gratuita a fim de favorecer a acessibilidade ao tratamento da IU masculina é a intenção principal do programa. Apenas 28% dos homens brasileiros prostatectomizados possuem acesso à reabilitação da IU e com alto custo. Assim, a população alvo terá auxílio de uma tecnologia que contribuirá para autogerenciamento do cuidado, impactando na melhoria da qualidade de vida e diminuindo custos com tratamentos mais onerosos como biofeedback e eletroestimulação.  A expansão do projeto para outros locais e sua maior sustentabilidade tecnológica poderiam beneficiar significativamente a população-alvo, fornecendo acesso a um tratamento importante e melhorando sua qualidade de vida.


Saiba Mais:

  • O aplicativo IUProst® está disponível no sistema Android e em validação final pelo sistema iOS. 

  • Recursos de gamificação para maior engajamento de uso estão sendo aprimorados na tecnologia.

  • As universidades parceiras (UFSJ e UFJ) estão conduzindo estudo do tipo ensaio clínico para avaliação da efetividade clínica do aplicativo IUProst® 

  • A equipe está desenvolvendo estudos para incorporação da Inteligência Artificial à tecnologia.

  • A equipe também visa a inclusão de dashboard ao aplicativo IUProst® para favorecer o acompanhamento profissional à distância. 

  • Nossas redes sociais:




Comments


bottom of page