Nome do Projeto: Linha de Cuidado da Obesidade Infantojuvenil
Responsável pelo projeto: Raphael Barreto da Conceição Barbosa
Instituição: Instituto Desiderata
Contato: lana@desiderata.org.br
Instituições parceiras: Instituto Desiderata, representantes da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição do Departamento de Supervisão Técnica Metodológica, Área Técnica de Condições e Agravos Não Transmissíveis do DESUM/VIPACAF, Comissão Técnica da área de Alimentação e Nutrição do Departamento de Supervisão Técnica da Vice-presidência de Atenção Hospitalar, Sala de Situação em Saúde, da Fundação Municipal da Saúde e a Fundação Estatal de Saúde de Niterói
Sobre o Projeto:
O objetivo do projeto foi o desenvolvimento e implementação de uma Linha de Cuidado abrangente para prevenir e manejar a obesidade infantojuvenil em todas as regiões de saúde do município Niterói, desde a gestação até a adolescência. A Linha de Cuidado descreve o fluxo de atendimento dos usuários na rede de saúde, incluindo, de forma articulada, ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. O projeto contou com a participação ativa dos membros do público-alvo em todas as etapas, incluindo o planejamento, implementação e avaliação, como crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O projeto foi implementado em crianças e adolescentes com idade entre 0 e 10 anos, gestantes e profissionais de saúde, por meio da formação e reuniões de um Grupo de Trabalho (GT), que contou com a participação de diversos profissionais da gestão e assistência e que teve como marco sua formalização por meio de publicação em Diário Oficial com os membros nomeados. Foram realizados diagnósticos do estado nutricional e da Rede de Atenção à Saúde, definidos indicadores de monitoramento da Linha de Cuidado (LC) e realizados pilotos da LC em dois territórios antes da implementação em todo o município.
Os potenciais benefícios futuros para a população-alvo incluem um melhor acompanhamento e cuidado integral para crianças, adolescentes e gestantes com sobrepeso e obesidade, além da elaboração de políticas públicas mais eficazes nessa área.
O projeto está em fase final de implementação e prevê uma avaliação externa até 2025. Para garantir sua sustentabilidade, foram estabelecidas medidas como a cooperação técnica com o Instituto Desiderata e a definição de responsáveis pela execução do projeto por meio de uma portaria municipal, além disso houve parcerias com diversas organizações governamentais e da sociedade civil. A iniciativa foi premiada pela Organização Pan Americana de Saúde - OPAS/OMS por meio do Laboratório de Inovação em Saúde como uma boa prática em vigilância em saúde.
Saiba Mais:
Comments