top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Manejo do Pé de Pessoas com Diabetes a partir de Terapia Fotodinâmica - Finalista Melhores Projetos FórumCCNTs 2024

Nome do Projeto: Manejo do Pé Diabético com Terapia Fotodinâmica

Responsável pelo projeto: João Paulo Tardivo

Instituição: Fundação ABC


Instituições parceiras: Espaço cedido para o Ambulatório no Hospital de Ensino FMABC



Sobre o Projeto:

O objetivo do projeto de Terapia Fotodinâmica em Pés Diabéticos, iniciado em abril de 2011, foi dar continuidade à pesquisa do Dr. João Paulo Tardivo e ampliar a técnica para um maior número de pessoas, além disso, desenvolver e aprimorar o método, tornando-o mais conhecido e abrangente. Apesar de não ter havido participação direta das pessoas no planejamento ou implementação do projeto, sua adesão ao tratamento e os resultados alcançados indicam a eficácia e importância do método.


O projeto tem como local de implementação a cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, especificamente no Hospital de Ensino FMABC e no Hospital e Ambulatório do Pé Diabético. Seu público-alvo são principalmente homens com mais de 45 anos, com uma média de 100 pessoas por ano, totalizando mais de 1300 atendimentos até o momento, e com um índice de salvamento de amputação superior a 70%. A aplicação efetiva se deu a partir do trabalho do Dr. João Paulo Tardivo, que desenvolveu a Terapia Fotodinâmica, resultando em sua tese de Doutorado. A técnica foi aplicada em um ambulatório dedicado exclusivamente a esse método, com o Dr. Tardivo sendo o único médico responsável, auxiliado por enfermeiros.


Até o momento, o projeto já passou por diversas avaliações, incluindo estudos clínicos oficiais e citações em publicações no Brasil e no exterior. O Método Tardivo foi reconhecido internacionalmente como uma técnica eficaz no tratamento de Pés Diabéticos. O público-alvo do projeto inclui grupos vulneráveis, principalmente devido à baixa renda, escolaridade e condições de saúde precárias. O projeto está em andamento, com atendimentos regulares às segundas e quintas-feiras pelo Dr. Tardivo. Os potenciais benefícios futuros para a população-alvo incluem a redução significativa do número de amputações desnecessárias e o retorno à qualidade de vida para muitas famílias.


Saiba Mais:





Comments


bottom of page